Matou a reforma e foi ao cinema?
Bolsonaro faz agenda social e governo manobra para Guedes escapar de convocação na CCJ
O noticiário de parte do dia foi dominado por duas informações. O presidente Jair Bolsonaro foi ao cinema, no que seria um gesto de desprendimento diante das dificuldades da articulação política, enquanto seu ministro da Economia, Paulo Guedes, desistiu de ir à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara debater a reforma da Previdência. A justificativa oficial é que Guedes acha mais proveitoso ir ter com os deputados quando o relator for escolhido, mas na CCJ a visão que transpareceu foi de que ele temia apanhar da oposição e mesmo da base.
Começando pelo presidente, sua ida ao cinema teve caráter de ação social, ou se preferir, de contato com as bases, que é algo que ele tem feito muito bem. A produção atende a surdos e mudos e foi sugestão da primeira-dama Michelle Bolsonaro, que atuou com tradutora de libras na campanha e também fez discurso nessa linguagem na posse presidencial.
Já a manobra evasiva de Guedes terminou sem maiores consequências, mesmo que ele e o projeto tenham sido fustigados pela oposição, algo natural. Seja por habilidade do governo ou fraqueza da oposição (o que é um fato), o ministro não será convocado, algo que é sempre uma afronta ao governo. Ficou acertado que Guedes vai à CCJ na quarta-feira da próxima semana.
Vitória na Câmara, tropeço no Senado, já que o líder da oposição, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) conseguiu as assinaturas necessárias para encampar um projeto que busca derrubar o decreto de Bolsonaro que isenta de visto os viajantes dos EUA, Japão, Canadá e Austrália.
Leia aqui todo o Diário dos 100 Dias.
Política interna e externa
Presidente comemora amanhã seus 100 dias e, enquanto isso, afaga deputados e se entende com países árabes
Os 100 dias de Bolsonaro: Foi bom para você?
Desempenho não foi frustrante e mostrou para o governo e para a população que a lógica da política é incontornável
Encruzilhada pela frente
Bolsonaro defende Previdência em evento com prefeitos e chama Rodrigo Maia de irmão
Agradeço pelos serviços prestados
Presidente troca ministro da Educação e fala em dialogar com o Congresso pela aprovação da reforma da Previdência
Não nasci para ser presidente
Presidente faz um desabafo, pede desculpas pelas caneladas, mas acerta as pernas de Paulo Guedes
Nada se falou sobre cargos
Bolsonaro recebe líderes partidário e enfatiza alto nível da conversa enquanto Guedes consegue fato inédito
Jogo pesado
Presidente promete maior atuação na reforma da Previdência
Dia 92 de Bolsonaro: Polêmicas na Terra Santa
Afirmação que mais repercutiu foi sobre o nazismo ser de esquerda
Sabedoria para bem decidir
Presidente tem que “bem decidir” como fazer a “nova política” e rápido
O inimigo agora é outro
Presidente e Rodrigo Maia parem ter selado um armistício
Leia Também
Mais lidas
-
1
Pix fora do ar: clientes do Itaú, Nubank e outros bancos relatam instabilidade para realizar transferências
-
2
Uma aposta leva sozinha o prêmio de R$ 40 milhões da Mega-Sena — saiba de onde é o ganhador; Lotofácil e Quina acumulam
-
3
Rali de fim de ano do Ibovespa pode ser o ‘Papai Noel’ da Faria Lima e Casas Bahia (ex-Via) tem problemas maiores do que a mudança de ticker