Independência do Banco Central vai acabar? Entenda melhor aqui

Eduardo Campos
Diário dos 100 dias
Eduardo Campos conta os bastidores do início do governo
Cotações por TradingView
2019-03-19T16:58:09-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Dia 72

Tiros em Suzano

Não levou minutos para que massacre em colégio entrasse na pauta política

13 de março de 2019
18:19 - atualizado às 16:58

O presidente Jair Bolsonaro usou sua conta no “Twitter” para prestar condolências aos familiares das vítimas do atentado ocorrido na escola professor Raul Brasil, em Suzano, São Paulo. “Uma monstruosidade e covardia sem tamanho”, escreveu.

Mesmo sendo uma monstruosidade e covardia, não levou minutos para que o tema fosse politizado. A oposição critica a postura do presidente, que busca flexibilizar a posse de armas. Do outro lado, o líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), fala que tragédia teria sido minimizada se professores ou funcionários da escola estivessem armados. Monstruosidade e covardia, mesmo, é usar corpos para levantar bandeira política, qualquer que seja, após eventos do tipo. Mas enfim, a política sempre foi sórdida.

No lado da economia, Roberto Campos Neto fez seu primeiro discurso como presidente do Banco Central (BC). Não deu acenos sobre eventual mudança imediata na Selic, atualmente fixada em 6,5% ao ano, e se comprometeu com a bandeira liberal ao encerrar sua fala citando o ex-presidente americano Ronald Reagan: “quando o governo aumenta a liberdade individual diminui”.

O ministro Paulo Guedes também participou do evento do BC e falou mais que o dobro de tempo que Campos Neto, quase 40 minutos. Com boas frases e tiradas irônicas, mostrou otimismo com a aprovação da reforma da Previdência, defendeu a venda de estatais, que estão avaliadas em R$ 1,250 trilhão, e disse que não precisamos mais de “dinheiro carimbado” ao falar do projeto que revê o Pacto Federativo. Falando em reforma, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está para ser instalada nesta quarta-feira, iniciando a contagem de prazo oficial para a tramitação do projeto.

Leia aqui todo o Diário dos 100 Dias.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

RAINHA DA RENDA FIXA

BB Seguridade (BBSE3) surfa alta da Selic e tem lucro 47% maior no 4T22; veja os números

9 de fevereiro de 2023 - 9:20

A holding que reúne as participações do Banco do Brasil (BBAS3) em seguros e previdência registrou lucro líquido de R$ 1,8 bilhão no quarto trimestre de 2022

ENTREVISTA

Eleitor de Lula contra Bolsonaro, Armínio Fraga vê risco de petista se atrapalhar na economia

9 de fevereiro de 2023 - 9:12

Ex-presidente do Banco Central sob FHC, Arminio Fraga vê ataques de Lula à autoridade monetária como ‘equívoco’

MERCADOS HOJE

Bolsa agora: Ibovespa futuro abre em alta e acompanha maior apetite do exterior; dólar recua

9 de fevereiro de 2023 - 7:05

RESUMO DO DIA: As bolsas de valores estrangeiras amanheceram no azul. Os investidores reagem a balanços positivos de empresas dos Estados Unidos e da Europa. Por aqui, o mercado prepara-se para o IPCA de janeiro. Também monitora a trégua na queda de braço entre o governo do presidente Lula e o Banco Central.

Lá vem bomba

Com Americanas no radar, analistas se preparam para o pior no balanço do Bradesco (BBDC4) no 4T22

9 de fevereiro de 2023 - 6:21

Bradesco publica resultados do quarto trimestre de 2022 nesta quinta-feira (9), após o fechamento do mercado

LOTERIAS

Mega-Sena sai pela primeira vez em 2023; veja de onde são os novos milionários brasileiros

9 de fevereiro de 2023 - 5:54

Mega-Sena estava acumulada desde o sorteio da virada; Lotofácil saiu para apostadores de 3 diferentes capitais

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies