Depois de quase um ano, a Vibra Energia (VBBR3), ex-BR Distribuidora, e a Americanas (AMER3) anunciaram a conclusão de uma parceria firmada para explorar e expandir ainda mais o negócio de lojas de pequeno varejo no Brasil.
A parceria foi oficializada com a criação da Vem Conveniência, uma joint venture formada entre a Americanas e Vibra, que vão deter participações de 50% cada no novo negócio.
O acordo vai unir as expertises de cada uma das companhias. De um lado, entrará a ampla experiência de varejo no mercado brasileiro.
Do outro, virá a força nacional da rede de pontos de venda, além da estrutura de suprimentos e logística, tecnologia e atuação no varejo digital.
Desse modo, as empresas vão desenvolver os estabelecimentos do segmento de varejo localizados tanto dentro quanto fora de postos de combustível, através das redes de negócios Local e BR Mania.
- GUIA PARA BUSCAR DINHEIRO: baixe agora o guia gratuito com 51 investimentos promissores para 2022 e ganhe de brinde acesso vitalício à comunidade de investidores Seu Dinheiro
A Vem Conveniência
A joint venture possui 1.257 lojas de pequeno varejo. O nome BR Mania continuará a ser utilizado nas lojas dos postos de combustíveis. Já a marca Local será usada em estabelecimentos fora dos postos.
Desse modo, a maior parte das lojas — mais especificamente, 1.202 unidades —, ficará em postos de combustíveis e será operada por franqueados.
Enquanto isso, os 55 estabelecimentos restantes vão ser localizados fora dos postos e contarão com operação própria.
Vale lembrar que, apesar de ser controlada pelas companhias, a Vem Conveniência vai contar com uma estrutura de gestão e governança corporativa própria.
O fechamento da operação aconteceu depois que as condições precedentes, como a aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), foram cumpridas.