O feijão no país do foie gras: por dentro do La Bahianaise, restaurante brasileiro mais hypado de Paris
Comandado pela chef baiana Mariele Góes, o La Bahianaise é um dos principais pontos de encontro da comunidade brasileira que vive na capital francesa – e serve pratos “para matar a saudade de casa”

Para quem mora fora do Brasil, o estômago é um atalho comum para matar a saudade de casa. Uma concha de feijão no país do foie gras, por exemplo, pode ser um alento imensurável para a alma. Quem diz isso com propriedade é a chef baiana Mariele Góes. Vivendo em Paris há quase uma década, ela viu seu restaurante, o La Bahianaise, virar uma das casas brasileiras mais requisitadas da cidade.

Mariele viu seu restaurante tornar-se sensação em 2022, por influência de ninguém menos que Anitta. De passagem pela Europa em uma turnê, a cantora postou um story no Instagram pedindo recomendação de restaurante brasileiro para almoçar em Paris. Foi quando o celular da cozinheira expatriada de Salvador explodiu de notificações.
“Nossos clientes começaram a marcar o La Bahianaise no post da Anitta. Algumas horas depois, recebi um áudio da própria Anitta me pedindo arroz, feijão e farofa”, relembra a chef, que levou pessoalmente as quentinhas de feijoada no hotel onde a artista estava hospedada.

Do outro lado da mesa
Antes de ganhar o paladar da popstar, no entanto, Mariele ralou longe dos holofotes. Formada em jornalismo, chegou a trabalhar em uma grande editora de São Paulo, escrevendo, principalmente, sobre comida. Foi através do conselho de um famoso crítico gastronômico que ela decidiu cursar gastronomia. Logo ela entraria nas cozinhas de hotéis e restaurantes de primeira linha, entre eles o D.O.M., de Alex Atala.
A chef deixou o Brasil em 2016 para fazer especialização na École Ferrandi, um dos principais polos de gastronomia de Paris. Depois de uma experiência de estágio traumática em um famosíssimo restaurante estrelado, ela estava pronta para regressar ao Brasil, mas o orçamento apertado acendeu a ideia de vender acarajé aos mais chegados, tudo feito em casa, na base da improvisação.

“A comunidade brasileira começou a me procurar até mesmo para encomendas. O acarajé fez tanto sucesso que me manteve em Paris”.
Leia Também
Para comprar o ponto onde hoje funciona o La Bahianaise, dentro do mercado municipal Saint Quentin, no 10º arrondissement de Paris, Mariele chegou a fazer vaquinha entre familiares e amigos.
Deu certo: de lá para cá, o restaurante construiu a ótima reputação que possui pelo próprio sabor dos pratos, já que o espaço em si é modesto, com capacidade para até 18 comensais simultâneos e apenas três funcionários.

Aberto de terça-feira a domingo, o menu fixo tem sempre feijoada comum e vegana acompanhada de arroz, couve, farofa e outros clássicos. Também são servidos especiais do dia, que contemplam comidas tradicionais de várias regiões do Brasil, além de, claro, quitutes como acarajé, pastel e dadinho de tapioca.
“Eu levo o cliente brasileiro muito a sério, porque para quem é emigrante, a comida é mais sobre afeto que nutrição. As pessoas querem o que elas estão com saudade de comer.”

Volta ao mundo no prato
Com o passar dos anos, a clientela de Mariele mudou. Se no começo era quase 100% brasileira, hoje em dia metade do público é estrangeiro, a maioria franceses que se aventuram pela culinária dos trópicos. Há também muitos habitués que comem no La Bahianaise várias vezes por semana.
Além de cozinhar tudo o que é servido no restaurante, o garimpo de bons ingredientes também consome parte considerável do tempo da chef. Aos finais de semana, o pequeno restaurante chega a receber até 200 pessoas, e encontrar os ingredientes da nossa terra no outro lado do mundo é um dos maiores desafios.

Uma vez que na França os restaurantes não podem importar alimentos, Mariele recorre a importadoras brasileiras, mas principalmente a comércios de outras culturas, como mercadinhos indianos, asiáticos e africanos.
Quando serviu abará – bolinho de feijão-fradinho cozido em folha de bananeira –, Mariele encontrou as folhas de bananeira em um mercadinho asiáico e o feijão, em um estabelecimento africano.
“A gastronomia também nos conta a história do fluxo migratório no mundo. Se você pesquisa sobre um ingrediente, descobre quais são as culturas que o consomem”, diz.

Depois de servir Anitta, o La Bahianaise, que já tinha uma ótima base de clientes bem fiéis, recebeu uma nova onda de amantes do arroz com feijão. A artista postou vários stories com a equipe do restaurante agradecendo a hospitalidade, e a publicidade gratuita teve efeito.
Atualmente são 28 mil seguidores no instagram do restaurante, e a chef pretende mudar o La Bahianaise de endereço no próximo ano, a fim de atender mais comensais.

Nas diversas ocasiões em que foi a Paris, Anitta pediu novamente a comida da chef Mariele, o que para ela é um grande reconhecimento do seu trabalho.
“Um dia eu estava de folga em casa quando a produtora da Anitta ligou avisando que ela queria minha comida”, conta a cozinheira. “Eu brinco que sempre tenho o feijão da Anitta guardado”
The World’s 50 Best Bars 2025 tem brasileiro no ranking estendido
Lista estendida é apresentada; os 50 melhores bares serão revelados durante premiação em Hong Kong, em outubro
Dia do Sorvete: as 10 sorveterias que valem a viagem no Brasil
Do açaí paraense ao pistache italiano, conheça templos da sobremesa gelada que fazem do Dia do Sorvete um evento de orgulho nacional
Da Argentina ao leste francês: Receita Federal realiza leilão com bebidas e vinhos raros; veja como participar
Vinhos raros e bebidas de alto valor apreendidos chegam ao público no leilão da Receita Federal em São Paulo
Das mediterrâneas às PiWi: as uvas que prometem salvar o vinho em um planeta em aquecimento
Com o aumento da temperatura e eventos extremos, a viticultura mundial se reinventa. Uvas ancestrais adaptadas ao calor e variedades híbridas ultrarresistentes, como as PiWi, redesenham o mapa do vinho e desafiam o paladar do consumidor
Com foco em cortes nobres, Assador completa um mês de ‘rodízio premium’ na Faria Lima, em São Paulo
Casa carioca do mesmo grupo do Corrientes 348 abre seu primeiro endereço na capital paulista e aposta em qualidade da carne para destacar-se em região disputada
“Complicated”: Avril Lavigne anuncia Pinot Noir e é a mais nova celebridade no universo dos vinhos
Cantora canadense, ícone do pop-punk, Lavinge uniu forças a marca californiana de vinhos para lançar seu próprio rótulo
Ama.zo, do chef Enrique Paredes, renova menu com mais influência de fusões da cozinha peruana
Novo cardápio, disponível a partir desta quarta-feira (17), amplia presença da gastronomia de fusão criolla, nikkei e a chifa a pratos do Ama.zo
Cafés exóticos: jacu, genética e a busca por variedades e processos que está redesenhando a cafeicultura brasileira
Impulsionado por um mercado cada vez mais exigente, o Brasil investe em terroir, genética e inovação para se firmar como uma potência não apenas em volume, mas em valor e exclusividade no cenário cafeeiro global
Chianti em seis séculos: como um castelo histórico acompanhou a evolução de um dos vinhos mais emblemáticos da Toscana
A família Mazzei é uma das mais tradicionais no que diz respeito a produção do Chianti Classico; na vinícola Castello di Fonterutoli, acompanhamos as mudanças históricas na produção do vinho
Drinks picantes, coquetéis com “experiência” e Geração Z: relatório aponta tendências na coquetelaria em 2025
Bebidas com benefícios para a saúde e que trazem experiências se destacam em meio a um cenário de queda no consumo de álcool
Vinho com propósito: entenda as diferenças entre naturais, orgânicos e biodinâmicos
Impulsionado por uma nova geração de consumidores e pela busca por sustentabilidade e autenticidade, o mercado de vinhos de mínima intervenção se expande; especialistas explicam o que define cada categoria e por que este movimento veio para ficar
Vai a Paris? Coloque um restaurante bouillon, com menu completo a menos de 20 euros, no roteiro
Criados no século 19 para servir caldos a pobres e enfermos, os restaurantes ‘bouillon’ voltaram a fazer sucesso em Paris nos últimos anos – e agora servem escargot a 5 euros
O reinado inabalável da Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas tintas e a celebração do #CabernetDay
De um cruzamento acidental em Bordeaux a um império global que movimenta mais de 300 bilhões de dólares, a jornada da uva mais plantada do planeta revela uma saga de resiliência, poder e uma celebração que nasceu no universo digital
Qual o vinho do inverno 2025? E qual vai ser o vinho do verão? Especialistas indicam suas apostas
Frente a uma indústria oscilante e tendências de consumo, especialistas brasileiros apontam os rótulos que vão marcar o inverno deste ano e indicam suas escolhas para o verão
Como Igor Marquesini usa a inovação como ingrediente ao renovar a cara da gastronomia curitibana
Com menus de curto prazo e combinações inusitadas, chef Igor usa inovação como destaque frente à tradição gastronômica sólida da capital paranaense
O vinho sem álcool é só hype ou veio para ficar? Entre a saúde e o trend, especialistas respondem
Impulsionado por uma nova geração de consumidores e pela crescente preocupação com o bem-estar, o mercado de bebidas não alcoólicas se expande; entenda o que é e como é feito o vinho que preserva a experiência, mas deixa o álcool de fora
Da torneira à taça, como Gabriela Monteleone repensou a indústria brasileira de vinhos naturais
Após fazer sucesso com formato mais durável e sustentável de servir vinhos no Brasil, Gabriela Monteleone cruzou o Atlântico para abrir no Porto o terceiro endereço de sua Casa Tão Longe, Tão Perto
De São Paulo ao Rio: 8 wine bars que realmente valem a visita
Com propostas e rótulos que vão além do tradicional, wine bars conquistam o público e democratizam o consumo de vinho no Brasil
Como “tempestade perfeita” ajudou este Chardonnay a ser eleito o melhor vinho branco do Chile em 2025
Com estratégia, solo raro e névoa excepcional, Amelia Chardonnay 2023 conquistou a pontuação mais alta do relatório de Tim Atkin para o Chile
Com fila de Cybertrucks e robô pipoqueiro, Tesla abre o primeiro restaurante em Los Angeles
Espaço retrofuturista de Elon Musk em Los Angeles reuniu milhares de fãs e curiosos em busca dos hambúrgueres da Tesla