Menu
Eduardo Campos
Diário dos 100 dias
Eduardo Campos conta os bastidores do início do governo
Dados da Bolsa por TradingView
2019-04-01T17:33:36-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
dia 91

Sabedoria para bem decidir

Presidente tem que “bem decidir” como fazer a “nova política” e rápido

1 de abril de 2019
17:33

O presidente Jair Bolsonaro segue em viagem a Israel e postou que assim como Salomão, pediu a Deus sabedoria, mas também coragem para “bem decidir em nome de vocês”. Bolsonaro volta na quarta-feira e já teve a sabedoria de dar fim à troca de caneladas com o Legislativo. Falta agora “bem decidir” como vai fazer a “nova política” com o Congresso para levar adiante sua reforma da Previdência e o restante de sua agenda.

A sensação é de paralisia e vemos boa parte do mercado e do empresariado se dando conta de que 2019 pode ser mais um ano “desperdiçado” em termos de crescimento econômico. Projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) que estavam na casa de 2,5% já recuaram para baixo de 2% e devem seguir recuando, enquanto um contingente de desempregados evidencia nossa miséria.

Também no “Twitter”, Bolsonaro e o secretário especial da Receita, Marcos Cintra, falaram de outro tema caro, a reforma tributária, mas ela também depende de a Previdência deixar de ser um debate parlamentar.

Foi reavivada a discussão do plano de governo de reduzir imposto das empresas e taxar lucros e dividendos. A mudança não é trivial e deve acontecer em etapas. Cintra também fala em reduzir os tributos sobre a folha de pagamento, mas isso teria de andar junto com o estimado modelo de capitalização para as novas gerações.

Por ora, o governo caminha para completar 100 dias sem nenhum projeto de sua autoria aprovado pelo Congresso.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Juros em alta

Rumo aos 6% + IPCA? Taxas do Tesouro Direto sobem forte após Copom, e títulos atrelados à inflação já pagam mais de 5,5% a.a. de juro real

Com alta da Selic para 7,75%, juros futuros dispararam nesta quinta, fazendo taxas do Tesouro Direto subirem ainda mais

De olho na estatal

Após novas falas de Bolsonaro sobre privatização, CVM vai investigar a Petrobras (PETR4)

A autarquia abre processo administrativos quando entende que precisa acompanhar os desdobramentos de algum assunto

ENRIQUEÇA ATÉ 2024

‘Investir muito em Bitcoin é coisa de imbecil’: estes 14 investimentos já dispararam até 1300% e têm potencial para te deixar rico

Apesar do hype das criptomoedas, existem outras ‘pechinchas exponenciais’ que estão fora do radar de muitos investidores; conheça

Um brinde

A Ambev (ABEV3) nunca vendeu tanta cerveja como no 3º trimestre. E as ações disparam na bolsa

A gigante de bebidas registrou lucro líquido de R$ 3,6 bilhões no terceiro trimestre, alta de 50% e acima do esperado pelo mercado. Hora de comprar a ação?

MERCADOS HOJE

Entre balanços positivos e nova elevação da Selic, Ibovespa opera em queda; dólar avança

Após a decisão do Copom de elevar em 1,5 ponto percentual a Selic, o mercado já espera mais para a próxima reunião. O impasse em Brasília pressiona ainda mais a curva de juros e já precifica uma alta de 1,75 p.p no próximo encontro.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies