🔴 [NO AR] MERCADO TEME A FRAGMENTAÇÃO DA DIREITA? ENTENDA A REAÇÃO DOS ATIVOS – ASSISTA AGORA

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Jornalista formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em 2025 foi eleita como uma das 50 jornalistas mais admiradas da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil. Já passou pela redação do TradeMap.

DUELO DE GIGANTES

Elon Musk declara guerra contra a Apple pelo “fim da censura” e de taxas excessivas — e ele não é o único

CEO da Tesla criticou a empresa de Tim Cook após suposta ameaça da Apple de remover o Twitter da loja de aplicativos App Store; entenda a disputa

Camille Lima
Camille Lima
29 de novembro de 2022
11:18
Elon Musk, dono do Twitter, e Tim Cook, CEO da Apple, duelando no jogo Street Fighter
Elon Musk, dono do Twitter, e Tim Cook, CEO da Apple, duelando no jogo Street Fighter - Imagem: Montagem Andrei Morais, Street Fighter, Shutterstock

Autodenominado um “absolutista da liberdade de expressão”, Elon Musk parece disposto a esgotar todas as suas opções para acabar com o que chama de censura nas redes sociais como o Twitter. E isso inclui comprar briga até mesmo com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo como a Apple (AAPL34).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última segunda-feira (28), o homem mais rico do mundo e novo dono do Twitter declarou em um post na rede social uma verdadeira guerra contra a empresa de Tim Cook pelo “fim da censura na América”, com uma série de denúncias e indiretas – bem diretas, diga-se de passagem — envolvendo a Apple. 

No primeiro dos tuítes, o bilionário informou que a Apple teria “praticamente parado de anunciar no Twitter” e havia ameaçado remover o aplicativo do pássaro azul da loja de aplicativos App Store. A medida faria parte do processo da Apple de moderação para revisão de aplicativos. 

“Eles odeiam a liberdade de expressão na América? O que está acontecendo aqui, Tim Cook?”, questionou o bilionário.

Segundo dados da empresa de inteligência publicitária MediaRadar, a fabricante de iPhone gastou cerca de US$ 40 milhões em anúncios no Twitter em 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Twitter e o fim da censura

Usuário ativo da plataforma do passarinho azul desde 2009, o CEO da Tesla comumente lança enquetes na rede social para tomar decisões e opinar sobre vários temas — mesmo os mais importantes, como planos de paz para guerras entre nações.

Leia Também

Elon Musk até mesmo invocou expressões arcaicas como “Vox Populi, Vox Dei" (que, traduzida do latim, seria algo do tipo “a voz do povo é a voz de Deus”) para justificar a restauração de contas polêmicas banidas da rede social, como as do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e do rapper Kanye West.

Desta vez, a nova enquete do homem mais rico do mundo no Twitter colocou em jogo as supostas “ações de censura” da fabricante de iPhones.

"A Apple deveria publicar todas as ações de censura tomadas que afetam seus clientes? Sim ou não”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bilionário também disse, no Twitter, que atualmente acontece uma “revolução contra a censura online na América”.

A Apple vai excluir o Twitter da App Store?

As diretrizes públicas do Twitter parecem estar sendo acompanhadas de perto pela Apple há algum tempo — e podem resultar na retirada do aplicativo da App Store, segundo Elon Musk.

“A Apple também ameaçou retirar o Twitter da sua App Store, mas não quer nos contar o porquê”, escreveu o bilionário, em tweet.

https://twitter.com/elonmusk/status/1597300125243944961

Isso porque a empresa de Tim Cook exige uma forte moderação de conteúdo em aplicativos em que o usuário gera o próprio conteúdo, como é o caso do Twitter. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde que assumiu o controle da rede social, o CEO da Tesla promoveu intensos cortes na força de trabalho do Twitter, incluindo, supostamente, na equipe que cuidava da moderação de conteúdo da plataforma.

A fabricante do iPhone entrou em contato com o Twitter no começo de novembro devido a uma onda de publicações de discurso de ódio na plataforma, segundo reportagem do The New York Times.

Além disso, a Apple cobra dos aplicativos taxas entre 30% e 15% para compras digitais realizadas dentro dos apps. 

Também no início deste mês, o ex-chefe de marketing da Apple que supervisiona a App Review, Phil Schiller, aparentemente deletou sua conta no Twitter após Musk ter assumido o controle da rede social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Phillip Shoemaker, antigo chefe de revisão de aplicativos da Apple, a decisão de Schiller o lembrou de “uma empresa fazendo movimentos para se preparar para a guerra”. 

“Os movimentos recentes da Apple são como quando você remove tropas de um país antes de atacar”, disse Shoemaker.

Elon Musk contra as taxas da Apple

Na tarde de ontem, o CEO da Tesla também perguntou na rede social quem mais teria sido “censurado pela Apple”. 

Isso porque a loja oficial da Apple é a única maneira de instalar softwares em iPhones e outros aparelhos da marca. Então, caso o aplicativo fosse retirado da App Store, a rede social do passarinho azul perderia uma de suas principais plataformas de distribuição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outros tweets, o novo chefe do Twitter questionou as taxas cobradas pela Apple em sua loja de aplicativos, chamando-as de “imposto secreto de 30%”. 

“Você sabia que a Apple coloca uma taxa secreta de 30% sobre tudo o que você compra através da App Store deles?”, escreveu Musk.

A empresa de Tim Cook cobra dos fabricantes de aplicativos para iPhone um “imposto” entre 15% e 30% por qualquer qualquer produto digital vendido através de seus apps.

Considerando que os planos de Elon Musk para o Twitter 2.0 incluem uma arrecadação bilionária com o lançamento das assinaturas do “Twitter Blue”, as taxas cobradas pela Apple renderiam à empresa da maçã um lucro de centenas de milhões de dólares. Isso só por ter o Twitter listado na App Store.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bilionário publicou um meme na rede social com dois caminhos possíveis a serem seguidos: pagar o imposto de 30% ou ir para a guerra. Musk apagou a foto algumas horas depois, mas a escolha foi clara: a batalha contra a Apple já começou.

Foto: Reprodução/Twitter

O bilionário fixou em seu perfil no Twitter a postagem: “Esta é uma batalha pelo futuro da civilização. Se a liberdade de expressão for perdida mesmo na América, a tirania é tudo o que está por vir”.

https://twitter.com/elonmusk/status/1597405399040217088

Elon Musk não foi o único a brigar com a Apple

Vale destacar que Musk não foi o primeiro a criticar as taxas cobradas pela Apple. A Epic Games, fabricante do jogo Fortnite, foi à Justiça em 2020 para batalhar contra o “imposto” cobrado pela big tech e o suposto comportamento anticompetitivo da companhia. 

Após uma decisão judicial que beneficiou a Apple ao determinar que a gigante da tecnologia não estava agindo como monopolista em relação às práticas da App Store, ambas as empresas entraram com recurso — e a guerra retornou aos tribunais em meados do mês passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Epic Games queria que o tribunal obrigasse a Apple a apoiar pagamentos e lojas de aplicativos de terceiros e métodos alternativos para instalar aplicativos nos aparelhos da marca da maçã, o que teria permitido que o Fortnite maximizasse suas receitas. 

Enquanto isso, apesar de ter vencido o processo antitruste, a empresa de Tim Cook criticou a decisão da Justiça de que a companhia teria que permitir aplicativos que fornecessem links para pagamentos alternativos.

*Com informações de CNBC, Business Insider e Axios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RECALCULANDO A ROTA

Hasta la vista! Itaú (ITUB4) vende ativos na Colômbia e no Panamá; entenda o plano por trás da decisão

23 de dezembro de 2025 - 18:55

Itaú transfere trilhões em ativos ao Banco de Bogotá e reforça foco em clientes corporativos; confira os detalhes da operação

UM NOVO GÁS

Virada de jogo para a Cosan (CSAN3)? BTG vê espaço para ação dobrar de valor; entenda os motivos

23 de dezembro de 2025 - 16:29

Depois de um ano complicado, a holding entra em 2026 com portfólio diversificado e estrutura de capital equilibrada. Analistas do BTG Pactual apostam em alta de 93% para CSAN3

VAREJO EM ALERTA

Atraso na entrega: empreendedores relatam impacto da greve dos Correios às vésperas do Natal

23 de dezembro de 2025 - 15:39

Comunicação clara com clientes e diversificação de meios de entregas são estratégias usadas pelos negócios

ALIANÇA PET

AUAU3: planos da Petz (PETZ3) para depois da fusão com a Cobasi incluem novo ticker; confira os detalhes

23 de dezembro de 2025 - 14:00

Operação será concluída em janeiro, com Paulo Nassar no comando e Sergio Zimerman na presidência do conselho

DE OLHO NA B3

IPO no horizonte: Aegea protocola pedido para alterar registro na CVM; entenda a mudança

23 de dezembro de 2025 - 13:01

A gigante do saneamento solicitou a migração para a categoria A da CVM, passo que abre caminho para uma possível oferta pública inicial

MUDANÇAS À FRENTE?

Nelson Tanure cogita vender participação na Alliança (ALLR3) em meio a processo sancionador da CVM; ações disparam na B3

23 de dezembro de 2025 - 11:58

Empresa de saúde contratou assessor financeiro para estudar reorganização e possíveis mudanças no controle; o que está em discussão?

VIRADA CHEGOU MAIS CEDO

Pílula emagrecedora vem aí? Investidores esperam que sim e promovem milagre natalino em ações de farmacêutica

23 de dezembro de 2025 - 11:25

Papéis dispararam 9% em Nova York após agência reguladora aprovar a primeira pílula de GLP-1 da Novo Nordisk

DE OLHO NA REESTRUTURAÇÃO

AZUL4 dá adeus ao pregão da B3 e aérea passa ter novo ticker a partir de hoje; Azul lança oferta bilionária que troca dívidas por ações

23 de dezembro de 2025 - 9:59

Aérea pede registro de oferta que transforma dívida em capital e altera a negociação dos papéis na bolsa; veja o que muda

ANO NOVO, DIRETORIA NOVA

Hapvida (HAPV3) prepara ‘dança das cadeiras’ com saída de CEO após 24 anos para tentar reverter tombo de 56% nas ações em 2025

23 de dezembro de 2025 - 9:39

Mudanças estratégicas e plano de sucessão gerencial será implementado ao longo de 2026; veja quem assume o cargo de CEO

NATAL CHEGOU MAIS CEDO?

Magazine Luiza (MGLU3) vai dar ações de graça? Como ter direito ao “presente de Natal” da varejista

23 de dezembro de 2025 - 8:21

Acionistas com posição até 29 de dezembro terão direito a novas ações da varejista. Entenda como funciona a operação

MAIS RUÍDOS

Tupy (TUPY3) azeda na bolsa após indicação de ministro de Lula gerar ira de conselheiro. Será mais um ano para esquecer?

23 de dezembro de 2025 - 7:49

A indicação do ministro da Defesa para o conselho do grupo não foi bem recebida por membros do colegiado; entenda

ONDA DE PROVENTOS

Santander (SANB11), Raia Drogasil (RADL3), Iguatemi (IGTI11) e outras gigantes distribuem mais de R$ 2,3 bilhões em JCP e dividendos

22 de dezembro de 2025 - 20:31

Santander, Raia Drogasil, JHSF, JSL, Iguatemi e Multiplan somam cerca de R$ 2,3 bilhões em proventos, com pagamentos previstos para 2025 e 2026

REFORMA DA DIRETORIA

Eztec (EZTC3) renova gestão e anuncia projeto milionário em São Paulo

22 de dezembro de 2025 - 19:15

Silvio Ernesto Zarzur assume nova função na diretoria enquanto a companhia lança projeto de R$ 102 milhões no bairro da Mooca

PARA ALÉM DOS GIGANTES

Dois bancos para lucrar em 2026: BTG Pactual revela dupla de ações que pode saltar 30% nos próximos meses

22 de dezembro de 2025 - 19:01

Para os analistas, o segmento de pequenos e médios bancos concentra oportunidades interessantes, mas também armadilhas de valor; veja as recomendações

DEPOIS DA VIRADA

Quase 170% em 2025: Ação de banco “fora do radar” quase triplica na bolsa e BTG vê espaço para mais

22 de dezembro de 2025 - 18:21

Alta das ações em 2025 não encerrou a tese: analistas revelam por que ainda vale a pena comprar PINE4 na bolsa

FECHANDO CAPITAL

Tchau, B3! Neogrid (NGRD3) pode sair da bolsa com OPA do Grupo Hindiana

22 de dezembro de 2025 - 17:33

Holding protocolou oferta pública de aquisição na CVM para assumir controle da Neogrid e cancelar seu registro de companhia aberta

DE OLHO NO FUTURO

A reorganização societária da Suzano (SUZB3) que vai redesenhar o capital e estabelecer novas regras de governança

22 de dezembro de 2025 - 16:17

Companhia aposta em alinhamento de grupos familiares e voto em bloco para consolidar estratégia de longo prazo

SOB ESCRUTÍNIO

Gafisa, Banco Master e mais: entenda a denúncia que levou Nelson Tanure à mira dos reguladores

22 de dezembro de 2025 - 13:29

Uma sequência de investigações e denúncias colocou o empresário sob escrutínio da Justiça. Entenda o que está em jogo

BET QUE NÃO É BET?

Bilionária brasileira que fez fortuna sem ser herdeira quer trazer empresa polêmica para o Brasil

22 de dezembro de 2025 - 11:30

Semanas após levantar US$ 1 bilhão em uma rodada de investimentos, a fundadora da Kalshi revelou planos para desembarcar no Brasil

NEM PAPAI NOEL RESOLVE

Raízen (RAIZ4) precisa de quase uma “Cosan” para voltar a um nível de endividamento “aceitável”, dizem analistas

22 de dezembro de 2025 - 10:42

JP Morgan rebaixou a recomendação das ações de Raízen e manteve a Cosan em Neutra, enquanto aguarda próximos passos das empresas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar