Menu
Eduardo Campos
Diário dos 100 dias
Eduardo Campos conta os bastidores do início do governo
2019-04-04T13:58:45-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Dia 35

Mensagem de esperança e um vazamento

Um dos possíveis texto da reforma da Previdência “vaza”, mostrando regras mais duras e um ministro do STF escreve artigo pedindo “limites às reformas”

4 de fevereiro de 2019
18:30 - atualizado às 13:58

O presidente Jair Bolsonaro segue em recuperação em São Paulo e fez chegar ao Congresso a mensagem do Executivo para abertura do ano legislativo. O presidente levou uma mensagem de esperança, bateu no PT, na corrupção e no aparelhamento do Estados e falou da “nova Previdência”. O tema reformas também esteve nas falas de Rodrigo Maia (presidente da Câmara) e Davi Alcolumbre (eleito presidente do Senado, após um tumultuado processo).

A reforma da Previdência esteve mesmo na pauta do dia depois que os colegas do “Broadcast/Estadão” tiveram acesso a uma minuta do texto, que prevê idade igual para aposentadoria de homens e mulheres, benefícios abaixo do salário mínimo e outras regras bem mais duras que a proposta enviada por Michel Temer. Pode ter sido um famoso “balão de ensaio”, para testar a reação dos diferentes grupos ao texto. Oficialmente, o secretário Especial da Previdência, Rogério Marinho, não negou o conteúdo, disse apenas se tratar de um dos muitos textos que estão em estudo pelo governo. Comentário oficial sobre o conteúdo da reforma, só depois de apresentado o plano ao Congresso – gesto de reverência aos congressistas que vem sendo reafirmado desde o fim da eleição – e após o aval de Bolsonaro. Ainda sobre o tema reformas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski escreveu artigo na “Folha de S.Paulo” falando em “limites às reformas” e respeito aos “direitos adquiridos”. Se o governo/Congresso insistirem em esbarrar em cláusulas pétreas “incumbirá ao Supremo Tribunal Federal recompor a ordem constitucional vulnerada”. Está formalizada uma trincheira aos "amigos do rei".

Leia aqui todo o Diário dos 100 Dias.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

pandemia

Brasil registra 1.340 mortes por covid-19 em 24h

Resultado ficou atrás apenas do dia 7 de janeiro, quando foram confirmadas 1.524 novos falecimentos

seu dinheiro na sua noite

Tudo caiu – até o forward guidance

Os mercados domésticos ficaram hoje divididos sob a influência de acontecimentos distintos, o que resultou em um comportamento geral incomum: tudo caiu. O Ibovespa perdeu o patamar dos 120 mil pontos e fechou em queda, na contramão das bolsas americanas, animadas pela posse do novo presidente Joe Biden e a nova fornada de estímulos fiscais […]

Análise

Sem o “forward guidance”, Banco Central arranca bola de ferro dos pés

Decisão do BC de abrir mão do compromisso de não mexer com os juros foi acertada, mas a adoção do instrumento mais ajudou ou atrapalhou a economia?

sem "efeito Biden"

Vacinação e risco fiscal derrubam o Ibovespa em dia de festa em NY; dólar também recua

Euforia dos mercados internacionais com o “efeito Biden” foi barrada pelas incertezas domésticas e fez a bolsa brasileira ir na contramão de NY

taxa básica

BC mantém Selic em 2% ao ano, mas retira o ‘forward guidance’

Bolsa pode ter realização de lucros nesta quinta com derrubada de prescrição, diz especialista; decisão de hoje acontece em meio à alta dos preços das commodities e à valorização do dólar

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies