500% de lucro com a queda das ações do Bradesco (BBDC4) — como ganhar dinheiro com empresas com problemas
Uma empresa não precisa estar “voando” para que você consiga ganhar dinheiro com ela

Na semana passada, comentamos sobre os resultados muito ruins do Bradesco, e se valia a pena investir nas ações do banco após a enorme derrocada de BBDC4.
Resumindo rapidamente o que conversamos, a minha conclusão é que mesmo com múltiplos menores que os pares, o Bradesco deverá ter uma trajetória difícil de recuperação nos próximos anos, e por isso recomendo ficar de fora dos papéis. Você pode ler a coluna na íntegra.
Mas quem disse que só dá para ganhar dinheiro com o Bradesco comprando as suas ações?
Olha só os ganhos que meus assinantes conseguiram capturar com uma aposta feita justamente no movimento das ações do banco após os resultados.

A diferença é que, ao invés de investir nas ações para ganhar com alta delas, eu recomendei opções de venda (put), ativos que se valorizam quando as ações caem.
Leia Também
Promessas a serem cumpridas: o andamento do plano 60-30-30 do Inter, e o que move os mercados hoje
Lady Tempestade e a era do absurdo
Como você pode ver, a valorização foi grande!
- Leia também: Vale a pena investir em empresas de crescimento? Só quando não é o Coringa que toma as decisões
Bradesco: uma desconfiança de longa data
A verdade é que eu já não venho confiante nos resultados do Bradesco há um bom tempo. Inclusive, na divulgação dos resultados do 3T22, ainda em 2022, também recomendei uma put.
Naquela ocasião, o Bradesco também decepcionou, e trouxe bons ganhos para os meus seguidores.

Mas o que eu realmente quero que você entenda é que uma empresa não precisa estar "voando" para que você consiga ganhar dinheiro com ela.
Na verdade, mesmo que ela esteja atravessando uma fase ruim, ainda dá para você conseguir lucros muito interessantes, desde que utilize os ativos corretos, da maneira correta.
Com opções, um investidor consegue ganhar dinheiro tanto com movimentos de alta intensa, como queda intensa das ações. O importante é acertar a direção e o timing do movimento.
Antes que você ache que estou aqui prometendo que consigo prever o lado e a intensidade do movimento das ações antes que elas aconteçam, não é isso!
Aliás, eu erro bastante, e acredito que estou entre os poucos profissionais do mercado financeiro que admitem isso.
Mas a grande sacada dessa estratégia de compra de opções é que mesmo errando mais vezes do que acertando, você ainda pode ter um saldo positivo.
Voltemos ao exemplo de BBDCO164 da semana passada, que valorizou 591%. Como o máximo que você pode perder ao comprar uma opção é o dinheiro investido nela (-100%), isso significa que mesmo que você tivesse comprado quatro opções que te trouxessem perda máxima de 100%, um único ganho de 591% seria suficiente para compensar todas aquelas perdas e ainda deixar você com um lucro no bolso.

O grande erro e a minha missão
Eu trabalho com opções na Empiricus há muitos anos e, na minha opinião, o grande erro dos investidores quando entram neste mercado é acreditar que eles têm o poder de adivinhar o que vai acontecer com as ações, quando vai acontecer e que vão conseguir acertar muito mais do que errar.
É crucial que você entenda que a estratégia aqui não é evitar perdas, porque elas vão acontecer com muita frequência, mas sim garantir que elas não machuquem você até que o grande ganho aconteça, compense todas as perdas anteriores, e ainda deixe você com um bom lucro no bolso.
Pode parecer besteira, mas se todas as pessoas entendessem esse conceito simples sobre as opções, ninguém sairia por aí falando mal delas.
Para falar a verdade, quando você ouvir alguém falando mal de opções, é bem provável que a pessoa em questão é que tenha sido mais gananciosa do que deveria, e utilizado esse ativo incrível de uma maneira equivocada.
Na série Flash Trader, minha missão não é apenas recomendar opções. Antes de qualquer coisa, meu objetivo é desmistificar esses ativos, mostrar a maneira correta de utilizá-los, e deixar claro que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro com eles, sempre com muita disciplina.
Se quiser diversificar seus investimentos e aprender um pouco melhor sobre essa estratégia, deixo aqui o convite.
E lembre-se: ainda estamos no início da temporada de divulgação de balanços do quarto trimestre de 2023, e podemos ter outros resultados surpreendentes como o do Bradesco pela frente.
- Fique por dentro dos resultados das empresas no 4T23: os analistas da Empiricus Research estão disponibilizando análises GRATUITAS dos balanços para que você saiba o que fazer com cada ação após a divulgação dos números. Clique aqui para receber.
Um grande abraço e até a semana que vem!
Ruy
Quem paga seu frete grátis: a disputa pelo e-commerce brasileiro, e o que esperar dos mercados hoje
Disputa entre EUA e Brasil continua no radar e destaque fica por conta do Simpósio de Jackson Hole, que começa nesta quinta-feira
Os ventos de Jackson Hole: brisa de alívio ou tempestade nos mercados?
As expectativas em torno do discurso de Jerome Powell no evento mais tradicional da agenda econômica global divide opiniões no mercado
Rodolfo Amstalden: Qual é seu espaço de tempo preferido para investir?
No mercado financeiro, os momentos estatísticos de 3ª ou 4ª ordem exercem influência muito grande, mas ficam ocultos durante a maior parte do jogo, esperando o técnico chamar do banco de reservas para decidir o placar
Aquele fatídico 9 de julho que mudou os rumos da bolsa brasileira, e o que esperar dos mercados hoje
Tarifa de 50% dos EUA sobre o Brasil vem impactando a bolsa por aqui desde seu anúncio; no cenário global, investidores aguardam negociações sobre guerra na Ucrânia
O salvador da pátria para a Raízen, e o que esperar dos mercados hoje
Em dia de agenda esvaziada, mercados aguardam negociações para a paz na Ucrânia
Felipe Miranda: Um conto de duas cidades
Na pujança da indústria de inteligência artificial e de seu entorno, raramente encontraremos na História uma excepcionalidade tão grande
Investidores na encruzilhada: Ibovespa repercute balanço do Banco do Brasil antes de cúpula Trump-Putin
Além da temporada de balanços, o mercado monitora dados de emprego e reunião de diretores do BC com economistas
A Petrobras (PETR4) despencou — oportunidade ou armadilha?
A forte queda das ações tem menos relação com resultados e dividendos do segundo trimestre, e mais a ver com perspectivas de entrada em segmentos menos rentáveis no futuro, além de possíveis interferências políticas
Tamanho não é documento na bolsa: Ibovespa digere pacote enquanto aguarda balanço do Banco do Brasil
Além do balanço do Banco do Brasil, investidores também estão de olho no resultado do Nubank
Rodolfo Amstalden: Só um momento, por favor
Qualquer aposta que fizermos na direção de um trade eleitoral deverá ser permeada e contida pela indefinição em relação ao futuro
Cada um tem seu momento: Ibovespa tenta manter o bom momento em dia de pacote de Lula contra o tarifaço
Expectativa de corte de juros nos Estados Unidos mantém aberto o apetite por risco nos mercados financeiros internacionais
De olho nos preços: Ibovespa aguarda dados de inflação nos Brasil e nos EUA com impasse comercial como pano de fundo
Projeções indicam que IPCA de julho deve acelerar em relação a junho e perder força no acumulado em 12 meses
As projeções para a inflação caem há 11 semanas; o que ainda segura o Banco Central de cortar juros?
Dados de inflação no Brasil e nos EUA podem redefinir apostas em cortes de juros, caso o impacto tarifário seja limitado e os preços continuem cedendo
Felipe Miranda: Parada súbita ou razões para uma Selic bem mais baixa à frente
Uma Selic abaixo de 12% ainda seria bastante alta, mas já muito diferente dos níveis atuais. Estamos amortecidos, anestesiados pelas doses homeopáticas de sofrimento e pelo barulho da polarização política, intensificada com o tarifaço
Ninguém segura: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de balanços e dados de inflação, mas tarifaço segue no radar
Enquanto Brasil trabalha em plano de contingência para o tarifaço, trégua entre EUA e China se aproxima do fim
O que Donald Trump e o tarifaço nos ensinam sobre negociação com pessoas difíceis?
Somos todos negociadores. Você negocia com seu filho, com seu chefe, com o vendedor ambulante. A diferença é que alguns negociam sem preparo, enquanto outros usam estratégias.
Efeito Trumpoleta: Ibovespa repercute balanços em dia de agenda fraca; resultado da Petrobras (PETR4) é destaque
Investidores reagem a balanços enquanto monitoram possível reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin
Ainda dá tempo de investir na Eletrobras (ELET3)? A resposta é sim — mas não demore muito
Pelo histórico mais curto (como empresa privada) e um dividendo até pouco tempo escasso, a Eletrobras ainda negocia com um múltiplo de cinco vezes, mas o potencial de crescimento é significativo
De olho no fluxo: Ibovespa reage a balanços em dia de alívio momentâneo com a guerra comercial e expectativa com Petrobras
Ibovespa vem de três altas seguidas; decisão brasileira de não retaliar os EUA desfaz parte da tensão no mercado
Rodolfo Amstalden: Como lucrar com o pegapacapá entre Hume e Descartes?
A ocasião faz o ladrão, e também faz o filósofo. Há momentos convidativos para adotarmos uma ou outra visão de mundo e de mercado.