🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-05-27T10:50:17-03:00
Fernanda Lopes
Ministérios

A kryptonita de Paulo Guedes: “superministério” é ameaçado pela promessa de recriação de mais uma pasta

Bolsonaro prometeu recriar o Ministério da Indústria e Comércio, cujas atribuições estavam sob comando do Ministério da Economia de Paulo Guedes desde 2019.

27 de maio de 2022
10:50
Paulo Guedes, no comando do Ministério da Economia, fala sobre impostos com empresários
Paulo Guedes, no comando do Ministério da Economia, fala sobre impostos com empresários - Imagem: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil/EBC

O “superministério” de Paulo Guedes pode estar com os dias contados. Isso porque o presidente Jair Bolsonaro prometeu recriar o Ministério da Indústria e Comércio ainda em 2022.

A promessa foi feita durante um evento da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), depois que Flávio Roscoe, presidente da entidade, relatou em discurso ter pedido a Bolsonaro que recriasse a pasta.

O presidente, em resposta, tomou a palavra e declarou: “Foi uma solicitação que confesso, já estava um pouco madura, mas agora selou o seu final. Uma vez havendo outra oportunidade, ainda no corrente ano, vai estar nas mãos do (presidente da Câmara, Arthur) Lira a recriação do Ministério da Indústria e Comércio”.

A pasta foi extinta em janeiro de 2019, no início do mandato de Bolsonaro, e teve suas atividades incorporadas às do Ministério da Economia, sob comando de Paulo Guedes. Tanto a criação quanto a extinção de ministérios depende do aval do Congresso Nacional.

Trabalho e Previdência: outro golpe contra o superministério

O Ministério da Indústria e Comércio não seria o primeiro a ser recriado depois da incorporação ao “superministério”. O Ministério do Trabalho e Previdência, também extinto em 2019, foi recriado no ano passado, subtraindo o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), dois órgãos cobiçados, ao comando de Paulo Guedes.

Na época, Bolsonaro afirmou que Guedes estava de acordo com a reforma. “Ele mesmo concordou com tirá-lo dessa parte para passar para esse novo ministério. Dá uma descompressão no Paulo Guedes”, disse o presidente.

Além dos Ministérios do Trabalho e Previdência e Indústria e Comércio, outras três pastas tiveram suas atividades agrupadas com a criação do Ministério da Economia.

Com informações do Estadão Conteúdo

Leia também

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies