🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Oferecimento:

BTG Pactual
Bruna Amendola

Bruna Amendola

Bruna Amendola é especialista em gastronomia, hospitalidade e relações públicas, com mais de 15 anos de experiência internacional. Mora em Barcelona há mais de 15 anos, onde atua como consultora estratégica para marcas, chefs e eventos de alto padrão. Com forte atuação no mercado de luxo, conecta oportunidades de negócios com foco em experiências exclusivas e tendências globais. Reportagens incluem colaborações para a GQ Brasil e para a Forbes Brasil.

AO NOMA E ALÉM

Copenhague gastronômica: do melhor restaurante do mundo à hamburgueria de René Redzepi

Falando pouco e entregando muito, segmento de restaurantes da capital dinamarquesa pega carona no talento de René Redzepi mesmo em segmentos de comida mais popular; visitamos quatro espaços e contamos o que provar por lá

Bruna Amendola
Bruna Amendola
6 de maio de 2025
8:16 - atualizado às 16:34
Noma: temporada oceânica marca mudança no melhor restaurante do mundo
Noma: temporada oceânica marca mudança no melhor restaurante do mundo - Imagem: Ditte Isager/Reprodução Instagram @nomacph

Em Copenhague, tudo parece mais simples do que deveria: as bicicletas deslizam sem pressa, o design é minimalista e o luxo silencioso marca o próprio estilo de vida dos moradores. Mas, se há um aspecto que aumenta o volume da capital dinamarquesa, é a gastronomia: por lá fica o Noma, lendário endereço do chef René Redzepi, e repetidamente eleito o melhor restaurante do mundo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais que o talento de um pioneiro, Redzepi é também um pesquisador e um formador de outros talentos, que se espalham pela cidade com suas próprias criações gastronômicas. 

E em um mesmo fim de semana é possível conferir o Noma e seus alumni, os chefs egressos da mais prestigiada cozinha do mundo, em uma programação que vai da alta gastronomia ao fast food com diferentes faixas de preço, mas um olhar em comum para a comida bem feita.

O coração do sabor

O ponto alto dessa jornada gastronômica é, sem dúvida, a experiência no Noma. Garantir uma reserva aqui durante a disputadíssima "temporada oceânica" é tarefa quase impossível; o restaurante cobra 625 euros (cerca de R$ 4.010) por pessoa, pagos integralmente no ato da confirmação – bebidas à parte. Nesse caso, vale cada centavo.

View this post on Instagram

A post shared by noma (@nomacph)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chegar ao Noma é parte do espetáculo: localizado próximo ao descolado bairro alternativo de Christiania, muitos visitantes optam por uma agradável caminhada ou até por uma pedalada leve.

Leia Também

Logo na chegada, a recepção calorosa é do anfitrião Mr. Ali, um senhor de 70 anos de origem africana que trabalha há mais de duas décadas com René. De lá, comensais são conduzidos para uma das elegantes estufas de vidro, onde uma infusão reconfortante aguarda diante de uma aconchegante lareira, essencial no frio cortante apesar do sol brilhante.

Os jardins cobertos com cascas de mexilhões anunciam claramente o tema da temporada, e a icônica porta do restaurante vem decorada com conchas, caranguejos e polvo, em harmonia perfeita com o interior minimalista e acolhedor, tipicamente escandinavo.

Das imensas janelas de vidro, a vista para a natureza adiciona encantamento natural ao ambiente sofisticado – quando visitamos, foi uma simpática raposa que passeava tranquilamente atrás de nossa mesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em vez de um menu, o restaurante apresenta o que será servido em 15 cursos com ingredientes frescos da estação colocados diretamente sobre a mesa. O tema principal, naturalmente, é o mar e o oceano, com peixes, lulas, ostras, caranguejos, mexilhões, lagostas e ouriços-do-mar, tudo ali à frente.

Seguidos por um intimidante “YES, CHEF!, cerca de 70 funcionários iniciam o serviço a apenas 70 comensais. Numa coreografia entusiasmada (e por vezes intensa), o time vibra com perfeição e informalidade, enquanto René circula serenamente pelo salão.

Anunciada no último mês de outubro, a temporada oceânica do Noma começou em janeiro e deve se estender por lá até o final do mês de junho. Ela acontece após a abertura, por três meses, de um Noma pop-up no Ace Hotel de Kyoto, no Japão, e as influências orientais aparecem refletidas no menu do chef, com elementos como algas e wasabi despertando entre elementos nórdicos aqui e ali.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A experiência é também um encerramento para o Noma que conhecemos, já que René pretende fechar o espaço em breve, reabrindo-o posteriormente com nova identidade e proposta renovada, mas ainda comprometido em evoluir a gastronomia global com foco em cadeias sustentáveis. O que já se sabe sobre o Noma 3.0 é que, quando reabrir, ele deve operar justamente como em Kyoto, em formato pop-up.

A medida reflete mais uma vez os valores da cultura dinamarquesa que, a despeito da grandiosidade do restaurante, é mantida por René em sua postura notavelmente humilde e discreta, vivendo sem ostentação e sequer possuindo carro. 

É um compromisso, o chef garante – e demonstra com um tour pós-refeição pelos bastidores do restaurante, incluindo laboratório e biblioteca de utensílios exclusivos. Mais que um desfile de pratos memoráveis, é a experiência definitiva do luxo escandinavo, que abre mão da ostentação para focar naquilo que realmente faz sentido.

Barr, as raízes dinamarquesas na fundação do Noma

A experiência gastronômica de Copenhage não para com o Noma. Na verdade, ele se expande a partir de lá. A primeira parada é o restaurante Barr, que ocupa o antigo endereço do Noma, o casarão do século 16 onde o restaurante operou sua versão 1.0 até 2015, antes de fechar por três anos e reabrir na versão atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criado por Thorsten Schmidt, o menu funde elementos clássicos e contemporâneos da gastronomia nórdica, como o smørrebrød da casa – espécie de sanduíche aberto tradicional –, as diversas opções de arenque ou a schnitzel wiener art, que pode ser descrita como um preparo empanado de carne de porco caipira, com pepino e molho de manteiga da casa com anchovas.

O jantar à la carte, com pratos compartilhados e vinho cuidadosamente selecionado, saiu por 190 euros (cerca de R$ 1.220) para duas pessoas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CPH que (jura que) é popular 

A onda dos talentos do Noma espalhados por Copenhage tem ao menos duas paradas inusitadas. Em uma delas, Rosio Sanchez, chef também formada pelo restaurante, oferece tacos e totopos autênticos em uma interpretação refinada da cozinha mexicana.

Trata-se do Hija de Sanchez, rede com seis taquerías instaladas em locais como mercados, por 70 euros para dois. Rosio ainda oferece uma experiência completa dentro de sua leitura mexicana, o Sanchez Vesterbro, que inclui um menu de cinco pratos com a mesma proposta.

Por último, há ainda a famosa hamburgueria POPL, outra criação bem-sucedida de René Redzepi. Situada na vibrante zona portuária da cidade, a POPL tem ambiente, impecavelmente projetado com pé-direito alto, madeira e muito vidro, é fiel ao minimalismo escandinavo.

É também um lugar com inspiração comunitária, que jura que entrega hambúrgueres simples, mas na verdade usa técnicas do laboratório do Noma para criar algumas de suas fórmulas. 

Por 60 euros por pessoa, é possível desfrutar de hambúrgueres excepcionais, acompanhamentos e drinks. Mas é claro que há, mesmo lá, uma opção de menu com cinco etapas que não nega a origem refinada na cozinha de Redzepi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VINHO NO GOLDEN STATE

Vinhos da Califórnia: como o coração vitivinícola dos EUA se renova em 2025?

21 de julho de 2025 - 8:16

Produtores e sommeliers analisam o cenário atual da produção vinícola californiana e apontam os caminhos para um futuro incerto, mas que aposta na resiliência e na reinvenção

COQUETELARIA BRASILEIRA

Melhor bartender do Brasil não é contra drinks instagramáveis nem julga nova geração; conheça Ariel Todeschini

19 de julho de 2025 - 8:01

Ariel Todeschini se prepara agora para a etapa internacional do World Class, torneio mundial de bartenders organizado pela Diageo

ATÉ AGOSTO

Quanto custa comer a ‘comida de avião estrelada’ da Air France em Paris?

17 de julho de 2025 - 8:16

Com menu completo que inclui bebidas, o restaurante temporário da companhia aérea fica no rooftop das Galeries Lafayette e traz pratos assinados por um chef francês dono de 3 estrelas Michelin 

DA TERRA À VISTA

Rafael Cagali, chef brasileiro que virou referência em Londres, mira agora em São Paulo e Brighton

16 de julho de 2025 - 8:16

De Bethnal Green à Vila Olímpia: chef brasileiro consagrado em Londres, Rafael Cagali, anuncia novos projetos em Brighton e na capital paulista.

FORA DO EIXO

Origem, destino: o futuro do restaurante que levou Salvador ao topo da gastronomia brasileira

12 de julho de 2025 - 8:00

Fabrício Lemos e Lisiane Arouca transformaram união em identidade e voltaram às raízes baianas com o Origem; hoje entre os melhores do Brasil, eles preparam seus próximos passos

O MELHOR DO MUNDO

Maido: como é a experiência no melhor restaurante do mundo, em Lima, no Peru

11 de julho de 2025 - 8:16

Elevando a cozinha Nikkei, espaço do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura foi eleito o melhor do mundo em 2025; aqui, contamos o porquê

ENTREVISTA

Na mesa com Alex Atala: menu comemorativo do D.O.M. entra nas últimas (e melhores) semanas

7 de julho de 2025 - 8:16

Com ajuda do concierge exclusivo do Cartão Ultrablue BTG Pactual, conseguimos uma reserva no restaurante estrelado de Alex Atala, que oferece até o fim de agosto seu menu degustação de 25 anos; em conversa com o chef, ele nos guia pelos sabores e bastidores do cardápio

PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Melhores restaurantes para tomar vinho no mundo: 11 brasileiros entram em ranking de revista especializada

5 de julho de 2025 - 16:27

Restaurant Awards da Wine Spectator reconhece restaurantes com boas cartas de vinho e serviço de qualidade

ROSÉ REAL

Vinho de Meghan Markle esgota em 1h; confira outras celebridades que também estão brindando ao sucesso

3 de julho de 2025 - 11:20

Com lançamento de rosé esgotado, duquesa de Sussex entra para a realeza das celebridades que fazem sucesso entre taças

'MICHELIN' DE VINHO?

Dois dos três melhores restaurantes do mundo para tomar vinho estão… nos Estados Unidos? Entenda

2 de julho de 2025 - 11:06

Estabelecimentos recebem o Grand Award da Wine Spectator, o prêmio de mais alto prestígio da publicação

NORONHA NO MAPA

Benedita, a cozinha que fez Noronha entrar no mapa das premiações nacionais

1 de julho de 2025 - 8:16

No restaurante de Dario Costa, brasa e mar conduzem uma experiência que agora ganha reconhecimento além da ilha

BRASA & TAÇA

Vinhos para churrasco: 16 rótulos para surpreender além do Malbec e Cabernet Sauvignon

27 de junho de 2025 - 8:16

De tintos marcantes a brancos e rosés inesperados, sommeliers indicam vinhos e harmonizações para cada tipo de carne na brasa

BOTÂNICO & POP

Vermute conquista nova geração com produções artesanais e casas especializadas; veja onde provar no Rio e em São Paulo

25 de junho de 2025 - 8:16

De coadjuvante a estrela, a bebida ressurge em casas especializadas no Rio e em São Paulo, ganhando produções artesanais com toque brasileiro

50 BEST 2025

Maido, do Peru, é eleito o melhor restaurante do mundo no 50 Best 2025; e tem um brasileiro na lista…

19 de junho de 2025 - 19:14

Celebrando aa cozinha Nikkei, espaço do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura em Lima driblou favoritos europeus e confirmou favoritismo em cerimônia que aconteceu nesta quinta-feira (19), em Turim, na Itália

APOSTAS COM SABOR

50 Best 2025: Espanha, Brasil e as previsões para o ranking dos melhores restaurantes do mundo

17 de junho de 2025 - 8:16

Os favoritos, as surpresas e as quedas que mudam o jogo da gastronomia mundial: o que esperar da lista dos melhores restaurantes de 2025

CHEF PAM

Bangkok no prato: a gastronomia da cidade com a melhor chef do mundo em 2025

16 de junho de 2025 - 8:16

Pichaya “Pam” Soontornyanakij, ou simplesmente Chef Pam, a melhor chef mulher do mundo em 2025, nos conduz pela gastronomia e pelos contrastes vibrantes da Tailândia

SHAKEN, NOT STIRRED

O renascimento do Martini: 10 bares em São Paulo para revisitar o drink do momento

15 de junho de 2025 - 9:16

Ícone da coquetelaria, o Martini aparece repaginado sem abrir mão da aura clássica; entenda a Martineissance e descubra onde provar diferentes versões do drink

LUXO RAIZ

Temporada de trufas negras começa e ingrediente vira destaque em cardápios em São Paulo; veja onde comer

11 de junho de 2025 - 9:16

Mais frequente desde o fim de maio, trufa negra estivo tem sabor mais suave, mas é tipo mais comum em cardápios, mesmo a um oceano de distância de suas origens europeias; confira onde comer em SP

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Café é o novo vinho? Um papo com o único brasileiro entre as melhores cafeterias do mundo

9 de junho de 2025 - 9:01

Gabriel Penteado, da premiada Cupping Café, explica as semelhanças e as diferenças entre os wine e os coffee lovers

RECONHECIMENTO

4 restaurantes brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo; veja quais

5 de junho de 2025 - 10:59

A lista estendida da 50 Best foi revelada nesta quinta-feira (5); a seleção completa será lançada no dia 19 de junho

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar