🔴 TRÊS AÇÕES LIGADAS À IA PODEM DOBRAR NOS PRÓXIMOS MESES – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

OBRIGATÓRIO OU NÃO?

Nota fiscal já pode ser rejeitada sem CBS e IBS? Veja o que muda com a nova etapa da reforma tributária

Preenchimento dos novos campos começou nesta segunda (3), mas Receita Federal e Comitê Gestor do IBS fizeram mudanças recentemente

Jovem sorridente trabalhando em casa, digitando em um laptop e olhando para a tela.
Entenda se a nota fiscal já pode ser rejeitada sem CBS e IBS Imagem: stockphotodirectors/iStock

Quem precisou emitir uma nota fiscal nesta segunda (3) pode ter se perguntado se já era obrigatório informar a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), os dois tributos criados pela reforma tributária que agora estão presentes nos documentos. A resposta é: ainda não.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora essa fosse a data prevista para o início da exigência em parte dos documentos fiscais eletrônicos, uma decisão publicada na última sexta-feira (1º) mudou os planos e evitou que empresas tivessem problemas logo no primeiro dia da nova etapa da reforma.

A Receita Federal e o Comitê Gestor do IBS (CGIBS) aprovaram um Ato Técnico Conjunto suspendendo, por enquanto, a obrigatoriedade do preenchimento dos campos de CBS e IBS.

Com isso, as notas fiscais continuarão sendo autorizadas normalmente, mesmo que essas informações não sejam incluídas. A medida inclui documentos como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), o CT-e OS, a GTV-e, o BP-e, a NF3e e a NFCom não serão rejeitados pela ausência dos novos campos.

A mudança na nota fiscal não foi cancelada

Apesar do alívio para as empresas, a adaptação continua acontecendo e os campos já estão presentes nas notas fiscais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inclusão da CBS e do IBS fazem parte da implementação da reforma tributária sobre o consumo e seguirá um cronograma escalonado.

Leia Também

GESTÃO

Reforma tributária: por que franqueadores e franqueados não sentirão o impacto da mesma forma?

FRANCHISING

Aumento do teto do Simples Nacional, regras claras para a reforma tributária e mais: o que as franquias esperam do próximo governo

Em vez de entrar em vigor de uma só vez, a obrigatoriedade será implantada gradualmente entre agosto de 2026 e janeiro de 2027, conforme o tipo de documento fiscal, o setor econômico e o regime tributário de cada empresa.

Segundo a Receita Federal e o Comitê Gestor do IBS, a estratégia é dar mais tempo para que empresas e desenvolvedores atualizem seus sistemas antes que as novas regras passem a valer de forma definitiva.

Os novos tributos já aparecem, mas ainda em fase de testes

A fase atual da reforma tributária é considerada um período de transição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante 2026, a CBS e o IBS continuarão aparecendo apenas para testes, utilizando alíquotas de 0,9% para a CBS e 0,1% para o IBS.

Esses percentuais são deduzidos dos tributos atuais e servem apenas para validar o funcionamento dos sistemas eletrônicos e preparar tanto as empresas quanto a administração tributária para o novo modelo.

E quem é MEI ou está no Simples Nacional?

Os microempreendedores individuais (MEIs) e as empresas optantes pelo Simples Nacional terão mais tempo para fazer a adaptação.

Para esse grupo, o novo modelo de preenchimento das notas fiscais está previsto para começar apenas em 1º de janeiro de 2027, seguindo o calendário de implementação da reforma tributária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pessoa segurando um celular e uma caneca sobre a mesa, com ícones de mensagens sobrepostos à imagem. 27 de outubro de 2026 - 15:01
Simulador de corrida com cockpit da McLaren, volante e monitor exibindo uma pista, em ambiente de exposição da Mastercard. 27 de outubro de 2026 - 10:34
Prateleira com capacetes 22 de outubro de 2026 - 9:12
[Imagem: Canva] 21 de outubro de 2026 - 18:15
Celular com homem usando plataformas de apostas online 20 de outubro de 2026 - 9:33
Pessoa segura uma maquininha de cartão enquanto outra aproxima o cartão para pagamento no balcão. 19 de outubro de 2026 - 19:02
simples nacional impostos pequenas empresas 19 de outubro de 2026 - 17:54
17 de outubro de 2026 - 16:41
Balões vermelhos brilhantes com sinais de porcentagem cercando uma caixa de presente preta com uma fita vermelha em um fundo branco. 16 de outubro de 2026 - 13:20
tcharge 16 de outubro de 2026 - 6:01
Reforma tributária 15 de outubro de 2026 - 20:02
empreendedora sentada em uma mesa de reuniao enquanto duas profissionais apontam para uma apresentação no fundo 15 de outubro de 2026 - 11:36
Reforma tributária 14 de outubro de 2026 - 20:14
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar