🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Autismo e investimentos: Conheça 4 lições de uma criança autista que podem ajudar te ajudar a ter sucesso no mercado financeiro

Um investidor hipotético, que entrou no mercado nos últimos anos, entendeu que simplesmente não existe “a janela ideal para os investimentos”. Então, o melhor a fazer é manter a disciplina de investir

25 de outubro de 2022
10:44
Dinheiro e criança
Imagem: Shutterstock

Por Daniel Galdini, CFP, Assessor de investimentos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você já deve ter ouvido falar que as sensações de dor ou de sofrimento trazem aprendizados indeléveis para nossas vidas. Apesar de serem momentos que nós humanos procuramos evitar, é fato que eles nos tiram da zona de conforto.

Contarei duas histórias aqui, uma genérica, do mercado financeiro, e uma específica, da minha vida cotidiana, que terá como protagonista meu filho João Pedro, de 3 anos. Vamos a elas.

O mercado financeiro e o investidor 

A primeira história é sobre o investidor de forma geral. Se observarmos o retrospecto de um investidor que está há anos no mercado, ele se lembrará com precisão de algumas datas, sobretudo daquelas em que ele não guarda boas recordações:

  • O Joesley Day, que trouxe um grande impacto no mercado e uma queda de mais de 8,5% no dia 18 de maio de 2017; 
  • A greve dos caminhoneiros, que trouxe muita preocupação a todos os investidores em maio de 2018, onde o auge foi o dia 17; 
  • Quando a Covid-19 começou a se alastrar mundo afora, provocando seis circuit breakers no Ibovespa, sendo o primeiro deles em 9 de março de 2020. 

Agora congelaremos brevemente esse caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma data inesquecível

A segunda história é sobre minha família. Existe uma data para a Luciana minha esposa e para mim que jamais iremos nos esquecer: o dia em que fomos visitar pela primeira vez a pediatra do desenvolvimento do João Pedro, a pedido do médico de rotina dele. 

Leia Também

Após realizar alguns exames, ela nos deu um laudo dizendo: “Relato, a pedido dos pais e com sua anuência, que avaliei o paciente João Pedro no dia 11 de junho de 2021. João Pedro apresenta um atraso global do desenvolvimento (F84).” 

Dando um Google, você facilmente descobre o que é F84: “transtorno global do desenvolvimento, que engloba a condição oficialmente denominada Transtorno do Espectro Autista (TEA).” 

Isso tudo, repito, no dia onze de junho, véspera do Dia dos Namorados. Sabe aquela famosa frase do Mike Tyson de que “todo mundo tem um plano até levar um soco na cara”? 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O nosso soco chegou naquele dia, e foi bem forte, mas era apenas o primeiro round da luta. Muita coisa mudou em nossas vidas desde então. Nossa missão passou a ser enxergar o mundo sob a perspectiva de uma criança autista.

Autismo, investimentos e aprendizados

E onde essas duas histórias se encontram? Sem dúvidas, no aprendizado que os momentos delicados trazem. 

No primeiro caso, esse investidor hipotético, que entrou no mercado nos últimos anos, já entendeu que simplesmente não existe “a janela ideal para os investimentos”, pois é impossível controlar todas as variáveis. 

Então, como sempre haverá momentos mais e menos favoráveis no ciclo econômico, o melhor a fazer é manter a disciplina de investir, independentemente do timing.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na nossa história particular de vida, aprendemos que existem algumas características que são comuns a outros autistas, porém vamos falar especificamente daquelas que dizem respeito ao nosso João. 

Além disso, faremos um paralelo dessas características com o mundo dos investimentos, e como o investidor pode se beneficiar desses traços de personalidade.

A busca pela previsibilidade nos investimentos

Nosso filho fica bastante desregulado quando quer o celular para ver seu desenho favorito e dizemos a ele que ainda não é o momento. 

Como ele é não-verbal, mostramos no aplicativo de comunicação dele que, após uma sequência de tarefas cotidianas que ele deverá executar (tirar o pijama, colocar a roupa, escovar os dentes), ele vai receber o celular. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso o tranquiliza de certa forma, pois ele sabe que se cumprir a parte dele no trato, nós cumpriremos a nossa.

No caso do investidor, não é possível saber com precisão o que vai acontecer no mês que vem, no semestre que vem, no ano que vem, muito menos daqui a cinco anos. 

De qualquer forma, a melhor forma de buscar alguma previsibilidade é ter uma carteira bem balanceada, ou seja, aquela ideia de que ativos devem proteger ativos, independentemente do momento de mercado e do perfil do investidor. 

Embora não exista a alocação perfeita, que garanta que o investidor não vá sofrer um pouco mais em determinados momentos, usar a correlação histórica entre as classes de ativos para definir a alocação traz algum conforto, pois mesmo que o pior aconteça no mercado, a carteira irá conseguir se defender bem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A volatilidade nos investimentos e a hipersensibilidade

Alguns autistas são hipersensíveis em alguns dos seus sentidos do corpo humano. 

O João é levemente sensível ao som alto, já que ele não gosta de entrar em locais muito cheios e nem barulhentos. 

Embora não seja o caso dele, há casos em que essa hipersensibilidade provoca uma crise sensorial: a criança pode chorar, correr, se bater, se jogar no chão, dentre outras coisas. 

Nessas horas, os pais ou responsáveis devem permanecer calmos e trocar a criança de ambiente se possível, para que ela se autorregule.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso do investidor, a hipersensibilidade principal se dá por conta da flutuação dos preços dos ativos nos momentos de estresse, a famosa volatilidade. 

O fluxo de notícias negativas somado ao fato de ver seu patrimônio investido momentaneamente diminuir, gera bastante insegurança em alguns. 

Em março de 2020, por exemplo, muitos investidores que estavam bastante alocados em renda variável, liquidaram suas posições no pior momento. 

No nosso comparativo, isso pode ser avaliado como um momento de crise do investidor. Nesse caso, é sempre importante contar com o aconselhamento de um bom profissional, que possa trazer mais racionalidade à tomada de decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estereotipias e a sucessão de eventos similares 

Esse é um dos principais traços dos autistas. São movimentos repetitivos que ajudam a pessoa a lidar com excesso de estímulos. 

O João, por exemplo, quando está assistindo ao seu desenho no celular, gosta de ficar correndo de um lado para outro. 

Essas repetições geram segurança na criança autista. Quanto mais ela repete os mesmos rituais, mais aquilo gera bem-estar nela.

Pois bem, imagine o nosso investidor que começou a investir há pouco mais de cinco anos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele já viu muita coisa acontecendo no mercado desde então, e quanto mais os eventos se sucederam, mesmo que não tenham sido exatamente repetidos, a tendência é que tenha se sentido cada vez mais seguro à medida que via as coisas sempre voltando ao normal após cada susto. 

É essa sucessão de eventos similares que faz com que o investidor consiga cada vez mais assimilar suas consequências.

Foco no básico 

Talvez você já saiba, mas o autista tem um grande poder de concentração sobre determinado assunto de interesse, o que é conhecido como hiperfoco. 

No caso do João, por ser uma criança de 3 anos, esse hiperfoco é o seu desenho no celular, como já mencionei anteriormente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No momento em que está assistindo, não importa absolutamente nenhum ruído ao seu redor, ele simplesmente se concentra em seu objetivo: assistir ao desenho. 

Em casos de crianças maiores, adolescentes ou pessoas adultas, o hiperfoco chega a atingir um nível de profundidade impressionante, como por exemplo, saber em que dia da semana ocorreu determinada data no passado, fazer contas de cabeça com vários dígitos, e assim por diante.

O investidor é diariamente bombardeado com informações das mais variadas fontes e, muitas vezes, é facilmente convencido por esses ruídos a mudar o rumo que estava tomando até então. 

Conseguir filtrar esses “trash talks”, ou seja, separar aquilo que não vai fazer diferença nenhuma na sua estratégia no longo prazo, e se manter focado no básico, é o que vai fazer a diferença na construção do patrimônio. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O básico, nesse caso, nada mais é que: aportes frequentes, uma carteira balanceada e tempo.

Espero que a nossa jornada no mundo do autismo, mesmo que ainda curta, tenha conseguido trazer algumas reflexões para você como investidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O recado das eleições chilenas para o Brasil, prisão de dono e liquidação do Banco Master e o que mais move os mercados hoje

18 de novembro de 2025 - 8:29

Resultado do primeiro turno mostra que o Chile segue tendência de virada à direita já vista em outros países da América do Sul; BC decide liquidar o Banco Master, poucas horas depois que o banco recebeu uma proposta de compra da holding Fictor

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Eleição no Chile confirma a guinada política da América do Sul para a direita; o Brasil será o próximo?

18 de novembro de 2025 - 6:03

Após a vitória de Javier Milei na Argentina em 2023 e o avanço da direita na Bolívia em 2025, o Chile agora caminha para um segundo turno amplamente favorável ao campo conservador

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os CDBs que pagam acima da média, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

17 de novembro de 2025 - 7:53

Quando o retorno é maior que a média, é hora de desconfiar dos riscos; investidores aguardam dados dos EUA para tentar entender qual será o caminho dos juros norte-americanos

VISÃO 360

Direita ou esquerda? No mundo dos negócios, escolha quem faz ‘jogo duplo’

16 de novembro de 2025 - 8:00

Apostar no negócio maduro ou investir em inovação? Entenda como resolver esse dilema dos negócios

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esse número pode indicar se é hora de investir na bolsa; Log corta dividendos e o que mais afeta seu bolso hoje

14 de novembro de 2025 - 8:24

Relação entre preço das ações e lucro está longe do histórico e indica que ainda há espaço para subir mais; veja o que analistas dizem sobre o momento atual da bolsa de valores brasileira

SEXTOU COM O RUY

Investir com emoção pode custar caro: o que os recordes do Ibovespa ensinam

14 de novembro de 2025 - 6:55

Se você quer saber se o Ibovespa tem espaço para continuar subindo mesmo perto das máximas, eu não apenas acredito nisso como entendo que podemos estar diante de uma grande janela de valorização da bolsa brasileira — mas isso não livra o investidor de armadilhas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Seca dos IPOs ainda vai continuar, fim do shutdown e o que mais movimenta a bolsa hoje

13 de novembro de 2025 - 7:57

Mesmo com Regime Fácil, empresas ainda podem demorar a listar ações na bolsa e devem optar por lançar dívidas corporativas; mercado deve reagir ao fim do maior shutdown da história dos EUA, à espera da divulgação de novos dados

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Podemos resumir uma vida em uma imagem?

12 de novembro de 2025 - 19:54

Poucos dias atrás me deparei com um gráfico absolutamente pavoroso, e quase imediatamente meu cérebro fez a estranha conexão: “ora, mas essa imagem que você julga horripilante à primeira vista nada mais é do que a história da vida da Empiricus”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Shutdown nos EUA e bolsa brasileira estão quebrando recordes diariamente, mas só um pode estar prestes a acabar; veja o que mais mexe com o seu bolso hoje

11 de novembro de 2025 - 8:28

Temporada de balanços, movimentos internacionais e eleições do ano que vem podem impulsionar ainda mais a bolsa brasileira, que está em rali histórico de valorizações; Isa Energia (ISAE4) quer melhorar eficiência antes de aumentar dividendos

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ibovespa imparável: até onde vai o rali da bolsa brasileira?

11 de novembro de 2025 - 7:28

No acumulado de 2025, o índice avança quase 30% em moeda local — e cerca de 50% em dólar. Esse desempenho é sustentado por três pilares centrais

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Como era verde meu vale do silício

10 de novembro de 2025 - 19:57

Na semana passada, o mitológico investidor Howard Marks escreveu um de seus icônicos memorandos com o título “Baratas na mina de carvão” — uma referência ao alerta recente de Jamie Dimon, CEO do JP Morgan, sobre o mercado de crédito

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Banco do Brasil (BBAS3) precisará provar que superou crise do agro, mercado está otimista com fim do shutdown nos EUA no horizonte, e o que mais você precisa saber sobre a bolsa hoje

10 de novembro de 2025 - 7:55

Analistas acreditam que o BB não conseguirá retomar a rentabilidade do passado, e que ROE de 20% ficou para trás; ata do Copom e dados de inflação também mexem com os mercados

TRILHAS DE CARREIRA

Promovido, e agora? Por que ser bom no que faz não te prepara para liderar pessoas

9 de novembro de 2025 - 8:00

Por que seguimos promovendo técnicos brilhantes e esperando que, por mágica, eles virem líderes preparados? Liderar é um ofício — e como todo ofício, exige aprendizado, preparo e prática

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Novo nome da Eletrobras em nada lembra mercado de energia; shutdown nos EUA e balanço da Petrobras também movem os mercados hoje

7 de novembro de 2025 - 8:14

Depois de rebranding, Axia Energia anuncia R$ 4 bilhões em dividendos; veja o que mais mexe com a bolsa, que bate recorde depois de recorde

SEXTOU COM O RUY

Eletrobras agora é Axia: nome questionável, dividendos indiscutíveis

7 de novembro de 2025 - 7:03

Mesmo com os gastos de rebranding, a empresa entregou bons resultados no 3T25 — e há espaço tanto para valorização das ações como para mais uma bolada em proventos até o fim do ano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

FII escondido no seu dia a dia é campeão entre os mais recomendados e pode pagar dividendos; mercado também reflete decisão do Copom e aprovação da isenção de IR

6 de novembro de 2025 - 8:03

BTGLG11 é campeão no ranking de fundos imobiliários mais recomendados, Copom manteve Selic em 15% ao ano, e Senado aprovou isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil

FII DO MÊS

É bicampeão! FII BTLG11 volta ao topo do ranking dos fundos mais recomendados em novembro — e tem dividendos extraordinários no radar

6 de novembro de 2025 - 6:03

Pelo segundo mês consecutivo, o BTLG11 garantiu a vitória ao levar quatro recomendações das dez corretoras, casas de análise e bancos consultados pelo Seu Dinheiro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Economista revela o que espera para a Selic em 2025, e ações ligadas à inteligência artificial sofrem lá fora; veja o que mais mexe com o mercado hoje

5 de novembro de 2025 - 8:04

Ibovespa renovou recorde antes de decisão do Copom, que deve manter a taxa básica de juros em 15% ao ano, e economista da Galapagos acredita que há espaço para cortes em dezembro; investidores acompanham ações de empresas de tecnologia e temporada de balanços

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O segredo do Copom, o reinado do Itaú e o que mais movimenta o seu bolso hoje

4 de novembro de 2025 - 7:50

O mercado acredita que o Banco Central irá manter a taxa Selic em 15% ao ano, mas estará atento à comunicação do banco sobre o início do ciclo de cortes; o Itaú irá divulgar seus resultados depois do fechamento e é uma das ações campeãs para o mês de novembro

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Política monetária não cede, e fiscal não ajuda: o que resta ao Copom é a comunicação

4 de novembro de 2025 - 7:10

Mesmo com a inflação em desaceleração, o mercado segue conservador em relação aos juros. Essa preferência traz um recado claro: o problema deriva da falta de credibilidade fiscal

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar