O fantasma da recessĂŁo parece ter se tornado um dos maiores medos das grandes corporaçÔes de tecnologia. O temor da economia incerta fez as big techs disputarem entre si a posição de âquem demite mais genteâ â e a Amazon estĂĄ liderando a corrida dos layoffs.
A empresa vai demitir mais 9 mil funcionårios ao longo das próximas semanas, segundo um memorando do CEO Andy Jassy para a equipe, dentro da estratégia de corte de custos da companhia.
âDada a economia incerta em que residimos e a incerteza que existe no futuro prĂłximo, optamos por ser mais racionalizados em nossos custos e quadro de funcionĂĄriosâ, disse Jassy, em nota aos funcionĂĄrios.
A nova rodada de demissÔes se soma à pilha de cortes anunciada em novembro do ano passado. Até janeiro, mais de 18 mil funcionårios da empresa perderam seus empregos.
âAlguns podem perguntar por que nĂŁo anunciamos essas reduçÔes de funçÔes junto com as anunciadas alguns meses atrĂĄsâ, escreveu o CEO. "A resposta curta Ă© que nem todas as equipes terminaram suas anĂĄlises no final do outono; e, em vez de apressar essas avaliaçÔes sem a devida diligĂȘncia, optamos por compartilhar essas decisĂ”es conforme as tomamos, para que as pessoas tivessem as informaçÔes o mais rĂĄpido possĂvel.â
- VocĂȘ investe em açÔes, renda fixa, criptomoedas ou FIIs? EntĂŁo precisa saber como declarar essas aplicaçÔes no seu Imposto de Renda 2023. Clique aqui e acesse um tutorial gratuito, elaborado pelo Seu Dinheiro, com todas as orientaçÔes sobre o tema.
Amazon e os cortes de custos
A Amazon encerrou na semana passada a segunda fase do processo orçamentĂĄrio anual, conhecido pelos funcionĂĄrios como âOP2â. De acordo com o comunicado do CEO, o principal objetivo da companhia para este ano âera ser mais enxutoâ.
âO princĂpio primordial de nosso planejamento anual este ano era ser mais enxuto, ao mesmo tempo em que nos permitisse investir fortemente nas principais experiĂȘncias de longo prazo do cliente que acreditamos que podem melhorar significativamente a vida dos clientes e a Amazon como um todo.â
O novo layoff deve impactar principalmente os negĂłcios de infraestrutura em nuvem (AWS, na sigla em inglĂȘs), a ĂĄrea de experiĂȘncia de pessoas e solução de tecnologia (PXT), publicidade e a Twitch.
Porém, segundo Andy Jassy, as equipes afetadas ainda não tomaram as decisÔes finais sobre quais funçÔes serão afetadas pelas demissÔes. A intenção é concluir o processo até a metade de abril.
O CEO ainda destaca que, apesar do corte de milhares de funcionårios, ainda hå vagas abertas e contrataçÔes em åreas estratégicas da Amazon.
Confira o comunicado de Andy Jassy na Ăntegra:
âComo acabamos de concluir a segunda fase de nosso plano operacional (âOP2â) na semana passada, escrevo para compartilhar que pretendemos eliminar cerca de 9.000 posiçÔes a mais nas prĂłximas semanas - principalmente em AWS, PXT, Publicidade e Twitch. Esta foi uma decisĂŁo difĂcil, mas pensamos ser a melhor para a empresa a longo prazo.
Deixe-me compartilhar algum contexto adicional.
Como parte de nosso processo de planejamento anual, os lĂderes de toda a empresa trabalham com suas equipes para decidir quais investimentos desejam fazer para o futuro, priorizando o que Ă© mais importante para os clientes e a saĂșde de longo prazo de nossos negĂłcios. Por vĂĄrios anos que antecederam este, a maioria de nossos negĂłcios adicionou uma quantidade significativa de funcionĂĄrios. Isso fazia sentido, dado o que estava acontecendo em nossos negĂłcios e na economia como um todo. No entanto, dada a economia incerta em que residimos e a incerteza que existe no futuro prĂłximo, optamos por ser mais racionalizados em nossos custos e quadro de funcionĂĄrios.
Ă medida que nossos negĂłcios internos avaliavam o que mais interessava aos clientes, eles tomavam decisĂ”es de repriorização que Ă s vezes levavam a reduçÔes de funçÔes, Ă s vezes levavam Ă transferĂȘncia de pessoas de uma iniciativa para outra e Ă s vezes levavam a novas aberturas onde nĂŁo temos as habilidades certas correspondĂȘncia de nossos membros de equipe existentes. Isso inicialmente nos levou a eliminar 18.000 posiçÔes (que compartilhamos em janeiro); e, como concluĂmos a segunda fase de nosso planejamento este mĂȘs, isso nos levou a essas reduçÔes adicionais de 9.000 cargos (embora vocĂȘ veja contrataçÔes limitadas em alguns de nossos negĂłcios em ĂĄreas estratĂ©gicas nas quais priorizamos alocar mais recursos).
Alguns podem perguntar por que nĂŁo anunciamos essas reduçÔes de funçÔes com as que anunciamos alguns meses atrĂĄs. A resposta curta Ă© que nem todas as equipes terminaram suas anĂĄlises no final do outono; e, em vez de apressar essas avaliaçÔes sem a devida diligĂȘncia, optamos por compartilhar essas decisĂ”es conforme as tomamos, para que as pessoas tivessem as informaçÔes o mais rĂĄpido possĂvel. O mesmo vale para esta nota, pois as equipes afetadas ainda nĂŁo terminaram de tomar as decisĂ”es finais sobre exatamente quais funçÔes serĂŁo afetadas. Assim que essas decisĂ”es forem tomadas (nosso objetivo Ă© concluĂ-las atĂ© meados de abril), nos comunicaremos com os funcionĂĄrios afetados (ou, quando aplicĂĄvel na Europa, com os ĂłrgĂŁos representativos dos funcionĂĄrios). Iremos, Ă© claro, apoiar aqueles que tivermos de demitir e forneceremos pacotes que incluem um pagamento de separação.
Se eu voltar ao nosso princĂpio â ser mais enxuto ao fazĂȘ-lo de uma maneira que nos permita investir fortemente nas principais experiĂȘncias de longo prazo do cliente que acreditamos que podem melhorar significativamente a vida dos clientes e a Amazon como um todo â acredito que o resultado do ciclo de planejamento deste ano Ă© um plano que atinge esse objetivo. Continuo muito otimista em relação ao futuro e Ă mirĂade de oportunidades que temos, tanto em nossos maiores negĂłcios, Stores e AWS, quanto em nossas novas experiĂȘncias de clientes e negĂłcios nos quais estamos investindo.
Aos afetados por essas reduçÔes, quero agradecer pelo trabalho que fizeram em nome dos clientes e da empresa. Nunca Ă© fĂĄcil dizer adeus aos nossos companheiros de equipe, e vocĂȘ farĂĄ falta. Para aqueles que continuarĂŁo conosco, estou ansioso para fazer parceria com vocĂȘ, pois facilitamos a vida dos clientes todos os dias e inventamos incansavelmente para fazer isso.
Andyâ