Menu
Eduardo Campos
Diário dos 100 dias
Eduardo Campos conta os bastidores do início do governo
Dados da Bolsa por TradingView
2019-03-19T16:58:09-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Dia 72

Tiros em Suzano

Não levou minutos para que massacre em colégio entrasse na pauta política

13 de março de 2019
18:19 - atualizado às 16:58

O presidente Jair Bolsonaro usou sua conta no “Twitter” para prestar condolências aos familiares das vítimas do atentado ocorrido na escola professor Raul Brasil, em Suzano, São Paulo. “Uma monstruosidade e covardia sem tamanho”, escreveu.

Mesmo sendo uma monstruosidade e covardia, não levou minutos para que o tema fosse politizado. A oposição critica a postura do presidente, que busca flexibilizar a posse de armas. Do outro lado, o líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), fala que tragédia teria sido minimizada se professores ou funcionários da escola estivessem armados. Monstruosidade e covardia, mesmo, é usar corpos para levantar bandeira política, qualquer que seja, após eventos do tipo. Mas enfim, a política sempre foi sórdida.

No lado da economia, Roberto Campos Neto fez seu primeiro discurso como presidente do Banco Central (BC). Não deu acenos sobre eventual mudança imediata na Selic, atualmente fixada em 6,5% ao ano, e se comprometeu com a bandeira liberal ao encerrar sua fala citando o ex-presidente americano Ronald Reagan: “quando o governo aumenta a liberdade individual diminui”.

O ministro Paulo Guedes também participou do evento do BC e falou mais que o dobro de tempo que Campos Neto, quase 40 minutos. Com boas frases e tiradas irônicas, mostrou otimismo com a aprovação da reforma da Previdência, defendeu a venda de estatais, que estão avaliadas em R$ 1,250 trilhão, e disse que não precisamos mais de “dinheiro carimbado” ao falar do projeto que revê o Pacto Federativo. Falando em reforma, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está para ser instalada nesta quarta-feira, iniciando a contagem de prazo oficial para a tramitação do projeto.

Leia aqui todo o Diário dos 100 Dias.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

O futuro está no céu

A acirrada corrida pelo ‘carro voador’

Além de chamar a atenção no mercado de capitais, as startups de “carros voadores” estão atraindo talentos e parceiros de setores mais tradicionais da economia

XP anuncia investimento na edtech Resilia

A Resilia é uma edtech que combina tecnologias que potencializam o aprendizado individualizado e em comunidade com um método de ensino que capacita potenciais talentos de uma forma mais rápida para o mercado digital

Análise

Investir em ações de banco ainda é uma boa? Veja 3 motivos que deixam a XP Investimentos cautelosa

Se no ano passado a postura era otimista, agora os analistas do setor financeiro da XP estão mais cautelosos, já que o cenário é de preços elevados dos ativos e uma concorrência e intervenções regulatórias preocupantes.

REFORMA TRIBUTÁRIA

PIB pode crescer 1,6% com redução de IR para empresas, indica estudo

O cálculo de 20% teve como base comportamento das empresas depois de um dos maiores aumentos na alíquota do imposto sobre dividendos no mundo – na França, em 2013, de 15,5% para 46%

ESG

‘Equidade racial se tornou prioridade dentro da Vivo’, diz presidente

Dentro da extensa agenda ESG, que concentra ações ambientais, sociais e de governança, a Vivo aposta na equidade racial

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies