Menu
Eduardo Campos
Diário dos 100 dias
Eduardo Campos conta os bastidores do início do governo
2019-03-26T17:55:09-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
DIA 85

Matou a reforma e foi ao cinema?

Bolsonaro faz agenda social e governo manobra para Guedes escapar de convocação na CCJ

26 de março de 2019
17:55

O noticiário de parte do dia foi dominado por duas informações. O presidente Jair Bolsonaro foi ao cinema, no que seria um gesto de desprendimento diante das dificuldades da articulação política, enquanto seu ministro da Economia, Paulo Guedes, desistiu de ir à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara debater a reforma da Previdência. A justificativa oficial é que Guedes acha mais proveitoso ir ter com os deputados quando o relator for escolhido, mas na CCJ a visão que transpareceu foi de que ele temia apanhar da oposição e mesmo da base.

Começando pelo presidente, sua ida ao cinema teve caráter de ação social, ou se preferir, de contato com as bases, que é algo que ele tem feito muito bem. A produção atende a surdos e mudos e foi sugestão da primeira-dama Michelle Bolsonaro, que atuou com tradutora de libras na campanha e também fez discurso nessa linguagem na posse presidencial.

Já a manobra evasiva de Guedes terminou sem maiores consequências, mesmo que ele e o projeto tenham sido fustigados pela oposição, algo natural. Seja por habilidade do governo ou fraqueza da oposição (o que é um fato), o ministro não será convocado, algo que é sempre uma afronta ao governo. Ficou acertado que Guedes vai à CCJ na quarta-feira da próxima semana.

Vitória na Câmara, tropeço no Senado, já que o líder da oposição, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) conseguiu as assinaturas necessárias para encampar um projeto que busca derrubar o decreto de Bolsonaro que isenta de visto os viajantes dos EUA, Japão, Canadá e Austrália.

Leia aqui todo o Diário dos 100 Dias.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Podcast Tela Azul

CASH3: Conheça a Méliuz, sua estratégia de cashback e saiba por que esta ação tech está bombando

Em entrevista para o Podcast Tela Azul da Empiricus, Lucas Marques, COO da Méliuz, conta sobre a onda da estratégia de cashback e como ela funciona. É falado também do atual foco da companhia em Growth, e dos planos futuros. Entenda o que é o “jabutiCAC”, jargão que surgiu nesta edição.

Desceu redondo

Na Ambev, a venda de cerveja garantiu o happy hour no primeiro trimestre

A Ambev reportou forte crescimento na receita líquida e no lucro no primeiro trimestre, impulsionada pelas vendas de cerveja no Brasil

cardápio dos balanços

Balanços de Copel, Braskem, Azul e outros mexem com o mercado nesta quinta; veja os destaques

Só no Ibovespa, foram ao menos cinco companhias que revelaram os resultados do primeiro trimestre entre esta quarta e quinta; desempenho mexe com os papéis das companhias

Exile on Wall Street

Investir de maneira inteligente ajuda (mas não garante) retorno

Quero voltar aqui rapidamente ao Day One de terça, quando o Felipe citou o Soros em sua melhor forma, o arquétipo do investidor autocrítico: “Toda posição tem uma ou mais vulnerabilidades.” “Se você acha sua exposição perfeita, cuidado; você apenas não entendeu direito.”  “Sempre existe algo escondido ali, alguma armadilha não percebida a priori. Suas chances de […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies