Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
INVESTIMENTOS

O Brasil não vale o risco: nem a potencial troca de governo em 2026 convence essa casa de análise gringa de apostar no país

Analistas revelam por que não estão dispostos a comprar o risco de investir na bolsa brasileira; confira a análise

Bandeira do Brasil, situação fiscal
Imagem: Canva Pro/Montagem Seu Dinheiro

Enquanto muitos investidores enxergam as eleições de 2026 como o tão aguardado ponto de inflexão para o Brasil, nem mesmo a possibilidade de uma mudança de governo convence a BCA Research a adotar um tom otimista. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os analistas da casa de análises gringa, a situação é clara: “o Brasil não vale o risco”.

O principal fator por trás dessa visão pessimista é o cenário fiscal do país. 

De acordo com a BCA, a trajetória da dívida pública brasileira é “insustentável”.

O problema fiscal do Brasil

Para os analistas, nem as negociações em curso entre o governo Lula e o Congresso sobre a reforma tributária, nem a possível eleição de um governo de direita nas próximas eleições serão capazes de estabilizar o rumo da dívida brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na visão da BCA, o déficit expressivo nas transações correntes do Brasil fará com que o real enfrente um desempenho inferior ao de outros emergentes, sem conseguir se beneficiar da depreciação do dólar como outras moedas tendem a fazer. 

Leia Também

NA CONTRAMÃO

BTLG11 capta R$ 1,8 bilhão em emissão sem troca de cotas; entenda por que isso dá vantagem ao FII na disputa por galpões logísticos

DINHEIRO NA CONTA

Fundo imobiliário do Pátria vende escritórios por valor milionário no coração da Berrini, mas XP vê operação como ‘pouco atrativa’

Além disso, os juros em níveis elevados — atualmente a Selic está em 15% ao ano e o Banco Central já indicou que os juros devem permanecer altos por mais tempo do que o esperado — também contribuirão para uma desaceleração mais acentuada da economia brasileira.

A projeção da BCA Research é de que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro desacelere ainda mais do que o mercado está antecipando nos próximos seis a nove meses. 

A combinação de gastos públicos crescentes e uma economia em desaceleração agravará a relação entre a dívida pública e o PIB, o que, segundo os analistas, pode resultar em mais incertezas para o Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante desse cenário, a avaliação da BCA é que o Brasil e seu mercado financeiro devem ficar para trás, especialmente quando comparados ao desempenho de outros países emergentes.

Por isso, os analistas não estão dispostos a comprar o risco de investir na bolsa brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo da MRV (MRVE3) nas cores verde e amarelo 15 de julho de 2026 - 12:40
Bandeira do Brasil e gráfico de ações para representar o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira 14 de julho de 2026 - 15:30
fundos imobiliários fiis 14 de julho de 2026 - 10:00
guerra oriente médio investimento 13 de julho de 2026 - 13:30
Gráfico de ações em alta com a palavra ibovespa no centro 12 de julho de 2026 - 14:01
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 10 de julho de 2026 - 11:56
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar