🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 2T25 VAI COMEÇAR: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

Oferecimento:

BTG Pactual
Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Já trabalhou com comunicação institucional e jornalismo de viagens. Atualmente, é repórter de lifestyle do Seu Dinheiro. Está sempre disponível para falar sobre inovação, livros e cultura pop.

COQUETELARIA BRASILEIRA

Melhor bartender do Brasil não é contra drinks instagramáveis nem julga nova geração; conheça Ariel Todeschini

Ariel Todeschini se prepara agora para a etapa internacional do World Class, torneio mundial de bartenders organizado pela Diageo

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
19 de julho de 2025
8:01 - atualizado às 15:25
ariel todeschini bartender bar drinks curitiba prêmio coquetéis coquetelaria
Ariel Todeschini fazendo drinks. - Imagem: Divulgação.

Ariel Todeschini não era um estranho ao World Class quando participou da etapa nacional no Bar dos Arcos, em São Paulo. O mixologista curitibano já sabia bem como funcionava o torneio mundial de bartenders organizado pela Diageo, já que 2025 foi seu quarto ano de competição. O que ele fez de diferente desta vez, então, para conquistar o título de melhor bartender do Brasil? Em poucas palavras: se arriscou. 

Foi essa coragem que pavimentou seu caminho para a etapa internacional do prêmio, que ocorre agora em setembro.

“Eu dei uma ousada e tirei os juízes da zona de conforto. Eu quis propor uma experiência um pouco diferente e acho que isso fez diferença na pontuação e no resultado final”, afirma em entrevista exclusiva ao Seu Dinheiro

É provável que justamente essa proposta de experiência diferenciada tenha cravado a posição de Todeschini no topo do ranking dos bartenders brasileiros.

Isso porque, neste ano, o World Class deixou bem claro: o toque humano faz toda a diferença. Não à toa, o torneio adotou o lema #HandcraftedByHumans. “Mais do que premiar a execução técnica, a competição valoriza histórias, vínculos e experiências que transformam o ato de beber em um ritual narrativo”, diz o comunicado enviado à imprensa. 

É esta experiência no consumo do drink que aumenta a percepção de valor dos consumidores, na visão de Todeschini. 

Leia Também

Para ele, o ritual vai muito além do coquetel em si. O visual, a apresentação, a possível interação com a bebida e até mesmo os serviços de atendimento do bar são importantes para compor esse “ritual narrativo” tão valorizado pela competição. 

“O ritual de consumo também é muito importante para recrutar novos consumidores para a coquetelaria”, diz o bartender. 

Geração Z pode ameaçar o futuro da coquetelaria?

A preocupação em renovar a base de clientes tem um fundamento por trás. Diversos estudos apontam que as novas gerações estão bebendo cada vez menos

Em 2023, o Relatório Covitel, que faz o monitoramento dos fatores de risco para doenças crônicas no Brasil, mostrou que apenas 8,1% dos jovens entre 18 a 24 anos bebiam três ou mais vezes por semana. Antes da pandemia, esse número era de 10,7%. 

No mesmo ano, um estudo da empresa de pesquisas Gallup mostrou um declínio no consumo de álcool entre os jovens adultos dos Estados Unidos — aqueles com menos de 35 anos. Em 2003, 72% bebiam, contra 62% na pesquisa mais recente.

Na visão de Ariel Todeschini, essa realidade não é fatal para o universo da coquetelaria. No entanto, existe, sim, um desafio para os bartenders de se adaptarem às demandas e aos padrões de comportamento dos novos consumidores. 

“A coquetelaria sempre se adaptou ao paladar da época”, diz. 

O próximo drink do momento

No meio dessa necessidade de adaptação, o bartender premiado pelo World Class vê duas principais tendências para o mundo dos drinks. 

Mas nenhuma delas têm a ver com novos ingredientes ou métodos de preparação.

Na verdade, Todeschini vê um aumento mundial no consumo diurno e nos drinks com menor teor alcóolico. Ambas tendências se alinham perfeitamente com o comportamento das novas gerações, que não querem sofrer com ressacas e preferem beber de forma mais casual. 

Mesmo bebendo menos, o paladar dos consumidores parece confirmar a resiliência dos clássicos. Nos bares em que atende em Curitiba, os drinks mais populares são o Negroni e o Fitzgerald.

  • Tradicionalmente, o Negroni é feito com gin, Campari, vermute tinto e laranja. Já o Fitzgerald é com gin, Angostura e limão-siciliano.

A disposição dos brasileiros para experimentar coquetéis diferentes varia de acordo com o contexto e com a proposta de cada estabelecimento. “Tem alguns bares em que o público está mais pela experiência, para buscar coisa nova. E tem alguns outros lugares que estão mais pela conveniência”, diz Todeschini. 

Quanto à influência das redes sociais, o bartender curitibano não se incomoda com a pressão para fazer um drink “instagramável”

Na opinião dele, cada grupo de consumidor demanda uma coisa diferente. Naturalmente, há bastante público buscando drinks pelo visual — e pelos likes que podem render. 

“O trabalho do bartender é fazer com que os consumidores se interessem cada vez mais pelos coquetéis. O visual é muito importante para começar esse trabalho e os drinks instagramáveis existem para captar um público que às vezes não estava em busca do sabor, mas estão atrás daquilo que é bonito”. 

O melhor bartender do mundo será brasileiro?

Na expectativa para a etapa internacional do World Class, Ariel Todeschini espera pela divulgação dos desafios, que a competição antecipa aos participantes. 

Seja qual for a proposta dos jurados neste ano, o mixologista já tem em mente qual será sua estratégia. “Quero expressar como eu vejo a coquetelaria brasileira e como eu consigo inseri-la num contexto mundial. Quero mostrar um pouquinho do Brasil que eu conheço”, afirma. 

Segundo o bartender, o dia a dia é a melhor preparação para a final. O segredo é, na verdade, a regra mais antiga do jogo. Trabalhar e praticar constantemente. 

A sorte de Todeschini é que não faltarão oportunidades para inovar em novos drinks. O curitibano vai abrir o próprio estabelecimento na cidade natal em breve: um café-bar com inspiração italiana. 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Melhores restaurantes para tomar vinho no mundo: 11 brasileiros entram em ranking de revista especializada

5 de julho de 2025 - 16:27

Restaurant Awards da Wine Spectator reconhece restaurantes com boas cartas de vinho e serviço de qualidade

ROSÉ REAL

Vinho de Meghan Markle esgota em 1h; confira outras celebridades que também estão brindando ao sucesso

3 de julho de 2025 - 11:20

Com lançamento de rosé esgotado, duquesa de Sussex entra para a realeza das celebridades que fazem sucesso entre taças

'MICHELIN' DE VINHO?

Dois dos três melhores restaurantes do mundo para tomar vinho estão… nos Estados Unidos? Entenda

2 de julho de 2025 - 11:06

Estabelecimentos recebem o Grand Award da Wine Spectator, o prêmio de mais alto prestígio da publicação

NORONHA NO MAPA

Benedita, a cozinha que fez Noronha entrar no mapa das premiações nacionais

1 de julho de 2025 - 8:16

No restaurante de Dario Costa, brasa e mar conduzem uma experiência que agora ganha reconhecimento além da ilha

BRASA & TAÇA

Vinhos para churrasco: 16 rótulos para surpreender além do Malbec e Cabernet Sauvignon

27 de junho de 2025 - 8:16

De tintos marcantes a brancos e rosés inesperados, sommeliers indicam vinhos e harmonizações para cada tipo de carne na brasa

BOTÂNICO & POP

Vermute conquista nova geração com produções artesanais e casas especializadas; veja onde provar no Rio e em São Paulo

25 de junho de 2025 - 8:16

De coadjuvante a estrela, a bebida ressurge em casas especializadas no Rio e em São Paulo, ganhando produções artesanais com toque brasileiro

50 BEST 2025

Maido, do Peru, é eleito o melhor restaurante do mundo no 50 Best 2025; e tem um brasileiro na lista…

19 de junho de 2025 - 19:14

Celebrando aa cozinha Nikkei, espaço do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura em Lima driblou favoritos europeus e confirmou favoritismo em cerimônia que aconteceu nesta quinta-feira (19), em Turim, na Itália

APOSTAS COM SABOR

50 Best 2025: Espanha, Brasil e as previsões para o ranking dos melhores restaurantes do mundo

17 de junho de 2025 - 8:16

Os favoritos, as surpresas e as quedas que mudam o jogo da gastronomia mundial: o que esperar da lista dos melhores restaurantes de 2025

CHEF PAM

Bangkok no prato: a gastronomia da cidade com a melhor chef do mundo em 2025

16 de junho de 2025 - 8:16

Pichaya “Pam” Soontornyanakij, ou simplesmente Chef Pam, a melhor chef mulher do mundo em 2025, nos conduz pela gastronomia e pelos contrastes vibrantes da Tailândia

SHAKEN, NOT STIRRED

O renascimento do Martini: 10 bares em São Paulo para revisitar o drink do momento

15 de junho de 2025 - 9:16

Ícone da coquetelaria, o Martini aparece repaginado sem abrir mão da aura clássica; entenda a Martineissance e descubra onde provar diferentes versões do drink

LUXO RAIZ

Temporada de trufas negras começa e ingrediente vira destaque em cardápios em São Paulo; veja onde comer

11 de junho de 2025 - 9:16

Mais frequente desde o fim de maio, trufa negra estivo tem sabor mais suave, mas é tipo mais comum em cardápios, mesmo a um oceano de distância de suas origens europeias; confira onde comer em SP

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Café é o novo vinho? Um papo com o único brasileiro entre as melhores cafeterias do mundo

9 de junho de 2025 - 9:01

Gabriel Penteado, da premiada Cupping Café, explica as semelhanças e as diferenças entre os wine e os coffee lovers

RECONHECIMENTO

4 restaurantes brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo; veja quais

5 de junho de 2025 - 10:59

A lista estendida da 50 Best foi revelada nesta quinta-feira (5); a seleção completa será lançada no dia 19 de junho

NOVA ROTA DOCE

A fantástica fábrica de chocolates (turcos): uma noite na segunda maior produtora do mundo

3 de junho de 2025 - 8:16

Em meio a um momento de atenção na indústria global de chocolates, uma imersão no luxo doce da Altınmarka, a segunda maior fábrica do segmento do mundo, em Istambul

UMA MORDIDA POR VEZ

No Japão, obsessão por prato único virou especialidade — e tem lotado restaurantes

26 de maio de 2025 - 8:16

Em redes bilionárias ou na comida de rua, menus de um só prato fazem sucesso (e geram filas) de Tóquio a Fukuoka

TAÇA PRINCIPAL

Vinho vira protagonista em restaurantes da Espanha: a nova bistronomia, de Girona a Madrid

22 de maio de 2025 - 8:16

Serviço personalizado e cartas extensas têm feito de alguns restaurantes na Espanha espaços onde os pratos servem as taças e não o contrário

NOVIDADE NA XÍCARA

Estamos na quarta onda do café? Especialistas apontam tendências para elevar o ritual da bebida em 2025

17 de maio de 2025 - 8:01

Especialistas revelam os segredos para escolher os melhores grãos, dominar métodos e selecionar os utensílios ideais para uma nova experiência com café

TEMPERO DE CASA

O feijão no país do foie gras: por dentro do La Bahianaise, restaurante brasileiro mais hypado de Paris

16 de maio de 2025 - 8:16

Comandado pela chef baiana Mariele Góes, o La Bahianaise é um dos principais pontos de encontro da comunidade brasileira que vive na capital francesa – e serve pratos “para matar a saudade de casa” 

ALTA DISTINÇÃO

4 restaurantes brasileiros ganham a primeira estrela Michelin em 2025; veja quais

13 de maio de 2025 - 14:05

Premiação também confirmou a distinção de duas estrelas de cinco estabelecimentos

ENTREVISTA

Tijuana em SP: mixologista do 7º melhor bar mexicano de 2025 faz residência solar na Vila Madalena

12 de maio de 2025 - 14:46

Destaque à frente do Aruba Day Drinks, 22º melhor bar da América do Norte em 2025, Frida Lúcia faz collab com Solara Bar nesta quarta (14); ao Seu Dinheiro Lifestyle, ela reflete com exclusividade sobre bom momento da mixologia mexicana

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar