Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

A invasão dos OVNIs foi adiada: entenda por que a tensão geopolítica pode ser ruim para o Brasil

Quando as coisas pareciam caminhar para um desfecho mais positivo, os EUA e a China encontraram nos ovnis um novo jeito de brigar

14 de fevereiro de 2023
7:19
ovni, nave, alien, alienígena
Imagem: Pixabay

A semana começa com mais notícias envolvendo o espaço aéreo da América do Norte. Aviões militares derrubaram neste fim de semana mais objetos não identificados nos céus dos Estados Unidos, na região dos Grandes Lagos, e do Canadá, no território de Yukon. Os famosos ovnis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao que tudo indica, embora ainda não formalmente confirmado, os objetos voadores não identificados eram balões menores do que o balão espião chinês abatido pelos EUA há uma semana na costa da Carolina do Sul.

Para a tristeza dos amantes das teorias de conspiração sobre alienígenas, a invasão extraterrestre ficou para outro dia. O que temos para hoje é a tensão geopolítica entre EUA e a China.

A mútua dependência entre EUA e China

Vale ressaltar que o Pentágono não confirmou os objetos voadores subsequentes como sendo chineses, enquanto Pequim, por sua vez, acusou os EUA de enviar 10 balões ao espaço aéreo da China em 2022. Parece justo, no entanto, perguntar qual é o plano de jogo de Pequim aqui. 

Veja, estamos falando das duas principais economias do mundo, o que faz com que qualquer atrito, como o que vem acontecendo nos últimos anos, chame sempre a nossa atenção (pode afetar a economia mundial).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com briga ou sem briga, os EUA ainda precisam da China para fabricar as coisas que fabricam e a China precisa dos dólares americanos para manter sua economia funcionando. Ou seja, há uma dependência econômica mútua aqui que não pode acabar do nada, fazendo com que qualquer processo de transformação seja demorado.

Leia Também

Há quem argumente que a alta cúpula chinesa podia nem estar ciente de que o primeiro dispositivo de coleta de informações estava pairando no espaço aéreo dos EUA, enquanto outros indicam que foi um erro geopolítico da parte dos chineses.

O momento não poderia ser pior.

O mundo enfrenta um aperto monetário com poucos precedentes no passado, o que apontaria para uma recessão nos países centrais, enquanto a China luta para finalmente sair das restrições pandêmicas.

O presidente chinês Xi Jinping não é bobo e sabe que para ter um sucesso maior em termos de crescimento precisa que o mundo não caia em uma recessão muito dura e, principalmente, que os EUA não possam retaliar economicamente a China, como fizeram com a Rússia — depois de 2022, qualquer evento geopolítico ganhou peso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ora, os EUA continuam sendo o principal parceiro comercial da China, com o comércio bilateral chegando a US$ 2 bilhões por dia. Enquanto a realidade for essa, o governo chinês precisará controlar a sua resposta aos abates americanos dos objetos voadores.

Claro, isso se os últimos forem mesmo de origem chinesa, como tudo sugere — se tivesse realmente sido apenas uma ferramenta de coleta de dados meteorológicos, Pequim não hesitaria em avisar os EUA formalmente o desvio de rota, conforme a diplomacia internacional pede.

Leia também

Quanto pior, pior

A reunião entre Biden e o presidente Xi Jinping na Indonésia no final do ano passado foi projetada para estabelecer laços entre as duas maiores economias e potências estratégicas do mundo. A esperança era fazer com que os funcionários falassem mais e trabalhassem em interesses comuns. E as coisas pareciam caminhar bem.

Ocorre que, mais uma vez, temos as duas principais economias se estranhando. Sabemos que a tendência é que haja nos próximos anos uma regionalização maior, com a divisão do mundo em dois blocos principais, um mais alinhado aos americanos e outro aos chineses. Quanto pior for o ambiente geopolítico, mais difícil será para trabalharmos em uma transição saudável de modelo econômico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo assim, a história pode nos mostrar que as disputas geopolíticas nem sempre inviabilizam as relações próximas, especialmente as econômicas. Para ilustrar, o comércio de mercadorias entre os EUA e a China atingiu um recorde em 2022, mesmo com efeitos e sanções em vigor desde a guerra comercial da era Trump.

De qualquer forma, a situação de agora é problemática, porque a economia da China cresceu no ano passado no segundo ritmo mais lento desde a década de 1970, prejudicada pela pandemia e pelos esforços liderados pelos Estados Unidos para manter equipamentos avançados de fabricação de chips longe do território chinês.

Esperava-se que o relaxamento da política de zero-Covid fosse um novo começo, não apenas para a economia, mas também para as relações internacionais, dado o isolamento da China por tanto tempo. Agora, porém, o incidente do balão (ou dos balões) pode tornar mais difícil para a economia chinesa recobrar seu brilho. 

Quanto mais tempo houver falta de clareza, mais estreita será a janela para tornar o objetivo da reunião na Indonésia possível. O problema é que isso afeta não só a retomada chinesa, mas o crescimento global como um todo, podendo prejudicar o Brasil, já em uma situação bastante delicada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Super Quarta no meio da guerra entre EUA e Irã, os resultados da Vale (VALE3), e o que mais move os mercados hoje

28 de abril de 2026 - 8:20

A guerra no Irã pode obrigar a Europa a fazer um racionamento de energia e encarecer alimentos em todo o mundo, com aumento dos preços de combustíveis e fertilizantes

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Super Quarta em meio ao caos da guerra: Copom e Fed sob a sombra de Ormuz

28 de abril de 2026 - 7:38

Guerras modernas raramente ficam restritas ao campo militar. Elas se espalham por preços, cadeias produtivas, inflação, juros e estabilidade institucional

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A maratona dos bancos brasileiros, Super Quarta, e o que mais esperar dos mercados nesta semana

27 de abril de 2026 - 8:09

Entenda o que esperar dos resultados dos maiores bancos brasileiros no 1T26; investidores estarão focados nos números que mais sofrem em ciclos de crédito mais apertado e juros maiores

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Fogo na cozinha de Milei: Guia Michelin e o impasse da alta gastronomia na Argentina

25 de abril de 2026 - 9:01

Governo federal corta apoio a premiação internacional e engrossa caldo do debate sobre validade do Guia Michelin

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A disputa pelos precatórios da Sanepar (SAPR11), as maiores franquias do Brasil, e o que mais você precisa saber hoje

24 de abril de 2026 - 8:50

Mesmo sem saber se o valor recebido em precatórios pela Sanepar será ou não, há bons motivos para investir na ação, segundo o colunista Ruy Hungria

SEXTOU COM O RUY

Amantes de dividendos: Sanepar (SAPR11) reage com chance de pagamento extraordinário, mas atratividade vai muito além

24 de abril de 2026 - 6:01

A Sanepar não é a empresa de saneamento mais eficiente do país, é verdade, mas negocia por múltiplos descontados, com possibilidade de início de discussões sobre privatização em breve e, quem sabe, uma decisão favorável envolvendo precatório

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como imitar os multimilionários, resultados corporativos e o que mais move os mercados hoje

23 de abril de 2026 - 8:36

Aprenda quais são as estratégias dos ricaços que você pode copiar e ganhar mais confiança na gestão do seu patrimônio

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Lições da história recente sobre sorrir ou chorar no drawdown

22 de abril de 2026 - 20:00

O mercado voltou a ignorar riscos? Entenda por que os drawdowns têm sido cada vez mais curtos — e o que isso significa para o investidor

ALÉM DO CDB

Teste na renda fixa: o que a virada de maré no mercado de crédito privado representa para o investidor; é para se preocupar?

22 de abril de 2026 - 19:31

Alta nos prêmios de risco, queda nos preços dos títulos e resgates dos fundos marcaram o mês de março, mas isso não indica deterioração estrutural do crédito

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que atrapalha o sono da Tenda (TEND3), o cessar-fogo nos mercados, e o que mais você precisa saber hoje 

22 de abril de 2026 - 8:31

Entenda por que a Alea afeta o balanço da construtora voltada à baixa renda, e saiba o que esperar dos mercados hoje

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

A estratégia vencedora em um cessar-fogo que existe e não existe ao mesmo tempo

21 de abril de 2026 - 9:30

Mesmo que a guerra acabe, o mundo atravessa um período marcado por fragmentação e reorganização das cadeias globais de suprimento, mas existe uma forma simples e eficiente de acessar o que venho chamando de investimento “quase obrigatório” em tempos de conflito

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O poder dos naming rights, impasse no Estreito de Ormuz continua e pressiona economia, e o que mais você deve ficar de olho hoje

20 de abril de 2026 - 8:56

O Nubank arrematou recentemente o direito de nomear a arena do Palmeiras e mostra como estratégia de marketing continua sendo utilizada por empresas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As aventuras de Mark Mobius, os proventos da Petrobras (PETR4), resultados da Vale (VALE3), e o que mais você precisa saber hoje

17 de abril de 2026 - 8:13

Conheça a intensa biografia de Mark Mobius, pioneiro em investimentos em países emergentes, e entenda quais oportunidades ainda existem nesses mercados

SEXTOU COM O RUY

A ironia do destino de Mark Mobius: o rali histórico de emergentes que o ‘pai dos emergentes’ não terá chance de ver

17 de abril de 2026 - 6:07

Ainda não me arrisco a dizer que estamos entrando em um rali histórico para os mercados emergentes. Mas arrisco dizer que, esteja onde estiver, Mobius deve estar animado com as perspectivas para os ativos brasileiros.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As incertezas nos balanços do 1T26, dólar a R$ 4,90, resultado da Vale (VALE3), e o que mais esperar dos mercados hoje

16 de abril de 2026 - 8:12

Com transformações e mudanças de tese cada vez mais rápidas, entenda o que esperar dos resultados das empresas no primeiro trimestre de 2026

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Ibovespa — matando a sede com a metade cheia do copo 

15 de abril de 2026 - 20:00

Com a desvalorização do dólar e a entrada de gringos na bolsa brasileira, o Ibovespa ganha força. Ainda há espaço para subir?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A invasão gringa nos FIIs, a relação entre economia e eleições, e o que move os mercados hoje

15 de abril de 2026 - 8:29

Entenda como a entrada de capital estrangeiro nos FIIs pode ajudar os cotistas locais, e como investir por meio de ETFs

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como se proteger dos choques cada vez mais comuns de petróleo, recorde na bolsa, e o que mais move os mercados hoje

14 de abril de 2026 - 8:34

Confira qual é o investimento que pode proteger a carteira de choques cada vez mais comuns no petróleo, com o acirramento das tensões globais

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

O novo normal é o choque: o investimento “obrigatório” em tempos de guerra

14 de abril de 2026 - 6:04

Fundo oferece exposição direta às principais empresas brasileiras ligadas ao setor de commodities, permitindo ao investidor, em um único ativo listado em bolsa, acessar uma carteira diversificada de companhias exportadoras e geradoras de caixa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo gelato perfeito, a falta de acordo entre EUA e Irã, e o que mais você precisa saber hoje

13 de abril de 2026 - 7:43

Conheça a história da Gelato Borelli, com faturamento de R$ 500 milhões por ano e 240 lojas no país

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia