A fantástica fábrica de chocolates (turcos): uma noite na segunda maior produtora do mundo
Em meio a um momento de atenção na indústria global de chocolates, uma imersão no luxo doce da Altınmarka, a segunda maior fábrica do segmento do mundo, em Istambul

Quando se pensa em chocolate em escala industrial, países como Suíça, Bélgica ou Alemanha geralmente vêm à mente. Mas o segundo maior produtor de chocolate do planeta está na vibrante Istambul, capital gastronômica e cultural da Turquia.
A gigante em questão trata-se da Altınmarka, fábrica que pertence a uma das famílias mais ricas do país. Sem surpresas, eles nos receberam para um evento de lançamento com todos os ingredientes de uma experiência verdadeiramente luxuosa, sensorial e memorável.

O evento, batizado de “A Multi-Sensory Gastronomic Experience” (“uma experiência gastronômica multissensorial”), aconteceu na histórica fábrica de licores de Mecidiyeköy. A curadoria foi de Diego Prado, um dos grandes nomes da criatividade gastronômica global.
A noite teve como proposta explorar o cacau em suas formas mais inesperadas, que vão muito além do doce. Então foram técnicas, harmonizações e narrativas, por exemplo, capazes de transformar a percepção do público sobre o ingrediente.
Todos os mais de 300 convidados, entre eles alguns dos mais respeitados chocolatiers e chefs do mundo, chegaram à Turquia com voos, hospedagem e uma imersão de três dias. Mas a mensagem maior por trás de tudo isso era mostrar ao mundo a nova Istambul, uma potência em expansão não só industrialmente, mas também gastronomicamente.
Istambul, o luxo e a criatividade sem limites
Os turcos amam doces. Não é coincidência que os famosos baklavas, por exemplo, um patrimônio açucarado do Oriente Médio, tenham raízes profundas por ali. A paixão nacional por sobremesas se manifesta em cada esquina, confeitaria e mesa de família.
Leia Também
Por isso, talvez não surpreenda saber que foi na Turquia que surgiu a primeira imitação do Dubai Chocolate, ícone recente do luxo comestível. E ainda me atrevo a dizer que o chocolate turco, com sua qualidade técnica, sabor marcante e versatilidade, tem tudo para ser a verdadeira matéria-prima do famoso Dubai Chocolate. Mais que cópia, é uma base sólida de excelência.
Durante a experiência, visitamos quatro das unidades fabris que compõem o imenso complexo da Altınmarka — onde também estão sediadas a Baylan, sua tradicional confeitaria e restaurante de alta gama. Além disso, a marca possui uma rede de mais de 300 cafeterias entre Istambul, Londres e Dubai, e até uma fábrica própria de torrefação de café.

O que impressiona ao entrar nas unidades produtivas não é apenas a dimensão, com toneis gigantescos de pasta de cacau quente, borbulhando como lava marrom. Aqui é o aroma envolvente e adocicado que domina o ar. Uma fragrância quase hipnótica, que mistura história, desejo e potência industrial.
Em uma das fábricas, há um setor inteiramente operado por mulheres — um espaço delicado e meticuloso, onde cada bombom é cuidadosamente recheado com uma única amêndoa e embalado à mão. Um trabalho manual, portanto, que transmite não apenas precisão, mas também identidade e orgulho.

- LEIA TAMBÉM: Do grão à xícara: 10 itens fundamentais para amantes do café artesanal, de cafeteiras a moedor
Um time de estrelas: o cacau como linguagem universal
No centro da noite, o cacau ganhou tratamento de matéria-prima de arte. A artista confeiteira Janice Wong apresentou uma instalação com mais de 20 metros de painéis de chocolate, fundindo gastronomia, escultura e performance.

O chef Maksut Askar, do aclamado Neolokal (uma estrela Michelin), propôs uma leitura contemporânea do cacau com um prato de tupinambor (conhecido também como alcachofra de Jerusalém) coberto com chocolate 100% puro.
Já o talentoso Emre Şem, da premiada Casa Lavanda, criou um ceviche delicado e cítrico usando a mucilagem do cacau, com sua polpa fresca, perfumada e cheia de acidez.
- “Mucilagem", na gastronomia, é o termo que define a textura viscosa e pegajosa que certos alimentos desenvolvem quando cozidos ou processados, como o quiabo, o inhame e a semente de linhaça.
Esther Merino, sommelier e consultora, apresentou uma seleção de bebidas à base de cacau. De kombuchas fermentadas com mucilagem, a negronis infusionados com nibs, espumas e coquetéis com cascas e folhas de cacau, foi um menu impactante. Esther, assim como Diego Prado, traz no currículo anos de atuação no lendário restaurante Alchemist, em Copenhague, conhecido por ser um dos mais inovadores e imersivos do mundo.

Lançamentos e o futuro do chocolate
Em uma noite dedicada a celebrar a boa fase do chocolate turco, houve ainda o anúncio lançamentos de novos produtos da Altınmarka. Um deles é um rótulo dedicado a explorar o cacau na integridade. O outro é uma linha de chocolates funcionais.
Mas não é só isso: a alta do preço do cacau e do chocolate no mundo não passou batida.
O chocolatier belga David Maenhout refletiu com franqueza sobre os impactos na cadeia de valor: “Estamos repassando [a alta no preço] gradualmente. O consumidor ainda não sente, mas o custo está aí”. Já a Altınmarka, com estoques garantidos com antecedência, garante que mantém-se blindada, ao menos por ora, frente à volatilidade global.

Com o cacau em alta nas bolsas de commodities e visto como ativo estratégico, estar dentro da segunda maior fábrica do mundo é mais do que uma visita técnica, é um vislumbre do futuro. Um futuro, portanto, onde luxo, arte, indústria e gastronomia convergem. E onde Istambul, com sua energia caótica, elegante e criativa, se coloca como protagonista silenciosa da nova cena global.
Na mesa com Alex Atala: menu comemorativo do D.O.M. entra nas últimas (e melhores) semanas
Com ajuda do concierge exclusivo do Cartão Ultrablue BTG Pactual, conseguimos uma reserva no restaurante estrelado de Alex Atala, que oferece até o fim de agosto seu menu degustação de 25 anos; em conversa com o chef, ele nos guia pelos sabores e bastidores do cardápio
Melhores restaurantes para tomar vinho no mundo: 11 brasileiros entram em ranking de revista especializada
Restaurant Awards da Wine Spectator reconhece restaurantes com boas cartas de vinho e serviço de qualidade
Vinho de Meghan Markle esgota em 1h; confira outras celebridades que também estão brindando ao sucesso
Com lançamento de rosé esgotado, duquesa de Sussex entra para a realeza das celebridades que fazem sucesso entre taças
Dois dos três melhores restaurantes do mundo para tomar vinho estão… nos Estados Unidos? Entenda
Estabelecimentos recebem o Grand Award da Wine Spectator, o prêmio de mais alto prestígio da publicação
Benedita, a cozinha que fez Noronha entrar no mapa das premiações nacionais
No restaurante de Dario Costa, brasa e mar conduzem uma experiência que agora ganha reconhecimento além da ilha
Vinhos para churrasco: 16 rótulos para surpreender além do Malbec e Cabernet Sauvignon
De tintos marcantes a brancos e rosés inesperados, sommeliers indicam vinhos e harmonizações para cada tipo de carne na brasa
Vermute conquista nova geração com produções artesanais e casas especializadas; veja onde provar no Rio e em São Paulo
De coadjuvante a estrela, a bebida ressurge em casas especializadas no Rio e em São Paulo, ganhando produções artesanais com toque brasileiro
Maido, do Peru, é eleito o melhor restaurante do mundo no 50 Best 2025; e tem um brasileiro na lista…
Celebrando aa cozinha Nikkei, espaço do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura em Lima driblou favoritos europeus e confirmou favoritismo em cerimônia que aconteceu nesta quinta-feira (19), em Turim, na Itália
50 Best 2025: Espanha, Brasil e as previsões para o ranking dos melhores restaurantes do mundo
Os favoritos, as surpresas e as quedas que mudam o jogo da gastronomia mundial: o que esperar da lista dos melhores restaurantes de 2025
Bangkok no prato: a gastronomia da cidade com a melhor chef do mundo em 2025
Pichaya “Pam” Soontornyanakij, ou simplesmente Chef Pam, a melhor chef mulher do mundo em 2025, nos conduz pela gastronomia e pelos contrastes vibrantes da Tailândia
O renascimento do Martini: 10 bares em São Paulo para revisitar o drink do momento
Ícone da coquetelaria, o Martini aparece repaginado sem abrir mão da aura clássica; entenda a Martineissance e descubra onde provar diferentes versões do drink
Temporada de trufas negras começa e ingrediente vira destaque em cardápios em São Paulo; veja onde comer
Mais frequente desde o fim de maio, trufa negra estivo tem sabor mais suave, mas é tipo mais comum em cardápios, mesmo a um oceano de distância de suas origens europeias; confira onde comer em SP
Café é o novo vinho? Um papo com o único brasileiro entre as melhores cafeterias do mundo
Gabriel Penteado, da premiada Cupping Café, explica as semelhanças e as diferenças entre os wine e os coffee lovers
4 restaurantes brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo; veja quais
A lista estendida da 50 Best foi revelada nesta quinta-feira (5); a seleção completa será lançada no dia 19 de junho
No Japão, obsessão por prato único virou especialidade — e tem lotado restaurantes
Em redes bilionárias ou na comida de rua, menus de um só prato fazem sucesso (e geram filas) de Tóquio a Fukuoka
Vinho vira protagonista em restaurantes da Espanha: a nova bistronomia, de Girona a Madrid
Serviço personalizado e cartas extensas têm feito de alguns restaurantes na Espanha espaços onde os pratos servem as taças e não o contrário
Estamos na quarta onda do café? Especialistas apontam tendências para elevar o ritual da bebida em 2025
Especialistas revelam os segredos para escolher os melhores grãos, dominar métodos e selecionar os utensílios ideais para uma nova experiência com café
O feijão no país do foie gras: por dentro do La Bahianaise, restaurante brasileiro mais hypado de Paris
Comandado pela chef baiana Mariele Góes, o La Bahianaise é um dos principais pontos de encontro da comunidade brasileira que vive na capital francesa – e serve pratos “para matar a saudade de casa”
4 restaurantes brasileiros ganham a primeira estrela Michelin em 2025; veja quais
Premiação também confirmou a distinção de duas estrelas de cinco estabelecimentos
Tijuana em SP: mixologista do 7º melhor bar mexicano de 2025 faz residência solar na Vila Madalena
Destaque à frente do Aruba Day Drinks, 22º melhor bar da América do Norte em 2025, Frida Lúcia faz collab com Solara Bar nesta quarta (14); ao Seu Dinheiro Lifestyle, ela reflete com exclusividade sobre bom momento da mixologia mexicana