🔴 DE R$ 1 MIL A ATÉ R$ 214 MIL COM CRIPTOMOEDAS? – ENTENDA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

OLHO NO PEIXE E NO GATO

Brasileiros querem investir em ações da Bolsa, mas não tiram dinheiro da renda fixa, diz XP

Levantamento com assessores indica melhora no sentimento em relação às ações, mas ainda predomina a renda fixa como destino do dinheiro dos clientes da XP

algoritmo ferramenta lucro operações dinheiro opções investimento
Imagem: Montagem Canva Pro

O investidor brasileiro até sonha com ações e a Bolsa, mas quando olha para a carteira, continua com os pés fincados na renda fixa. Essa contradição ficou clara na pesquisa com assessores de investimento da XP: enquanto cresceu a intenção de aplicar mais em ações, a alocação real encolheu em setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O discurso ganhou força, segundo os 109 assessores consultados neste mês, mas a prática mostra cautela por parte dos investidores, em meio às incertezas econômicas e fiscais.

Segundo o levantamento, 23% dos investidores planejam aumentar a exposição a renda variável, acima dos 21% de agosto. Ao mesmo tempo, apenas 8% disseram que pretendem reduzir sua parcela em ações, um recuo expressivo frente aos 16% do mês anterior. A maior parte (69%), entretanto, quer manter a estratégia como está.

Apesar do discurso mais otimista, essa intenção ainda não ganhou tração. Na prática, houve um deslocamento de faixas mais altas de alocação em ações para faixas mais baixas.

A proporção de clientes com até 10% da carteira em ações subiu de 42% para 53% — um sinal de cautela. Já aqueles com uma participação maior, entre 10% e 25%, caíram de 35% para 26%. Na faixa de 25% a 50% não houve mudança (17%), e os que concentram mais da metade da carteira em Bolsa encolheram de 6% para 5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Humor melhora junto com o Ibovespa, mas é difícil tirar o dinheiro da renda fixa

Se a alocação não avançou, ao menos o humor com o mercado de ações melhorou.

Leia Também

TRADE ELEITORAL

Flávio Bolsonaro pode levar o Ibovespa aos 250 mil pontos? Morgan Stanley indica quais ações investir em cada cenário de 2º turno

DO NEUTRO À COMPRA

O efeito Flávio Bolsonaro na bolsa: JP Morgan vira a mão com Brasil após 1º turno das eleições — e vê alta de até 20%

Em setembro, quando questionamento sobre o sentimento em relação à Bolsa, 71% dos entrevistados deram nota igual ou superior a 7, contra 54% em agosto. A média da percepção subiu de 6,2 para 6,9 pontos.

Para o futuro, as expectativas também se ajustaram. A projeção média para o Ibovespa em 2025 subiu de 135 mil para 141 mil pontos. Ainda assim, o número segue abaixo dos cerca de 145 mil pontos atuais, após o rali recente do Ibovespa.

Entretanto, a pesquisa mostra que não há uma concorrência de fato: a renda fixa continua como destino preferido do investidor brasileiro — mesmo que tenha perdido um pouco de espaço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em setembro, 75% dos clientes da XP declararam interesse em Tesouro Direto e renda fixa, ante 77% no mês anterior. Na sequência, aparecem os fundos de renda fixa, com 60% do interesse, ante 71% em agosto — uma queda mais significativa do que dos ativos em si.

Já as ações ganharam fôlego, passando de 31% para 37%, acompanhadas pelos fundos imobiliários, que avançaram de 30% para 36%. Criptoativos também avançaram, de 15% para 19% em setembro.

Na contramão, o apetite por investimentos internacionais caiu de 48% para 39%, assim como o ouro, que diminuiu de 16% para 14% neste mês.

Fiscal e política no radar

O levantamento também apontou os principais riscos que rondam o mercado, na percepção dos assessores e clientes da XP. A política fiscal segue como a maior preocupação, citada por 40% dos respondentes — praticamente estável em relação aos 41% de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A instabilidade política foi lembrada por 29% (ante 28%), enquanto o temor de juros mais altos no Brasil ganhou força, subindo de 5% para 9%.

E quanto ao ambiente externo, especificamente aos cortes de juros nos Estados Unidos, a percepção é de impacto limitado. Para 63% dos assessores, não houve mudanças relevantes nas carteiras por esse motivo. Outros 17% notaram aumento de posição em ações brasileiras, e 15% observaram maior busca por ativos internacionais.

Entretanto, o que pode levar os investidores a ingressarem mesmo na Bolsa brasileira é o corte de juros local (55%) e uma mudança no rumo da política econômica do país (49%). Uma performance mais sólida do mercado e das empresas aparece como fator secundário, com 16% de adesão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
JBS avança rumo à dupla listagem de ações 2 de outubro de 2026 - 19:32
Montagem com imagens de urna eletrônica, a bandeira do Brasil, o presidente Lula de cabeça baixa do lado esquerdo da imagem, um homem asiático ao centro (o entrevistado do podcast), e do lado direito Flávio Bolsonaro comemorando 2 de outubro de 2026 - 18:30
Montagem que traz um fundo de gráficos de ações. Do lado direito, uma lupa e dentro da lupa, urna eletrônica 2 de outubro de 2026 - 17:36
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 1 de outubro de 2026 - 11:32
Montagem do real no mapa dos EUA e uma placa com Ibovespa e setas apontando para cima 30 de setembro de 2026 - 17:49
Imagem criada por IA traz um mapa da América Latina, com uma lupa sobre ele e notas de dólares caindo do céu 28 de setembro de 2026 - 18:45
Especialistas discutem visão para bolsa, renda fixa e crédito durante o Inter Invest Summit. Foto: Divulgação 26 de setembro de 2026 - 18:08
fundos imobiliários fiis iguatemi vinci (1) 24 de setembro de 2026 - 13:02
Nota de dólar queimando 23 de setembro de 2026 - 18:33
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar