Brasil na guerra entre Israel e Hamas: o pedido que o governo brasileiro fez após condenar ataque terrorista
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representou o país em uma cúpula convocada pelo Egito para discutir a guerra

O Brasil fez neste sábado (21) um novo apelo por um cessar-fogo no conflito entre Hamas e Israel, que completa 15 dias hoje. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representou o país em uma cúpula convocada pelo Egito para discutir a guerra no Oriente Médio.
"A missão que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva [PT] me confiou, quando me instruiu a representá-lo nesta reunião, foi inequívoca: somar a voz do Brasil à de todos aqueles que apelam pela calma, pela contenção e pela paz na região", declarou ele.
Vieira reforçou a condenação já feita por Lula aos atos terroristas praticados pelo Hamas em 7 de outubro e que deram início ao atual conflito. "Brasileiros estão entre as vítimas, três compatriotas foram assassinados em Israel."
O país recebeu hoje o sétimo voo da Força Área Brasileira (FAB) com repatriados de Israel, mas o governo ainda tenta encontrar formas de resgatar cidadãos em Gaza. "A trágica situação em curso na Faixa de Gaza é de máxima preocupação. Enquanto sempre haverá aqueles que estão dispostos a atirar gasolina no fogo, o Brasil conclamará em favor do diálogo", afirmou o ministro.
Esforços diplomáticos
O Brasil teve resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) rejeitada nesta semana, mas nem por isso desistiu de colaborar efetivamente para reduzir a escalada do conflito entre Israel e o Hamas.
O ministro abordou hoje o réves na ONU: "Os muitos votos favoráveis - de 12 dos 15 membros - evidenciam o amplo apoio político em favor de uma ação rápida por parte do Conselho. Acreditamos que essa visão é compartilhada pela comunidade internacional em geral."
Leia Também
O Egito convidou o Brasil para participar do encontro com outros países para discutir a escalada da violência no Oriente Médio.
"Ao longo das últimas décadas, temos testemunhado um conflito sem vencedores, que se arrasta no tempo. E um conflito no qual a população civil continua a ser a principal vítima da falta de diálogo e de um ressentimento crescente", destacou Vieira.
Como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recupera de uma cirurgia no quadril, o chefe do Itamaraty foi escalado para a cúpula. Além do Brasil, participam do encontro Jordânia, Catar e Turquia e representantes da China, Rússia, Reino Unido, União Europeia e ONU.
Ajuda humanitária à Faixa de Gaza
O 15º dia da guerra entre Israel e o Hamas começou com uma boa notícia para a população afetada pelo conflito e o cerco à Faixa de Gaza: cerca de 20 caminhões com mantimentos e remédios atravessaram a passagem de Rafah, entre o Egito e o território.
Os veículos que cruzaram a fronteira — que é a única saída de Gaza por terra não controlada por Israel, e sim pelo Egito — fazem parte de uma frota de cerca de 200 caminhões que carregam mais de quatro mil toneladas de itens como mantimentos, água, remédios e equipamentos médicos.
O governo federal do Brasil, por exemplo, enviou na última quarta-feira (18) uma aeronave com doações que incluem purificadores de água portáteis e kits médicos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os caminhões que conseguiram transpor a passagem de Rafah transportam medicamentos e suprimentos para 1.200 pessoas e bolsas portáteis para estabilização no local de até 235 pessoas feridas.
A frota leva também "medicamentos e tratamentos para doenças crônicas para 1.500 pessoas e medicamentos essenciais básicos e suprimentos de saúde para 300 mil pessoas durante três meses", diz o comunicado publicado na conta oficial da OMS no Twitter.
A Organização destacou que trabalha com autoridades egípcias e o Crescente Vermelho da Palestina para certificar-se que os suprimentos serão entregues aos hospitais e outras instalações de saúde na região.
"Estes fornecimentos são uma tábua de salvação para pessoas gravemente feridas ou que lutam contra doenças crônicas e que suportaram duas semanas angustiantes de acesso limitado a cuidados de saúde e grave escassez de medicamentos e material médico", diz a instituição.
Mas o comunicado também alerta que os itens liberados hoje "mal começarão" a suprir às crescentes necessidades de saúde, à medida em que o confronto segue evoluindo na região.
TEM MÚSCULO
Bolsa americana aguenta juros mais altos; UBS GWM diz onde investir nesse cenário
15 de setembro de 2026 - 18:014X3
Enquanto Brasil debate a escala 6×1, esse país propõe jornada de 32 horas semanais impulsionada pela IA
15 de setembro de 2026 - 15:00PARA OS GATEIROS
País europeu oferece moradia e alimentação gratuitas para quem cuidar de gatos; mas tem um porém
14 de setembro de 2026 - 17:17DEU BOM DIA PARA A IA HOJE?
A IA vai dominar a humanidade: Sam Altman e Elon Musk se juntam ao rival da Anthropic em novo alerta; ações da Nvidia despencam
14 de setembro de 2026 - 14:10IA NO CONTROLE
“IA pode assumir controle da internet em até 12 meses”, alerta CEO da Anthropic
12 de setembro de 2026 - 15:18APONTA ESTUDO
País de escala continental, natureza exótica e praias paradisíacas é o melhor lugar do mundo para sobreviver a uma catástrofe global — e não é o Brasil
11 de setembro de 2026 - 10:30O ROTEIRO DO CHOQUE
Recessão à vista? Fitch diz o que acontece com a economia mundial se a inteligência artificial virar a vilã dos mercados
9 de setembro de 2026 - 19:01Conteúdo Empiricus
De olho em temas como Oriente Médio, petróleo e decisão de juros nos EUA, Empiricus traz recomendações de BDRs para setembro
9 de setembro de 2026 - 12:59VIRADA NO JOGO
Investidor estrangeiro volta para a bolsa brasileira, mas não compra qualquer coisa; veja o que está no radar do gringo
9 de setembro de 2026 - 12:41MUDANÇA NA ÁREA
Mapa-múndi vai mudar? Novo modelo é aprovado pela ONU e propõe uma nova representação dos continentes
8 de setembro de 2026 - 14:57FOI SEM QUERER
O ‘insuportável’ William Shockley, Prêmio Nobel que perdeu seus principais pesquisadores e criou o Vale do Silício por acidente
7 de setembro de 2026 - 7:14Conteúdo BTG Pactual
Dólar ou Selic: mesmo com juros em dois dígitos, títulos atrelados ao CDI ‘apanharam’ dos investimentos ‘gringos’; entenda
5 de setembro de 2026 - 11:00NOVA ROTA, MESMO DESTINO
A nova ameaça de Trump após o dado de emprego para forçar a queda de juros nos EUA
4 de setembro de 2026 - 12:26VALE FICAR DE OLHO
O cartão de crédito de Paris estourou: como a França virou a dor de cabeça dos mercados e o sinal de uma crise na Europa
2 de setembro de 2026 - 18:01CÂMBIO
O trade mais manjado e lucrativo da década está mudando de endereço — e o investidor brasileiro leva vantagem sem fazer esforço
2 de setembro de 2026 - 14:01BTG PACTUAL MACRO DAY 2026
A receita de um dos maiores economistas do mundo para investir com juros altos, guerras e intervenções
31 de agosto de 2026 - 13:50O FIM DO SPOILER
De Wyoming para o seu bolso: o que Kevin Warsh disse no evento mais exclusivo do mundo que mudou os rumos do dólar e da bolsa
28 de agosto de 2026 - 13:04BARRADO DO BAILE
Nem os US$ 250 bilhões de Jeff Bezos garantem ao dono da Amazon um lugar no ‘clube dos bilionários’
27 de agosto de 2026 - 16:32DESFECHO
Bilionário na cadeia: como o colapso da Evergrande fez o ex-homem mais rico da China ser condenado à prisão perpétua
20 de agosto de 2026 - 8:28SEM GABARITO