🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DEU RUIM PARA O ROXINHO

Crescimento da inadimplência no Bradesco (BBDC4) e no Banco do Brasil (BBSA3) acende sinal amarelo — e JP Morgan rebaixa ações do Nubank (NUBR33)

O rebaixamento das ações vem antes da divulgação oficial do balanço do terceiro trimestre da fintech, que só deve acontecer na próxima segunda-feira (14).

O balanço decepcionante do Bradesco (BBDC4), divulgado na última quarta-feira (11) não afetou apenas os papéis do banco brasileiro — de olho na forte deterioração do crédito e crescimento forte da inadimplência, o JP Morgan decidiu rebaixar os papéis do Nubank (NUBR33) para venda. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os analistas do banco também suspenderam o preço-alvo para 2023, apontando apenas que a cotação justa dos papéis gira em torno de US$ 4 e US$ 4,5. 

O rebaixamento das ações vem antes da divulgação oficial do balanço do terceiro trimestre da fintech, que só deve acontecer na próxima segunda-feira (14). 

Para o JP Morgan, uma forma da fintech se blindar da deterioração dos seus ativos é implementar uma desaceleração no crescimento, e apesar dos analistas seguirem confiantes na ampliação das margens e consolidação da plataforma, os riscos parecem maiores do que os potenciais de valorização. 

As bandeiras vermelhas

Para os analistas do banco americano, os números apresentados pelo Bradesco e pelo Banco do Brasil (BBSA3) são preocupantes no que diz respeito ao mercado de crédito no Brasil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso do Bradesco, o terceiro trimestre foi marcado por um aumento de 116% na comparação anual no seu provisionamento de despesas, o número de contratos inadimplentes também subiu a 3,9%. Já no caso do Banco do Brasil, cujos correntistas são principalmente funcionários públicos --- considerados um público de menor risco ---, os números de contratos de cartão de crédito e empréstimos também pioraram, o que traz a expectativa de que os números também devem ser piores no mercado geral. 

Leia Também

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Sucessor de Warren Buffett diz como Berkshire Hathaway vai ganhar dinheiro com IA (a resposta não está só na bolsa)

FILHA DO DIVÓRCIO

Farm vale mais que a Azzas (AZZA3) na bolsa? Marca deve receber propostas neste mês após ruptura entre Arezzo e Soma, diz jornal

A comparação dos analistas com os dois bancões se deve pela semelhança entre os públicos e também pela predominância do cartão de crédito e empréstimos pessoais no portfólio do Nubank --- o que o JP classificou como um "risco excessivo de investimento no terceiro trimestre''. 

O próprio Banco Central brasileiro também mostra sinais da deterioração do cenário de crédito no país, com o nível de endividados  no maior nível da série histórica — empréstimos com cartão de crédito seguem crescendo a uma taxa anualizada de 40%, e contratos com 15 a 89 dias de atraso seguem em níveis elevados. 

A mudança de créditos inadimplentes de 90 dias para 120 dias é citada como uma preocupação para os analistas, já que os números apresentados pelo Nubank devem ter pouco valor de comparação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os gatilhos para alta

Com a recomendação de venda, o banco de investimentos aponta que existem riscos de alta que podem contrariar o cenário desenhado por seus analistas. 

No caso, é possível que o Nubank demonstre uma expansão maior do que a projetada no Brasil, Colômbia e México, além de conseguir introduzir novos produtos (como folha de pagamento) e maior eficiência operacional.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mão de um robô humanóide quase toca na mão de um ser humano 5 de setembro de 2026 - 14:55
5 de setembro de 2026 - 13:22
Sede da Intelbras em São José, Santa Catarina 4 de setembro de 2026 - 17:42
Méliuz Bitcoin 4 de setembro de 2026 - 16:37
Montagem que traz ao fundo prédios da Casas Bahia, da Brakem, da Oi e do Pão de Açúcar. Ao centro, Tatiana Flores, advogada sócia do LDCM Advogados, e a frase: Epidemia de RJs na parte inferior da imagem 4 de setembro de 2026 - 15:33
Sede do IRB(Re) 4 de setembro de 2026 - 11:02
Sabesp pressão da água 4 de setembro de 2026 - 10:30
Revolut. 3 de setembro de 2026 - 16:24
Escritório do Banco Master. 3 de setembro de 2026 - 12:42
Maurício Viotti, diretor executivo da da Wiz Co (WIZC3). Foto Divulgação 3 de setembro de 2026 - 12:33
3 de setembro de 2026 - 9:08
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar