Se você ainda não conhece a sigla ESG, está perdendo uma das novidades do mercado investidor. Apesar de parecer distante para muitos, assim que você a entender, ela logo fará parte do seu vocabulário. Afinal, ela entra em cada vez mais decisões de investimentos no mercado.
No novo vídeo, a Larissa Quaresma, analista da Empiricus, dá uma explicação completa do ESG e o que a sigla significa para você aprender tudo sobre investimentos sustentáveis. Vamos lá?
O ESG deriva da sua sigla em inglês, Environmental, Social and Corporate Governance, e em português significa Social, Ambiental e Governamental. Esses fatores vêm se tornando fundamentais nas decisões de muitos investidores institucionais, já que diminui os riscos e pode aumentar o retorno das empresas, explica Larissa.
Na parte Ambiental, são observados aspectos como emissões de gases estufa, eficiência elétrica/hídrica e manuseio de resíduos. Eles impactam diferentemente no negócio em cada setor que estão, e por isso sempre se deve analisar individualmente.
O Social vê os impactos existentes na segurança com transparência, cadeia de produção e a satisfação do funcionário. É ali que se analisa as consequências que o negócio possui na vida das pessoas ao seu redor, e quanto menor é sua ‘pegada’, melhor.
Já em Governança, observa-se a ética nos negócios, o embate entre minoritário e controlador e os acionistas com os gestores. Essa é uma parte muito relevante para se analisar ao falar do ESG. Deve-se sempre ver os conflitos de interesse, pesquisar sobre a gestão, e principalmente, ver se ela preza por seus acionistas.
Deu para compreender como a ESG é importante, não é mesmo? E se você quiser saber ainda mais sobre essa sigla que está se tornando cada vez mais relevante no mercado, então é só assistir o vídeo acima, que a Larissa Quaresma, analista da Empiricus, te explica tudo.