Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-07-12T18:51:54-03:00
Empiricus
Chama o Max

Saiba os 10 termos básicos para o investidor

Você já quis um dicionário com as principais expressões do setor de investimentos? Em seu novo vídeo, o analista Max Bohm, da Empiricus, tira as dúvidas básicas dos investidores

12 de julho de 2021
18:51

No mundo dos investimentos, para muitos iniciantes existem alguns termos que podem soar assustadores, principalmente para quem não fala inglês. No entanto, é necessário já se acostumar com eles para se adequar às exigências do mercado.

Em mais uma edição do Chama o Max, o analista Max Bohm, da Empiricus, veio explicar alguns dos termos mais utilizados entre os investidores, para que você se torne um craque nesse mundo. Vamos lá?

O 1º é o split. Ele ocorre quando há um “corte” nas ações, geralmente em dois, aumentando seu número, diminuindo seu preço e gerando mais liquidez. Depois, há o payout, que é a porcentagem do lucro da empresa que será usada para os proventos. Já o Ebitda é uma medida gerencial, uma continha que fala sobre a geração de caixa operacional.

Depois, temos o Tag Along. Este é uma espécie de ‘mecanismo de proteção’ para acionistas minoritários, já que garante a eles os mesmos direitos e poderes que aqueles que possuem mais ações. O Free-Float se refere à porcentagem de ações que está em circulação no mercado. Vale ressaltar que no caso de Corporations, 100% delas são Free-Float, como é o caso de LREN3.

Em 7º lugar, o IPO. Esse já é conhecido, não é mesmo? Sigla para Initial Public Offering, que é quando uma empresa abre seu capital na Bolsa. Então, temos o ROE, o Retorno sobre Patrimônio Líquido, que se trata de uma conta que indica a rentabilidade da empresa. Ela é feita ao colocar  lucro líquido sobre o patrimônio líquido. Depois, há o Upside. Esse é aquele de encher os olhos, o retorno esperado, o potencial de valorização. É o retorno que se obtém do preço justo para o preço atual.

O dividend yield é todo o montante pago em proventos, dividido pelo valor de mercado da empresa em questão. E por último, mas não menos importante, fica o market share. Essa é a participação de mercado que a companhia tem, geralmente expressa em uma porcentagem.

E o Max até falou mais que 10! Dessa maneira, você pode abraçar bem melhor o mercado financeiro, e nem precisou aprender inglês pra isso.

Ainda está em dúvida do que eles significam? Então, é só assistir o vídeo do Max Bohm, analista da Empiricus, aí em cima, que ele vai te explicar melhor.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

O melhor do Seu Dinheiro

O seu momento Sherlock Holmes

Na adolescência, ouvia que quem buscasse por romance policial brasileiro deveria ler algo do Rubem Fonseca. Era uma vontade minha achar uma história desse gênero que fosse mais próxima da minha realidade — e o filtro nacionalidade me pareceu o mais adequado.  A ideia surgiu depois de ter conhecido parte das histórias criadas por Agatha […]

Mesa Quadrada

Comentarista da ESPN Paulo Antunes fala da sua paixão por futebol americano e experiência no mercado financeiro

Ele conta sobre suas aventuras na cobertura de futebol americano e basquete e ainda revela seus investimentos na Bolsa em novo episódio do podcast Mesa Quadrada

Garantindo a oferta

Crescem ofertas de ações com reserva antecipada

As ancoragens normalmente conseguem atrair mais investidores, numa espécie de chancela prévia, com potencial impacto positivo no preço da ação.

alto escalão

Fleury: CFO Fernando Leão renuncia ao cargo e será substituído por José Filippo

O Fleury informou que os dois executivos trabalharão juntos em um processo de transição estruturado que se terminará em dia 31 de agosto.

brumadinho

Sindicato recorre e indenização da Vale pode chegar a R$ 3 mi a cada morto em MG

Em nota, a Vale reiterou que está comprometida em indenizar as famílias das vítimas da tragédia de Brumadinho de “forma rápida e responsável”

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies