🔴 CHEGOU O DIA DE CONTAR COM ‘O MELHOR TRADER DO MUNDO’ PARA INVESTIR EM CRIPTO – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

recessão improvável

SPX diz que PIB teria de cair 4% para que inflação fique no centro da meta em 2023

Para a SPX, se inflação cair para qualquer valor dentro da banda de tolerância em 2023 seria 'uma grande vitória'

Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital
Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital - Imagem: Leo Martins

Com a inflação passando de 12% nos últimos 12 meses, a gestora SPX estima que o preço a se pagar pela desaceleração da alta de preços viria na forma de recessão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a gestora, o PIB brasileiro teria de contrair 4% para que a inflação caia para o centro da meta no ano que vem. Lembrando que a meta para 2023 é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

“Posteriormente, seria preciso cortar drasticamente os juros para não errar a meta de 2024 para baixo”, afirma a SPX na carta do gestor mais recente.

No entanto, a gestora de Rogério Xavier ressalta que prender-se a modelos teóricos para exigir uma convergência da inflação mais abrupta “é falta de bom senso”.

“Consideraríamos uma grande vitória se a inflação retrocedesse dos atuais 12% para algum valor dentro da banda de tolerância em 2023”, aponta a SPX.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brasil no equilíbrio antigo

Com o Banco Central elevando os juros para tentar conter a inflação, a SPX prevê que o Brasil caminha para o “antigo equilíbrio dos juros altos, câmbio apreciado e baixo crescimento crônico.”

Leia Também

FOME RENOVADA

TRXF11 coloca maior centro de distribuição do Mercado Livre (MELI34) na carteira por R$ 250 milhões — mas volta atrás em outro negócio

'NÃO É HORA DE VENDER'

Ibovespa a 240 mil pontos? Inter explica por que ainda vê espaço para a bolsa subir

“Em política monetária, os extremos não costumam ser bons, e o papel dos bancos centrais deve ser suavizar os ciclos, e não adicionar volatilidade”, reforça a gestora.

No último relatório Focus, as expectativas do mercado apontam para uma inflação de 8,89% no final de 2022 e crescimento de 1,20% do PIB.

SPX Nimitz em maio

O fundo multimercado SPX Nimitz fechou o mês de maio com valorização de 1,38%, puxada pela estratégia de juros. O fundo manteve posições favoráveis à alta de juros em países nos quais a gestora acredita haver desequilíbrio entre as condições econômicas e os preços de mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja abaixo a atribuição de performance do SPX Nimitz:

SPX NIMITZMAIO 20222022
Ações-0,17%0,27%
Commodities-0,07%0,28%
Crédito-0,04%0,01%
Juros1,06%14,62%
Moedas-0,18%3,72%
Taxas e custos-0,25%-4,48%
CDI1,03%4,34%
TOTAL1,38%18,77%
Fonte: SPX

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um fundo com gráficos e correntes, Bruno Marques, gestor de multimercados macro da XP Asset, aparece em primeiro plano. Ele usa camisa azul clara e malha azul marinho. Do lado esquerdo, a pergunta: Juros vão travar a bolsa? 16 de outubro de 2026 - 12:17
renda fixa selic 15 de outubro de 2026 - 18:07
fii fundo imobiliario lajes corporativas escritorios 15 de outubro de 2026 - 17:30
ETF, sigla para Exchange Traded Funds (no português, fundos de índice) e moedas para representar o investimento nesses ativos 15 de outubro de 2026 - 12:45
Posto da Petrobras (PETR4) ao lado de uma bandeira do Brasil 14 de outubro de 2026 - 16:27
Fiagro da Itaú Asset (RURA11), agronegócio, CRA, dividendos. 14 de outubro de 2026 - 11:58
Montagem com Baianinho, mascote da Casas Bahia (BHIA3) 13 de outubro de 2026 - 13:02
Estátua de garota em frente ao touro de Wall Street 12 de outubro de 2026 - 17:10
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 10 de outubro de 2026 - 11:25
Blocos mostrando as siglas IPCA e Selic, referindo-se à inflação e à taxa básica de juros 9 de outubro de 2026 - 12:43
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar