🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Parceria poderosa: Nvidia e Foxconn se unem para desenvolver novo supercomputador que será usado para pesquisas sobre câncer

Projeto vai utilizar os novos chips de inteligência artificial da Nvidia; implantação completa está prevista para 2026

nvidia
Imagem: Reprodução

A Nvidia, empresa responsável por chips e aplicações de inteligência artificial, e a fabricante de computadores e de componentes eletrônicos Foxconn estão juntas em um novo projeto ambicioso que marca uma nova fase do avanço da tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As empresas anunciaram nesta terça-feira (8) a construção de um novo “supercomputador” que promete ser "o mais rápido de Taiwan”. O projeto vai utilizar os novos chips Blackwell da Nvidia, considerados os mais poderosos e avançados em IA atualmente. 

A construção da máquina em Kaohsiung, em Taiwan, já começou, e deve passar a operar em meados de 2025, na primeira fase. A implantação completa está prevista para 2026.

Segundo um comunicado da Nvidia, a Foxconn planeja usar o novo supercomputador para impulsionar avanços em pesquisas científicas sobre doenças como o câncer, além do desenvolvimento de modelos de linguagem e inovações em cidades inteligentes.

Com o uso de CPUs Grace e GPUs de servidores da nova geração, o desempenho do novo supercomputador pode chegar a 90 exaflops —- capacidade de realizar 1 quintilhão de operações matemáticas por segundo — o tornaria a máquina mais rápida de Taiwan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Com a plataforma Blackwell da Nvidia, o novo supercomputador de IA da Foxconn é um dos mais poderosos do mundo, representando um salto significativo na computação e eficiência de IA”, disse o vice-presidente e porta-voz da Foxconn, James Wu.

Leia Também

COMBUSTÍVEIS

Mais caixa e dividendos no tanque: Santander divulga novo preço-alvo para Vibra (VBBR3) e Ultrapar (UGPA3), com potencial de alta de 27%

NA BERLINDA

“Sem saída fácil”: Braskem (BRKM5) despenca mais de 13% após UBS BB rebaixar ação e cortar preço-alvo em 74%

FUTURO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DESVENDADO? Executivo da Nvidia responde o que você quer saber

Foxconn e Nvidia em outro projeto no México

Essa não é a primeira parceria entre Nvidia e a Foxconn. A empresa que também é conhecida por ser a “montadora” do iPhone da Apple também está construindo a maior instalação do mundo para a produção de microprocessadores GB200 da Nvidia, um dos principais componentes da arquitetura de computação Blackwell voltada para IA generativa.

O complexo ficará no México, país onde a Foxconn já possui forte presença e investiu mais de US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões), especialmente no estado de Chihuahua.

Nvidia: demanda pelo novo chip de IA está “insana”

Recentemente, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou em entrevista à CNBC que a demanda pelo novo chip de inteligência artificial Blackwell é “insana”. “Todo mundo quer ter o melhor e ser o primeiro”, declarou Huang. Apesar do atraso na produção, os novos processadores devem chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM: Quanto vale a dona do ChatGPT? Microsoft, Nvidia e outros gigantes da tecnologia bancam captação multibilionária da OpenAI; confira os valores

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 15 de setembro de 2026 - 19:26
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 15 de setembro de 2026 - 19:14
Weg (WEGE3) 15 de setembro de 2026 - 17:52
Em um fundo com cifrões caindo do céu, o símbolo da Vivo aparece no centro da imagem 14 de setembro de 2026 - 19:10
Vale 14 de setembro de 2026 - 18:31
Touro amarelo com investidor em cima dele em direção para o alto, representando um bull market do Ibovespa e da bolsa brasileira 14 de setembro de 2026 - 17:58
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar a temporada de balanços de bancos Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander Brasil (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3). 14 de setembro de 2026 - 16:32
Montagem ilustrativa mostra Cleusa Maria segurando um bolo em primeiro plano, diante do interior de uma loja da Sodiê Doces. Ao fundo são vistos vitrines de doces, mesas, cadeiras, decoração com balões e a identidade visual da marca. A composição foi criada digitalmente e não corresponde a uma fotografia única de uma situação real. 14 de setembro de 2026 - 7:07
Logo do Banco BRB 13 de setembro de 2026 - 15:44
Usiminas (USIM5), Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3) 11 de setembro de 2026 - 14:15
11 de setembro de 2026 - 11:40
David Vélez, fundador e CEO do Nubank, durante evento de lançamento em Miami. 10 de setembro de 2026 - 13:41
Logo da BB Seguridade (BBSE3) 10 de setembro de 2026 - 11:33
Imagem mostra um panda comendo um bambu em zoológico 10 de setembro de 2026 - 10:52
ID da foto:1307414278 9 de setembro de 2026 - 17:57
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar