🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas operam sem direção antes de balanços de bancos nos EUA e digerindo o aperto monetário do Fed

Os números do varejo de dezembro aqui e nos Estados Unidos movimentam os negócios, depois de uma semana marcada pela inflação

Confira o que movimenta a bolsa brasileira hoje (14). Imagem: Shutterstock

O último pregão da semana será marcado pelo mau humor dos investidores contra a retirada de estímulos do Federal Reserve. As bolsas pelo mundo ainda não se acostumaram com a perspectiva de alta nos juros e aperto monetário nos EUA, o que pressiona os índices na manhã desta sexta-feira (14). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois da maior inflação em 40 anos, os investidores estão cada vez mais certos de que a alta nos juros virá em março. Os próprios dirigentes e representantes do Fed não poupam as palavras e reafirmam a postura do BC americano contra a alta recorde de preços.

Os balanços de grandes bancos devem movimentar os negócios hoje, com JPMorgan, Wells Fargo e outros divulgando seus resultados do trimestre hoje.

Já em terras brasileiras, o risco fiscal e o clima eleitoral das eleições de outubro marcaram os últimos dias do Ibovespa por aqui. Os dados inflacionários também pesaram no índice local, com o IPCA encerrando 2021 acima dos 10%. 

Até o fechamento da última quinta-feira (14), o principal índice da B3 avança 3,5% na semana. Ontem, o Ibovespa fechou em leve queda de 0,15%, aos 105.529 pontos. O dólar à vista, por sua vez, fechou em leve queda de apenas 0,10%, aos R$ 5,5295.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira o que esperar da bolsa hoje — e o que movimentou os últimos dias:

Leia Também

DIRETO PELA B3

IA, Ibovespa e até farmacêuticas gringas: Itaú BBA diz como investir em 800 ações com retorno de 23% ao ano sem dor de cabeça

EM TOM DE CAUTELA

Lula turbina Bolsa Família em 15% e faz o Ibovespa perder 3 mil pontos. Por que o mercado torceu o nariz? 

Brasil agitado

O investidor local mal havia iniciado a semana e o panorama doméstico já pesou logo na segunda-feira (10). As eleições de outubro já começam a dar as caras, o que coloca em risco os gastos públicos para financiar bondades de campanha. 

O programa de refinanciamento das dívidas de micro e pequenas empresas (Refis) permaneceu em foco ao longo da semana. O presidente da República, Jair Bolsonaro, havia vetado o texto na semana passada, mas instaurou um novo programa para auxiliar empreendedores do Simples Nacional e MEIs. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paralisação

Paralelo a isso, a greve de servidores da Receita Federal e do Banco Central permanece como um impasse.

Na noite de ontem (13), o ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu com auditores do fisco para pôr fim à paralisação das atividades, mas o encontro foi “frustrante”, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita (Sindifisco), Isac Falcão.

Com a paralisação das atividades, diversas atividades permanecem paralisadas, em especial nos portos e aeroportos que recebem mercadorias do exterior. 

O dragão no Brasil

Ainda na composição do quadro doméstico desta semana, a inflação brasileira fechou 2021 aos 10,06%, puxada, principalmente, pela alta nos preços dos combustíveis. Vale lembrar que a meta de inflação no ano passado era de 3,75%, com tolerância máxima de 5,25%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E para hoje….

O IBGE divulga pela manhã os números do varejo restrito e ampliado. 

Na mediana das projeções de especialistas ouvidos pelo Broadcast, o varejo restrito deve permanecer estável em novembro e acumular alta de 1,5% no ano. Já o ampliado deve sentir um recuo de 0,6%, mas acumular avanço de 4,5% no ano.

Uma semana de Fed

O último pregão da semana ainda reflete o tom mais duro do Federal Reserve contra a inflação, após o discurso de Jerome Powell, presidente da instituição, na terça-feira (11). 

O tom mais agressivo (hawkish, no jargão do mercado) ganhou corpo após os dados inflacionários da quarta-feira (12), em que os EUA registraram a maior alta de preços no ano desde 1982

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E os representantes do Fed também não se preocuparam em aliviar o medo dos investidores: mantiveram o discurso de que o aperto monetário é necessário e que a alta nos juros irá acontecer. Sem descanso. 

É dada a largada!

Ainda com o gosto amargo do fim dos estímulos, os investidores internacionais permanecem atentos aos primeiros resultados do último trimestre. Grandes bancos como JPMorgan, Citigroup, Wells Fargo e BlackRock divulgam seus balanços antes da abertura nos EUA. 

Por fim, o último pregão da semana terá no cardápio os números de vendas no varejo dos Estados Unidos e a produção industrial de dezembro. 

Bolsas pelo mundo

A perspectiva de aperto monetário nos Estados Unidos fez as bolsas asiáticas encerrarem o pregão desta sexta-feira em queda, após comentários mais duros de representantes do Federal Reserve sobre a retirada de estímulos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Europa, as bolsas também caem com os comentários sobre o fim dos estímulos à economia americana, de olho na temporada de balanços dos Estados Unidos. 

Por falar nos EUA, os futuros de Nova York sobem pela manhã e limitam as perdas das bolsas europeias, antes dos balanços do dia e de dados do varejo americano. 

Agenda do dia

  • IBGE: Vendas no varejo e varejo ampliado de novembro (9h)
  • IBGE: Produção industrial regional de novembro (9h)
  • Estados Unidos: Vendas no varejo de dezembro (10h30)
  • Estados Unidos: Produção industrial de dezembro (11h15)

Balanços

Estados Unidos:

  • JPMorgan (antes da abertura)
  • Citigroup (antes da abertura)
  • Wells Fargo (antes da abertura)
  • BlackRock (antes da abertura)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um farol escrito Ibov é atingido por uma onda forte escrito Wall Street 16 de setembro de 2026 - 17:15
Entrada do escritório da Pátria Investments | Fundos imobiliários PATC11 VBI Real Estate 16 de setembro de 2026 - 13:01
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 15 de setembro de 2026 - 18:45
cyrela porto rd saúde ações 15 de setembro de 2026 - 16:40
Vista panorâmica de turbinas eólicas em um campo verdejante com um céu azul claro. 14 de setembro de 2026 - 19:47
Um farol escrito Ibov é atingido por uma onda forte escrito Wall Street 14 de setembro de 2026 - 12:32
14 de setembro de 2026 - 10:01
Assaí (ASAI3). 13 de setembro de 2026 - 13:06
Imagem gerada por inteligência artificial contrastando o mercado financeiro do Brasil e dos Estados Unidos, com as bandeiras dos dois países, gráficos de ações e símbolos icônicos da B3 e Wall Street. 10 de setembro de 2026 - 15:01
9 de setembro de 2026 - 17:02
Touro da bolsa de valores surfando 8 de setembro de 2026 - 13:12
Bandeira do Brasil e gráfico de ações para representar o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira 8 de setembro de 2026 - 12:46
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar