Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
PEDIDO DE DIVÓRCIO

Empresa que tem Sérgio Rial no conselho vai encerrar sociedade com Americanas (AMER3)

A Vibra Energia, que tem o ex-CEO da Americanas como presidente do conselho, pretende dar fim à parceria com a varejista no negócio de lojas de conveniência

Sérgio Rial, presidente do banco Santander, na sede do Banco em São Paulo
Sérgio Rial, presidente do conselho da Vibra e ex-CEO da AmericanasImagem: Murillo Constantino/Quartetto

A Americanas (AMER3) sofreu mais um baque enquanto tenta organizar o plano de recuperação judicial. Isso porque a Vibra Energia (VBBR3) anunciou que pretende encerrar a sociedade que detém com a varejista no negócio de lojas de conveniência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão de dar fim à parceria na Vem Conveniência foi do conselho de administração. O curioso, nesse caso, é que o presidente do conselho da Vibra é ninguém menos que Sérgio Rial, que ocupou por aproximadamente dez dias o cargo de CEO da Americanas.

A Vibra não informou se o executivo participou da decisão de romper a parceria com a varejista.

A saída prematura de Rial e a revelação do rombo contábil de R$ 20 bilhões foram o estopim da crise na varejista. Pouco mais de uma semana após a revelação, a Americanas entrou com pedido de recuperação judicial, com dívidas de R$ 43 bilhões e uma fila de credores enfurecidos.

  • Não perca dinheiro em 2023: o Seu Dinheiro conversou com os principais especialistas do mercado financeiro e reuniu neste material as melhores oportunidades de investimentos em ações, BDRs, fundos imobiliários e muito mais. ACESSE AQUI GRATUITAMENTE

Vibra e Americanas

A Vibra e a Americanas fecharam a sociedade na Vem Conveniência em fevereiro do ano passado. No papel, a ideia parecia ótima, com a união de uma empresa que conta com uma ampla rede de postos de gasolina com uma varejista quase centenária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que a Vibra é o novo nome da antiga estatal BR Distribuidora, que foi privatizada na gestão de Jair Bolsonaro.

Leia Também

SD ENTREVISTA

Como o Mercantil (BMEB4) chegou a 41% de ROE sem entrar na briga dos bancões — e o alerta do CFO para 2027

DESEMPENHO HISTÓRICO

“Meta é para os fracos. A Petrobras supera metas”. A provocação da CEO vai garantir dividendos extraordinários para você?

O objetivo da sociedade entre Vibra e Americanas era desenvolver os estabelecimentos do segmento de varejo localizados tanto dentro quanto fora de postos de combustível, com as redes Local e BR Mania.

Cada um dos sócios conta com 50% da Vem Conveniência, que na época do anúncio da parceria contava com 1.257 lojas.

A previsão do fim da sociedade já constava na parceria, de acordo com a Vibra. Assim, os sócios originais devem continuar à frente da rede de lojas de conveniência. O objetivo da companhia é manter a operação das lojas BR Mania normalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, não está claro se a Vibra terá de ressarcir a Americanas pelo encerramento da sociedade. Leia aqui a íntegra do comunicado.

Loja da BR Mania, que faz parte da sociedade entre Vibra e Americanas
Loja da BR Mania

Varejista se diz "surpresa" com notificação da Vibra

A Americanas se manifestou na manhã desta terça-feira sobre o pedido da Vibra para o fim da sociedade no negócio de lojas de conveniência.

Em comunicado, a varejista disse que recebeu a notificação sobre a rescisão unilateral "com surpresa" e sem que houvesse qualquer manifestação anterior ou qualquer comunicação.

A Americanas informou ainda que está avaliando os termos da notificação com seus assessores legais para resguardar o interesse da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um homem de barba e polo azul aparece no centro da imagem, ladeado por logotipos de Hapvida, Anima, Natura e Azzas 2154. Na parte inferior da imagem, a frase: Juro alto não explica tudo 6 de agosto de 2026 - 18:52
Agência do Banco Bradesco (BBDC4) | Dividendos 6 de agosto de 2026 - 12:06
O CEO do Bradesco (BBDC4), Marcelo Noronha. 6 de agosto de 2026 - 10:56
Foto do aplicativo do ChatGPT na tela do celular 5 de agosto de 2026 - 15:16

PUBLICIDADE DIGITAL

Em busca de receita, OpenAI inclui anúncios no ChatGPT

5 de agosto de 2026 - 15:16
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 5 de agosto de 2026 - 15:03
Fachada de agência do Itaú Unibanco (ITUB4). 5 de agosto de 2026 - 12:02
executivos trabalhando empresa reunião 5 de agosto de 2026 - 11:00
Navio-plataforma de petróleo em construção em um estaleiro, com guindastes realizando a instalação de módulos sobre a embarcação ao pôr do sol 5 de agosto de 2026 - 10:40

O QUE MUDA PARA O INVESTIDOR

Vender ou ficar com BRAV3? Leilão da OPA da Brava Energia acontece hoje (5)

5 de agosto de 2026 - 10:40
Fachada de uma agência do Bradesco com arquitetura moderna, destacando painéis vermelhos e brancos, logotipos do banco em ambas as laterais do prédio, amplas paredes de vidro na entrada, corrimãos de acessibilidade e paisagismo com árvores e arbustos ao redor. 5 de agosto de 2026 - 7:08
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar