🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

Bruna Amendola

Bruna Amendola

Bruna Amendola é especialista em gastronomia, hospitalidade e relações públicas, com mais de 15 anos de experiência internacional. Mora em Barcelona há mais de 15 anos, onde atua como consultora estratégica para marcas, chefs e eventos de alto padrão. Com forte atuação no mercado de luxo, conecta oportunidades de negócios com foco em experiências exclusivas e tendências globais. Reportagens incluem colaborações para a GQ Brasil e para a Forbes Brasil.

UMA MORDIDA POR VEZ

No Japão, obsessão por prato único virou especialidade — e tem lotado restaurantes

Em redes bilionárias ou na comida de rua, menus de um só prato fazem sucesso (e geram filas) de Tóquio a Fukuoka

Bruna Amendola
Bruna Amendola
26 de maio de 2025
8:16 - atualizado às 15:32
Ichiran Ramen: prato único e fila longa
Ichiran Ramen: prato único e fila longa -

Em japonês existe uma expressão chamada "mikka bōzu" (三日坊主), que é literalmente traduzida como "monge de três dias". Sem paralelo no português do Brasil, ela descreve algo ou alguém que começa com entusiasmo, mas desiste no caminho. Por oposição, a mensagem é a de um ditado conhecido por aqui, sobre prática que leva à perfeição – algo que alguns restaurantes japoneses levam bastante a sério.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na contramão dos menus extensos e da indecisão na hora do pedido, aqui a especialização vira a palavra-chave. O resultado são os restaurantes dedicados a apenas um prato, onde a perfeição vem da repetição obsessiva.

Kakigori do Parlor Vinefru, em Tóqui
Kakigori do Parlor Vinefru, em Tóqui

Fukuoka especialíssima, dos yatais ao Ichiran

Embora Tóquio seja a porta de entrada para a maioria dos viajantes que chegam ao Japão, é em Fukuoka, no sul do país, que a prática da ultra especialização pode ser vista desde a comida de rua até grandes cadeias bilionárias.

Por lá, os yatais são uma atração gastronômica imperdível. Tratam-se de pequenas barracas de rua, cada uma especializada em apenas um prato, com até 12 pessoas acomodadas ao redor de balcões intimistas.

Neles, o esquema é cada um no seu quadrado – literalmente! Há o yatai de tempura crocante, o de ramen fumegante, o de yakitori suculento e o de tonkotsu (costeletas de porco fritas). Quem quiser pode passar um dia todo, explorando delícias sem pressa, de balcão em balcão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É em Fukuoka também que se encontra o ramen mais famoso e disputado do país: o Ichiran Ramen. Criado em 1960, o Ichiran serve apenas seu ramen. As únicas variações ali são poucos complementos, que podem ser escolhidos pelos clientes.

Leia Também

Ainda assim, ao chegar ao Ichiran Original Shop & Home Office em horários de pico, é quase inevitável encontrar filas imensas. Isso porque não somente turistas são atraídos pelo ramen especialíssimo, mas também japoneses que se juntam aos visitantes o tempo todo (ou seja: nem pense em driblar a espera). Qual a dica, então? Escolher bem o horário, já que o espaço funciona 24 horas.

O segredo ali parece estar na receita de caldo tonkotsu, elaborado com ossos de porco cozidos lentamente por horas até atingir a consistência perfeita. Apenas três pessoas em toda a empresa conhecem o segredo desse caldo, tornando-o ainda mais misterioso e desejado.

Mesmo sob chuva, vale encarar os cerca de 45 minutos de espera por uma experiência inesquecível. Ao entrar, o cliente é direcionado a pequenas cabines individuais com privacidade absoluta, equipadas até com uma torneira de água à vontade. O pedido é feito diretamente em máquinas, com opções limitadas: ramen clássico, complementos como cebolinha ou lombinho defumado, bebida e sobremesa. Simples e direto ao ponto, custando em torno de 10 euros por pessoa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O contato humano é mínimo: uma pequena janela abre-se para revelar apenas as mãos do atendente servindo seu prato. Parece estranho? Talvez, mas é exatamente essa peculiaridade que transformou a experiência Ichiran em uma das mais divertidas e originais do Japão. Além disso, a marca transformou-se num verdadeiro império, com ramen embalado para venda em duty-free, lojas de conveniência e inúmeros souvenirs como camisetas, canecas e até guarda-chuvas.

Ichiran Original Shop & Home Office: 5-3-2 Nakasu, Hakata-ku, Fukuoka

Museu do Ramen em Fukuoka

Para quem quiser mergulhar mais fundo no mundo fascinante deste prato, Fukuoka abriga o Museu do Ramen, onde é possível conhecer histórias, técnicas e, claro, degustar diferentes variedades da famosa sopa japonesa.

Museu do Ramen: 256-10 Shima Matsuguma, Itoshima, Fukuoka

Tóquio: mais endereços exclusivos

Em Tóquio, cidade efervescente e cosmopolita, também há restaurantes e lugares onde a especialização é levada ao extremo. E talvez nenhum espaço represente tão bem essa tradição quanto a Tsukishima Monja Street.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tsukishima Monja Street
Tsukishima Monja Street

Uma parada obrigatória para amantes de monjayaki, espécie de panqueca salgada típica de Tóquio, esta famosa rua gastronômica no bairro de Tsukishima reúne mais de 80 restaurantes especializados na iguaria.

O monjayaki é semelhante ao okonomiyaki (outro tipo de panqueca ou frittata japonesa com base de repolho), porém com uma textura mais líquida. Seu preparo é feito diretamente na chapa, diante dos clientes, proporcionando uma experiência interativa e saborosa, ideal para ser desfrutada em grupo.

Na Tsukishima Monja Street, visitantes aproveitam o prato no preparo exclusivo de espaços como o Monja Takarajima, especializado em monjayaki com farinha de arroz. Um destaque ali  são opções deliciosas também para quem busca alternativas sem glúten.

Na mesma rua, o Kondo Honten, mais antigo restaurante de monjayaki de Tóquio, é famoso pelas suas receitas tradicionais e pelo ambiente acolhedor. Já o Monja Kura é reconhecido pela ampla variedade de sabores e pelo atendimento acolhedor e simpático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tonkatsu do Katsukichi
Tonkatsu do Katsukichi

Do monjayaki ao tonkatsu, a tradicional costeleta de porco empanada japonesa, o Katsukichi oferece uma experiência gastronômica singular. Cada prato é preparado com precisão meticulosa, utilizando ingredientes selecionados cuidadosamente e técnicas refinadas ao longo de gerações. Uma verdadeira celebração à simplicidade e perfeição da culinária japonesa.

E esse passeio pela gastronomia super especializada no Japão não estaria completo sem uma boa opção de sobremesa. No Parlor Vinefru, pequeno bar em Chuo City, o destaque são os kakigori, um doce tradicional japonês feito de gelo raspado com caldas e frutas frescas. Escondido no segundo andar de um prédio, ele é simples, refinado e inesquecível.

Monja Takarajima: Chuo-ku Tsukishima 3-5-4
Kondo Honten: Chuou-ku Tsukishima 3-12-10
Monja Kura: Chuou-ku Tsukishima 3-9-9
Katsukichi: 3-9-10 Shibuya
Parlor Vinefru: 1F, 2-9-9 Tsukiji

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESTRELA DAS CAFETERIAS

Matcha foi a febre do verão no Hemisfério Norte; mas será que a trend pega por aqui?

22 de novembro de 2025 - 8:46

Especialistas discutem a popularização do ingrediente, como ela tem se refletido no Brasil e se a moda permanecerá a longo prazo

TEMPERATURA MÁXIMA

O retorno do fogo: do Chile à Capadócia, a cozinha em chama viva ganha o luxo e movimenta milhões

21 de novembro de 2025 - 8:16

O fogo voltou a ser o ingrediente mais valioso da gastronomia global,  e está transformando eventos, restaurantes e negócios ao redor do mundo

TÍTULO EXCLUSIVO

Gin sem álcool não pode ser chamado de gin, determina Tribunal da União Europeia

19 de novembro de 2025 - 8:46

A medida aponta que apenas os destilados feitos com a substância etílica, aromatizadas com bagas de zimbro, e que contenham um teor mínimo alcoólico de 37,5%, possam ser denominados como gim

50 BEST RESTAURANTS

São Paulo emplaca seis restaurantes e lidera lista estendida do The Latin America’s 50 Best 2025

18 de novembro de 2025 - 17:45

Salvador tem o melhor brasileiro rankeado; restaurantes do Rio de Janeiro e de Curitiba também aparecem na lista

O SABOR E O BUZZ

No hype das experiências instagramáveis, restaurante em São Paulo propõe brincadeira saborosa – e cara – para adultos

17 de novembro de 2025 - 11:15

Inspirado no internacional Le Petit Chef, o molecular O Alaric tem um chef holográfico que apresenta a sequência de oito pratos; experiência imersiva custa R$ 450 por pessoa e só funciona sob reserva

PAUSA PARA O DOCE

Rosewood São Paulo abre pop-up com doces da chef confeiteira Saiko Izawa

13 de novembro de 2025 - 15:10

A inauguração marca a primeira vez que suas criações são vendidas diretamente ao público; o espaço conta com opções clássicas e receitas de sucesso da chef para viagem

GENUÍNA E HYPE

O renascimento da Criolla: a redescoberta da uva autóctone da América do Sul

12 de novembro de 2025 - 8:16

Deixadas de lado por décadas, castas que deram origem à viticultura no continente são resgatadas por produtores que buscam uma identidade genuinamente sul-americana

BRINDE CENTENÁRIO

100 anos de Pinotage: a trajetória da uva ícone da África do Sul

7 de novembro de 2025 - 8:16

Criada em 1925, a casta enfrentou décadas de má reputação, mas se reinventou com novos terroirs e vinificação. Especialistas analisam a evolução e indicam os melhores rótulos para celebrar o centenário

PERDEU O BRILHO?

A Estrela Verde está apagando? Mudanças no Guia Michelin lançam dúvidas sobre selo sustentável

25 de outubro de 2025 - 12:00

Selo concedido desde 2020 reconhece os restaurantes com práticas sustentáveis. No entanto, movimentos recentes apontam para seu desaparecimento nas plataformas do Guia Michelin, que se posiciona: ‘a Estrela Verde continua existindo’

INNOVAZIONE

Em São Paulo, chefs desafiam a tradição para criar o futuro da gastronomia italiana na capital

25 de outubro de 2025 - 8:00

Em uma cidade marcada pela tradição das cantinas, uma nova geração de chefs revisita receitas clássicas e dialoga com ingredientes brasileiros para provar que é possível inovar sem abandonar as raízes

BORBULHAS EM DETALHES

Champanhe, prosecco e cava: entenda as diferenças entre os espumantes mais famosos do mundo

15 de outubro de 2025 - 8:16

Embora pareçam sinônimos para o consumidor desavisado, os vinhos espumantes carregam universos distintos dentro de cada garrafa; a seguir, contamos as diferenças dos métodos de produção, uvas e terroir que definem a identidade de cada rótulo

SUCULÊNCIA DA ARGENTINA

Corrientes 348 promove festival com cortes exclusivos do terroir argentino

8 de outubro de 2025 - 18:45

Em edição limitada, a casa traz lote selecionado em parceria com a Cabaña Juramento, tradicional produtora de carnes premium da Argentina

LISTA COMPLETA

The World’s 50 Best Bars 2025: Tan Tan, em São Paulo, é eleito o 24º melhor bar do mundo

8 de outubro de 2025 - 12:16

Endereço brasileiro sobe 7 posições; confira a lista completa e o que nossas previsões acertaram

ENTREVISTA

Márcio Silva, do Exímia, detalha o caminho (e faz suas apostas) para o The World’s 50 Best Bars 2025

7 de outubro de 2025 - 17:40

Bartender por trás do endereço brasileiro eleito o 61º melhor bar mundo, fala de retorno à lista e faz seus lances sobre quem deve aparecer entre os 50 melhores na cerimônia desta quarta-feira (8)

A TAÇA DE OURO

The World’s 50 Best Bars 2025: as tendências, as apostas e o que esperar da cerimônia em Hong Kong?

7 de outubro de 2025 - 13:00

Lista que elege os 50 melhores bares do mundo será divulgada na madrugada desta quarta-feira (8)

DOCE VIRADA

Rubaiyat renova menu de sobremesas com frutas brasileiras e clássicos com ‘plot twist’

6 de outubro de 2025 - 13:15

Novo cardápio doce de restaurantes inclui criações de Nina Piccini como petit gâteau de pistache e tiramisu com laranja Bahia

EXCLUSIVAS E MEMORÁVEIS

De 1988 a 1997: Don Melchor inclui três safras históricas e raras em marketplace brasileiro; saiba quais

4 de outubro de 2025 - 8:30

Os rótulos de 1988, 1989 e 1997 se destacam por expressar plenamente o terroir do vinhedo de Puente Alto e impulsionar o reconhecimento internacional dos vinhos chilenos

DOBRANDO O CLIMA

A vinícola da Mantiqueira que conquistou o mundo com seus ‘vinhos de altitude’

3 de outubro de 2025 - 8:16

Rótulos brasileiros produzidos a até 1700 metros acima do nível do mar, adquirem características únicas por causa de condições climáticas desafiadoras, colocando o Brasil no radar das principais premiações internacionais

O MELHOR CHEF

The Best Chef Awards 2025: do vai-não-vai colombiano ao reconhecimento do Brasil no palco milanês

2 de outubro de 2025 - 15:31

Cerimônia que coroa o melhor chef do mundo ocorre na noite desta quinta-feira (2) em Milão – e tem presença brasileira por lá; saiba quem participa

O BERÇO DO VINHO

Grécia para amantes de vinho: de Santorini a Naoussa, um roteiro pelo renascimento da bebida no país

1 de outubro de 2025 - 8:16

Os terroirs, as uvas e as vinícolas que estão colocando a Grécia de volta no centro do mapa do vinho mundial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar