🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Quando a maré baixa é que você vê quem está nadando Nu. Que o diga o fundo do Nubank

Foi isso o que aconteceu com investidores do fundo Nu Reserva Imediata, o “caixinha” do Nubank

20 de janeiro de 2023
6:07 - atualizado às 12:49
Montagem com cartão do Nubank
Montagem com cartão do Nubank - Imagem: Montagem/Seu Dinheiro

Já pensou em deixar a sua reserva de emergência em um fundo que se diz totalmente seguro e quando você precisa do dinheiro descobre que uma parte dele sumiu? Pois saiba que foi isso o que aconteceu com investidores do fundo Nu Reserva Imediata.

Segundo o próprio site do Nubank, trata-se de um fundo DI com aplicações de baixo risco, rentabilidade melhor que a da poupança e possibilidade de resgate antecipado.

Até aqui, nenhuma novidade. Praticamente todos os bancos e corretoras têm fundos DI indexados ao CDI, sem risco algum e possibilidade de retiradas no mesmo dia.

No caso do Nubank, no entanto, a rentabilidade garantida virou garantia de prejuízo para quem "guardou" o dinheiro no fundo em 2023.

Quando a maré baixa, você vê quem está Nu

Antes de mais nada, é preciso entender o que aconteceu com o tal fundo.

Apesar de investir boa parte do dinheiro dos cotistas em ativos conservadores, como o Tesouro Selic, o fundo destinava uma pequena parcela do patrimônio para investimentos em títulos de dívidas de outras empresas.

Leia Também

Em outras palavras, o fundo pegava uma parte do dinheiro dos clientes e "emprestava" para outras empresas, em busca de mais rentabilidade, mas com riscos bem mais altos também.

Antes de continuar, é bom esclarecer que gestores fazem isso para obter um retorno um pouco mais atrativo do que os Fundos DI tradicionais e, assim, chamar mais cotistas para os seus fundos — o que também significa mais lucro para eles.

Quando a bonança predomina, essa maior agressividade costuma dar certo. Veja como o fundo "turbinado" do Nu rendeu um pouco mais do que o Tesouro Selic em 2022.

Fonte: Bloomberg

Mas e quando as coisas dão errado?

Certa vez, Warren Buffett usou a seguinte frase para descrever gestores que tomam posições arriscadas demais no bull market e que acabam se dando muito mal quando o mercado vira: "quando a maré baixa é que você vê quem está nadando nu".

Aliás, como curiosidade, fui pesquisar qual era a origem do nome Nubank.

Segundo o próprio banco, "Nu vem de sem roupas, pelado mesmo. Traz a ideia de transparente".

Transparente não me parece a melhor definição para o tal fundo DI. Neste caso, acredito que a definição de Buffett para a palavra nu esteja mais próxima do que realmente aconteceu.

A maré baixou

Com todos os problemas que vieram à tona, a situação financeira da Americanas piorou drasticamente.

Antes, uma empresa com resultados razoáveis, endividamento controlado e boa relação com bancos. Agora, uma companhia com resultados ruins, dívidas gigantescas e muita desconfiança perante as instituições financeiras. De um dia para o outro, as chances de a Americanas não conseguir pagar as suas dívidas aumentou muito, o que provocou uma forte desvalorização das debêntures da companhia.

Desvalorização de debêntures com vencimento em 2033. Fonte: Bloomberg

Adivinhe qual fundo tinha essas debêntures na carteira? Como dica, vou citar o trecho de uma música para você: "pelado pelado, Nu com mão no bolso".

Como consequência, o fundo que deveria prezar por retornos acima da poupança, acabou mostrando prejuízo para os cotistas em 2023:

Fonte: Bloomberg

O problema não é a estratégia, mas a finalidade do fundo

O que o fundo Nu Reserva de Emergência fez não é incomum, e não há nenhum problema com a estratégia de se misturar investimento em títulos do governo com debêntures.

Como eu já disse, vários fundos DI destinam uma parcela do patrimônio em títulos de dívida de empresas para apimentar a rentabilidade. Mas eles devem fazer isso alertando para os riscos.

No caso do Nubank, o que é inaceitável é o banco sugerir um fundo com esses ativos para clientes que não querem ter risco algum. Para clientes que estão em busca de um lugar seguro para guardar sua reserva de emergência.

Lembrando que, além de debêntures da Americanas, o fundo ainda carregava (talvez ainda carregue, não temos como saber) títulos da Qualicorp, Ambipar, e por aí vai.

Não brinque com a sua reserva de emergência

Se existe uma coisa que eu quero que você aprenda na coluna de hoje é: não brinque com a sua reserva de emergência!

Já pensou, no momento que você mais precisa do dinheiro, descobre que ele sumiu, ou que, por causa de uma decisão ruim do gestor, só sobrou metade?

Por isso, essa parcela do seu patrimônio precisa estar investida em ativos que não carreguem riscos. Pode ser diretamente em Tesouro Selic, pode ser num fundo DI que invista todo o patrimônio em Tesouro Selic – procure as informações em sua corretora.

Empiricus Selic, BTG Selic e Trend Selic são alguns dos fundos DI para o propósito de reserva de emergência sugeridos na série Melhores Fundos de Investimento.

Lembre-se: essa parcela não está em jogo!

Qual a melhor aplicação para sua reserva de emergência?

Nesta aplicação, sua reserva de emergência fica alocada nos ativos mais seguros de todo o mercado brasileiro. Além disso, tem taxa ZERO de administração. Clique aqui para conhecer gratuitamente.

Powered by Empiricus Investimentos.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

O Seu Dinheiro procurou o Nubank a respeito do fundo Nu Reserva Imediata e recebeu o seguinte posicionamento:

"A Nu Asset Management, gestora de fundos de investimentos do Nubank, esclarece que o fundo de renda fixa “Nu Reserva Imediata” possui estratégia desenhada para ser uma opção de baixo risco e altíssima liquidez, e busca performance acima do CDI ao longo do tempo. O Nu Reserva Imediata é um fundo de renda fixa com grau de investimento, possui rentabilidade nominal positiva de 2,72% nos últimos 90 dias, e segue trajetória de rentabilidade de longo prazo, apoiada pela diversificação de investimentos.

Assim como dezenas de fundos no mercado com o mesmo perfil, o Nu Reserva Imediata também investe em ativos de crédito privado, dentro de um limite regulatório. A pequena parcela de investimento em debêntures das Lojas Americanas, historicamente avaliada como Triple A por diferentes casas de rating, já foi revista pela Nu Asset Management."

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BONS VENTOS A CAMINHO?

Desempenho acima do esperado do Nubank (ROXO34) não justifica a compra da ação agora, diz Itaú BBA

23 de abril de 2025 - 19:15

Enquanto outras empresas de tecnologia, como Apple e Google, estão vendo seus papéis passarem por forte desvalorização, o banco digital vai na direção oposta, mas momento da compra ainda não chegou, segundo analistas

ROXO DE INVEJA?

Mercado Pago contrata Anitta, cutuca o Nubank e mira o topo como banco digital da América Latina

23 de abril de 2025 - 9:22

Anitta é a nova embaixadora do Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, e provoca o Nubank em campanha ousada para liderar os bancos digitais na América Latina

BOMBOU NO SD

Ações x títulos da Petrobras, follow-on da Azul e 25 ações para comprar após o caos: o que bombou no Seu Dinheiro esta semana

19 de abril de 2025 - 9:51

Outra forma de investir em Petrobras além das ações em bolsa e oferta subsequente de ações da Azul estão entre as matérias mais lidas da última semana em SD

PARA O ALTO E AVANTE

Por que o Mercado Livre (MELI34) vai investir R$ 34 bilhões no Brasil em 2025? Aporte só não é maior que o de Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3)

16 de abril de 2025 - 6:30

Com o valor anunciado pela varejista online, seria possível comprar quatro vezes Magalu, Americanas e Casas Bahia juntos; conversamos com o vice-presidente e líder do Meli no Brasil para entender o que a empresa quer fazer com essa bolada

O PAÍS DA RENDA FIXA

As empresas não querem mais saber da bolsa? Puxada por debêntures, renda fixa domina o mercado com apetite por títulos isentos de IR

15 de abril de 2025 - 14:32

Com Selic elevada e incertezas no horizonte, emissões de ações vão de mal a pior, e companhias preferem captar recursos via dívida — no Brasil e no exterior; CRIs e CRAs, no entanto, veem emissões caírem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Taxa sobre taxa: Resposta da China a Trump aprofunda queda das bolsas internacionais em dia de ata do Fed

9 de abril de 2025 - 8:45

Xi Jinping reage às sobretaxas norte-americanas enquanto fica cada vez mais claro que o alvo principal de Donald Trump é a China

ONDE INVESTIR

Renda fixa para abril chega a pagar acima de 9% + IPCA, sem IR; recomendações já incluem prefixados, de olho em juros mais comportados

9 de abril de 2025 - 8:12

O Seu Dinheiro compilou as carteiras do BB, Itaú BBA, BTG e XP, que recomendaram os melhores papéis para investir no mês

FICOU BARATO?

JP Morgan eleva avaliação do Nubank (ROXO34) e vê benefícios na guerra comercial de Trump — mas corta preço-alvo das ações

8 de abril de 2025 - 17:37

Para os analistas do JP Morgan, a mudança na avaliação do Nubank (ROXO34) não foi fácil: o banco digital ainda enfrenta desafios no horizonte

TOP COMPANIES

As melhores empresas para crescer na carreira em 2025, segundo o LinkedIn

8 de abril de 2025 - 15:21

Setor bancário lidera a seleção do LinkedIn Top Companies 2025, que mede o desenvolvimento profissional dentro das empresas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump-palooza: Alta tensão com tarifaço dos EUA força cautela nas bolsas internacionais e afeta Ibovespa

2 de abril de 2025 - 8:13

Donald Trump vai detalhar no fim da tarde de hoje o que chama de tarifas “recíprocas” contra países que “maltratam” os EUA

LIGA DOS SUPER-RICOS

Os bilionários de 2025 no Brasil e no mundo — confira quem subiu e quem caiu na lista da Forbes

1 de abril de 2025 - 16:53

Lista de bilionários bate recorde, reunindo 3.000 nomes que, juntos, somam US$ 16,1 trilhões, com Musk, Zuckerberg e Bezos liderando o ranking

APÓS O ROMBO

Ex-CEO da Americanas (AMER3) na mira do MPF: Procuradoria denuncia 13 antigos executivos da varejista após fraude multibilionária

1 de abril de 2025 - 9:51

Miguel Gutierrez é descrito como o principal responsável pelo rombo na varejista, denunciado por crimes como insider trading, manipulação e organização criminosa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump

31 de março de 2025 - 8:18

O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”

RENDA FIXA NA VEIA

Conservador, sim; com retorno, também: como bater o CDI com uma carteira 100% conservadora, focada em LCIs, LCAs, CDBs e Tesouro Direto

31 de março de 2025 - 6:01

A carteira conservadora tem como foco a proteção patrimonial acima de tudo, porém, com os juros altos, é possível aliar um bom retorno à estratégia. Entenda como

DE OLHO NOS CALOTES

Nubank (ROXO34): Safra aponta alta da inadimplência no roxinho neste ano; entenda o que pode estar por trás disso

28 de março de 2025 - 19:00

Uma possível explicação, segundo o Safra, é uma nova regra do Banco Central que entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano. 

BALANÇO DOS BALANÇOS

O e-commerce das brasileiras começou a fraquejar? Mercado Livre ofusca rivais no 4T24, enquanto Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia apanham no digital

28 de março de 2025 - 16:02

O setor de varejo doméstico divulgou resultados mistos no trimestre, com players brasileiros deixando a desejar quando o assunto são as vendas online

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA

28 de março de 2025 - 8:04

O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária

ROXINHO EXPRESS

110% do CDI e liquidez imediata — Nubank lança nova Caixinha Turbo para todos os clientes, mas com algumas condições; veja quais

27 de março de 2025 - 15:22

Nubank lança novo investimento acessível a todos os usuários e notificará clientes gradualmente sobre a novidade

ENTREVISTA EXCLUSIVA

CEO da Americanas vê mais 5 trimestres de transformação e e-commerce menor, mas sem ‘anabolizantes’; ação AMER3 desaba 25% após balanço

27 de março de 2025 - 14:58

Ao Seu Dinheiro, Leonardo Coelho revelou os planos para tirar a empresa da recuperação e reverter os números do quarto trimestre

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar