🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Oferecimento:

BTG Pactual
Laís Campos

Laís Campos

Laís Campos é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com especializações em comunicação de moda e beleza pela University of the Arts London e pela Condé Nast College of Fashion & Design. Já colaborou para veículos como Forbes Brasil, Vogue Brasil e Versatille, e trabalhou com análise de tendências na WGSN.

TREND E TIM-TIM

Drinks picantes, coquetéis com “experiência” e Geração Z: relatório aponta tendências na coquetelaria em 2025

Bebidas com benefícios para a saúde e que trazem experiências se destacam em meio a um cenário de queda no consumo de álcool

Laís Campos
Laís Campos
5 de setembro de 2025
8:16 - atualizado às 9:59
O matcha se destaca entre os consumidores, uma vez que a bebida é associada a um movimento cultural de “pequenos mimos” (Foto: iStock / samael334)
O matcha se destaca entre os consumidores, uma vez que a bebida é associada a um movimento cultural de “pequenos mimos” (Foto: iStock / samael334) -

Foi em 2022 que os primeiros sinais de uma menor preferência por álcool chegaram ao grande público. À época, o relatório Predicts, da plataforma Pinterest, revelou que a procura por coquetéis sem álcool (mocktails) ou com baixo teor alcoólico crescera 220% para 2023, enquanto a busca por "bar de mocktails" subira para 75%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três anos depois e a tendência virou parcialmente realidade. Hoje, a queda de consumo é tratada como desafio em indústrias como a de vinho ou de destilados. Ainda assim, mesmo em meio a um cenário pouco estimulante, o mercado percebeu a procura por coquetéis de sabor marcante e por aqueles que cumprem função de bem-estar. 

  • LEIA TAMBÉM: Quer saber quais são as tendências de gastronomia, viagem e estilo de vida? Todos os sábados, o Lifestyle do Seu Dinheiro envia uma newsletter especial; cadastre-se

Benefícios à saúde, nostalgia e experiências foram as três tendências detectadas pela plataforma de insights alimentares Tastewise. Divulgado recentemente, seu analisou bilhões de pontos de dados de conversas sociais, receitas, cardápios e serviços de alimentação que apontam quais são as bebidas em alta e por quê.

De quebra, o report ainda olhou com cuidado especial para a Geração Z, para entender o que está por trás da mudança de comportamento, que, ao menos na teoria, tem afastado os jovens dos balcões nos últimos anos.

A força do sensorial

No quesito de experiências, as bebidas ousadas, divertidas e inusitadas se destacaram. O interesse dos consumidores por bebidas alcoólicas apimentadas aumentou 6% em relação ao ano passado. Bebidas como o "Spicy Sauvy B" (vinho branco misturado com jalapeños), e o "Spicy Margs" (uma versão do clássico mexicano de tequila e limão), geraram entusiasmo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia está ligada a uma economia da experiência, onde provar algo novo vem aliado a um comportamento diferente. Um fator que aparece também no aumento da busca pelo matcha como ingrediente, com um crescimento de 43% no interesse em relação ao ano anterior. 

Leia Também

Destaque crescente em cardápios e nas redes sociais, a bebida é frequentemente associada a um movimento cultural de “pequenos mimos”, no sentindo de trazer, mesmo que momentaneamente, um sentimento de prazer e autocuidado. 

Bebidas alcoólicas apimentadas tem gerado entusiasmo por estarem ligadas à economia da experiência
Bebidas alcoólicas apimentadas tem gerado entusiasmo por estarem ligadas à economia da experiência (Foto: iStock / Douglas Rissing)

Aliados da saúde 

Essa preocupação cada vez maior com o wellness reflete ainda na alta busca por bebidas funcionais, que promovem melhoria do sistema imunológico e intestinal.

O relatório da Tastewise aponta que as opções com cogumelos tiveram um crescimento de 11% no interesse do consumidor em relação ao ano anterior. O destaque foi para a popularização de reishi e juba de leão, variedades de fungos que apresentaram um aumento de 14% nas menções nos cardápios. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já para bebidas com prebióticos, foi registrado um crescimento de 29% no interesse. Opções com benefícios hormonais tiveram aumento de 19% nas conversas.

Nostalgia e paradoxos

O relatório Ipsos Global Trends (2024/2025) destaca a tendência "Retreat to Old Systems", que destaca o apelo contemporâneo à nostalgia — ou seja, uma busca por retornar a tempos “melhores” e mais simples.

Nas bebidas, isso pode estar refletido no crescente interesse por refrigerantes e sabores retrô, apontado pela Tastewise

Por outro lado, a busca pela novidade também aparece como um desejo. Exemplo disso são as trends como a limonada em conserva, ou pickles de limonada, que viralizou recentemente e disparou em impressionantes 239% nas discussões entre os consumidores. Um efeito morango do amor direto no copo dos entrevistados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geração Z e as experiências

Há quem diga que a geração Z é difícil de definir. Embora associada à sobriedade, esse recorte tem aumentando o consumo de bebidas alcoólicas em linha com outras gerações. Ao menos de acordo com um estudo realizado pela IWSR, provedora de dados e insights sobre bebidas, com 26 mil entrevistados em 15 mercados ao redor do mundo.

Por aqui, o que se relatou foi que os jovens estavam mais propensos a responder sim à pergunta: "Estou ativamente escolhendo beber mais". E qual o mistério, então? As preferências da Gen Z.

Caroline Benetti, chefe de comunicação de exportação do Conseil Interprofessionnel des Vins de Provence (CIVP), que disse ao portal The Drinks Business: “A Geração Z é complicada – não sabemos o que eles querem, nem como consomem bebidas. Talvez eles nem saibam o que querem”.

A Tastewise, por sua vez, tem suas hipóteses. Para o estudo, não é apenas a bebida em si que importa para a geração mais jovem, mas sim a experiência (novamente ela) de bebê-la.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o relatório, 54%  dos entrevistados deste recorte têm maior probabilidade de visitar um local que ofereça uma "experiência", seja música ao vivo ou exibição de um evento esportivo.

Para a Geração Z, o que mais importa é a experiência que uma bebida pode trazer
Para a Geração Z, o que mais importa é a experiência que uma bebida pode trazer (Foto: iStock / zoranm)

Sem álcool veio para ficar?

Apesar das tendências dissonantes, a escolha por drinks com pouco ou nenhum teor alcoólico parece ter vindo para ficar. Ao menos é o que indica um estudo recente do MenuTrends, da Datassential, especializado no setor, que indicou as tendências atuais da coquetelaria global. A primeira delas, sem surpresas, é que a inclusão de drinks sem álcool em menus de bares ao redor do mundo decolou para 223%.

Já uma pesquisa recente da Gallup feita em junho nos Estados Unidos revela que o consumo de álcool relatado pelos consumidores caiu para 54%. O movimento ocorre após um aumento progressivo da crença de que beber, mesmo que moderadamente, faz mal à saúde.

Bebidas como o vinho, também demonstram uma queda no consumo: No Brasil, que é o segundo maior consumidor da América do Sul em termos absolutos, o consumo registrado em 2024 foi 11,4% menor do que a média dos últimos cinco anos, como demostram dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, existem segmentos otimistas, como o mercado de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais. Hoje em plena ascensão, o nicho foi avaliado em US$ 12,47 bilhões em 2022 e projeta um salto para US$ 24,55 bilhões até 2028 – talvez apontando uma resposta para as sucessivas quedas de uma indústria poderosa. Talvez a maior lição não esteja em quem anda bebendo mais, mas sim em quem anda bebendo melhor.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TENDÊNCIA NA TAÇA

O vinho sem álcool é só hype ou veio para ficar? Entre a saúde e o trend, especialistas respondem

20 de agosto de 2025 - 8:16

Impulsionado por uma nova geração de consumidores e pela crescente preocupação com o bem-estar, o mercado de bebidas não alcoólicas se expande; entenda o que é e como é feito o vinho que preserva a experiência, mas deixa o álcool de fora

VINHO NA TORNEIRA

Da torneira à taça, como Gabriela Monteleone repensou a indústria brasileira de vinhos naturais

7 de agosto de 2025 - 8:16

Após fazer sucesso com formato mais durável e sustentável de servir vinhos no Brasil, Gabriela Monteleone cruzou o Atlântico para abrir no Porto o terceiro endereço de sua Casa Tão Longe, Tão Perto

TAÇA E BALCÃO

De São Paulo ao Rio: 8 wine bars que realmente valem a visita 

2 de agosto de 2025 - 8:00

Com propostas e rótulos que vão além do tradicional, wine bars conquistam o público e democratizam o consumo de vinho no Brasil

VITÓRIA CHILENA

Como “tempestade perfeita” ajudou este Chardonnay a ser eleito o melhor vinho branco do Chile em 2025

28 de julho de 2025 - 8:16

Com estratégia, solo raro e névoa excepcional, Amelia Chardonnay 2023 conquistou a pontuação mais alta do relatório de Tim Atkin para o Chile

NA CHAPA DO MUSK

Com fila de Cybertrucks e robô pipoqueiro, Tesla abre o primeiro restaurante em Los Angeles

23 de julho de 2025 - 16:30

Espaço retrofuturista de Elon Musk em Los Angeles reuniu milhares de fãs e curiosos em busca dos hambúrgueres da Tesla

BRASA DELUXE

Angus, wagyu e mais: o luxo encontra o fogo e nós detalhamos o churrasco premium

23 de julho de 2025 - 8:16

Guiados por especialistas, desvendamos o que define a qualidade e o sabor de cada uma das carnes mais desejadas do momento

VINHO NO GOLDEN STATE

Vinhos da Califórnia: como o coração vitivinícola dos EUA se renova em 2025?

21 de julho de 2025 - 8:16

Produtores e sommeliers analisam o cenário atual da produção vinícola californiana e apontam os caminhos para um futuro incerto, mas que aposta na resiliência e na reinvenção

COQUETELARIA BRASILEIRA

Melhor bartender do Brasil não é contra drinks instagramáveis nem julga nova geração; conheça Ariel Todeschini

19 de julho de 2025 - 8:01

Ariel Todeschini se prepara agora para a etapa internacional do World Class, torneio mundial de bartenders organizado pela Diageo

ATÉ AGOSTO

Quanto custa comer a ‘comida de avião estrelada’ da Air France em Paris?

17 de julho de 2025 - 8:16

Com menu completo que inclui bebidas, o restaurante temporário da companhia aérea fica no rooftop das Galeries Lafayette e traz pratos assinados por um chef francês dono de 3 estrelas Michelin 

DA TERRA À VISTA

Rafael Cagali, chef brasileiro que virou referência em Londres, mira agora em São Paulo e Brighton

16 de julho de 2025 - 8:16

De Bethnal Green à Vila Olímpia: chef brasileiro consagrado em Londres, Rafael Cagali, anuncia novos projetos em Brighton e na capital paulista.

FORA DO EIXO

Origem, destino: o futuro do restaurante que levou Salvador ao topo da gastronomia brasileira

12 de julho de 2025 - 8:00

Fabrício Lemos e Lisiane Arouca transformaram união em identidade e voltaram às raízes baianas com o Origem; hoje entre os melhores do Brasil, eles preparam seus próximos passos

O MELHOR DO MUNDO

Maido: como é a experiência no melhor restaurante do mundo, em Lima, no Peru

11 de julho de 2025 - 8:16

Elevando a cozinha Nikkei, espaço do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura foi eleito o melhor do mundo em 2025; aqui, contamos o porquê

ENTREVISTA

Na mesa com Alex Atala: menu comemorativo do D.O.M. entra nas últimas (e melhores) semanas

7 de julho de 2025 - 8:16

Com ajuda do concierge exclusivo do Cartão Ultrablue BTG Pactual, conseguimos uma reserva no restaurante estrelado de Alex Atala, que oferece até o fim de agosto seu menu degustação de 25 anos; em conversa com o chef, ele nos guia pelos sabores e bastidores do cardápio

PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Melhores restaurantes para tomar vinho no mundo: 11 brasileiros entram em ranking de revista especializada

5 de julho de 2025 - 16:27

Restaurant Awards da Wine Spectator reconhece restaurantes com boas cartas de vinho e serviço de qualidade

ROSÉ REAL

Vinho de Meghan Markle esgota em 1h; confira outras celebridades que também estão brindando ao sucesso

3 de julho de 2025 - 11:20

Com lançamento de rosé esgotado, duquesa de Sussex entra para a realeza das celebridades que fazem sucesso entre taças

'MICHELIN' DE VINHO?

Dois dos três melhores restaurantes do mundo para tomar vinho estão… nos Estados Unidos? Entenda

2 de julho de 2025 - 11:06

Estabelecimentos recebem o Grand Award da Wine Spectator, o prêmio de mais alto prestígio da publicação

NORONHA NO MAPA

Benedita, a cozinha que fez Noronha entrar no mapa das premiações nacionais

1 de julho de 2025 - 8:16

No restaurante de Dario Costa, brasa e mar conduzem uma experiência que agora ganha reconhecimento além da ilha

BRASA & TAÇA

Vinhos para churrasco: 16 rótulos para surpreender além do Malbec e Cabernet Sauvignon

27 de junho de 2025 - 8:16

De tintos marcantes a brancos e rosés inesperados, sommeliers indicam vinhos e harmonizações para cada tipo de carne na brasa

BOTÂNICO & POP

Vermute conquista nova geração com produções artesanais e casas especializadas; veja onde provar no Rio e em São Paulo

25 de junho de 2025 - 8:16

De coadjuvante a estrela, a bebida ressurge em casas especializadas no Rio e em São Paulo, ganhando produções artesanais com toque brasileiro

50 BEST 2025

Maido, do Peru, é eleito o melhor restaurante do mundo no 50 Best 2025; e tem um brasileiro na lista…

19 de junho de 2025 - 19:14

Celebrando aa cozinha Nikkei, espaço do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura em Lima driblou favoritos europeus e confirmou favoritismo em cerimônia que aconteceu nesta quinta-feira (19), em Turim, na Itália

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar