Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
A VOLTA DO PDV

Reestruturação a todo o vapor: Eletrobras (ELET3) fecha acordo com TST para retomar plano de demissão voluntária 

Com a nova decisão do tribunal, a ex-estatal federal poderá dar andamento nas demissões que estavam paralisadas até então

Eletrobras
Eletrobras -

Quase um mês paralisada, a reestruturação na Eletrobras (ELET3) voltou a girar as engrenagens na última quarta-feira (11). O Tribunal Superior do Trabalho revogou a suspensão dos desligamentos no programa de demissão voluntária (PDV) da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, no início de setembro, o TST anunciou uma medida judicial que suspendia as demissões de funcionários que decidiram aderir ao PDV e que não haviam sido aprovadas oficialmente até 1º de setembro.

Com a nova decisão do tribunal, a ex-estatal federal poderá dar andamento nos desligamentos que estavam paralisados até então.

O TST definiu também o cronograma de saída dos empregados que participaram do plano de demissões deste ano. Com isso, 150 funcionários deixam a companhia no mês de outubro, enquanto outros 150 sairão em novembro e 200 em dezembro de 2023.

Já os colaboradores que trabalham em atividades de operação e manutenção ou nos Centros de Serviços Compartilhados serão desligados a partir de 1º de janeiro do próximo ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O TST e a Eletrobras (ELET3) concordaram ainda em reabrir o período de adesão ao PDV por mais 30 dias. A nova rodada, porém, está limitada a até mais 101 colaboradores.

Leia Também

PETROBRAS QUE SE CUIDE

Prio (PRIO3) pode pagar 21% em dividendos no próximo ano, segundo o Itaú BBA, que elevou recomendação para compra

PISAR NO FREIO OU ACELERADOR?

Localiza (RENT3) cai dois dígitos no ano e BTG defende que a ação está ‘inegavelmente barata’, mas há pontos de atenção

Com a extensão, o número total de funcionários que podem aderir ao plano de demissões de 2023 poderá atingir o limite de até 1.574 colaboradores — equivalente a 20% do quadro da companhia em 30 de abril deste ano.

Relembre a suspensão do PDV da Eletrobras (ELET3)

A Eletrobras (ELET3) deu início ao segundo programa de demissão voluntária desde a privatização em meados de junho.

Porém, a empresa recebeu um ofício do Ministério de Minas e Energia (MME) no começo de setembro com o pedido de suspensão temporária do PDV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro Alexandre Agra Belmonte determinou que a suspensão duraria 15 dias, com o impedimento de novas adesões ao PDV e a continuidade das demissões em andamento.

Em caso de descumprimento da decisão, a Eletrobras seria multada em R$ 1 mil por trabalhador demitido.

A pasta do governo também pedia o plano de investimentos futuros nos segmentos de geração e transmissão, com esclarecimentos de como a empresa o executaria sem a força de trabalho que seria dispensada através do PDV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
7 de agosto de 2026 - 12:24
Pessoa segurando celular com logo da Porto (PSSA3). 7 de agosto de 2026 - 11:54
JBS (JBSS3) 7 de agosto de 2026 - 9:58
Um homem de barba e polo azul aparece no centro da imagem, ladeado por logotipos de Hapvida, Anima, Natura e Azzas 2154. Na parte inferior da imagem, a frase: Juro alto não explica tudo 6 de agosto de 2026 - 18:52
Agência do Banco Bradesco (BBDC4) | Dividendos 6 de agosto de 2026 - 12:06
O CEO do Bradesco (BBDC4), Marcelo Noronha. 6 de agosto de 2026 - 10:56
Foto do aplicativo do ChatGPT na tela do celular 5 de agosto de 2026 - 15:16

PUBLICIDADE DIGITAL

Em busca de receita, OpenAI inclui anúncios no ChatGPT

5 de agosto de 2026 - 15:16
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 5 de agosto de 2026 - 15:03
Fachada de agência do Itaú Unibanco (ITUB4). 5 de agosto de 2026 - 12:02
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar