🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
ONDE INVESTIR

Resultados de Itaú (ITUB4), Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC4): qual banco se saiu melhor no segundo trimestre?

Analista de ações Larissa Quaresma compara os balanços dos três maiores bancos privados do país no segundo trimestre – fique por dentro

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
11 de agosto de 2021
14:29 - atualizado às 14:35

Os balanços do segundo trimestre continuam saindo e, agora, é a vez da análise dos resultados dos maiores bancos privados: Itaú (ITUB4), Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC4).  

Comparando a agenda trimestral dos bancos, é possível que o investidor encontre aquele ativo que mais lhe apetece e tem mais potencial de entrega de um bom retorno. 

Veja a comparação entre os desempenhos dos bancos:

Com base nos dados divulgados, a analista da Empiricus Larissa Quaresma observou discrepâncias no desempenho dos bancos no último trimestre com base em alguns tópicos centrais:

  • Receita de crédito: 

A começar pelo crescimento da carteira de crédito, o Santander apresentou maior crescimento do que seus concorrentes, assim como no primeiro trimestre. Crescendo 3,5 pontos percentuais, ele superou o Bradesco que  avançou 3,4 pontos (valor inferior ao trimestre anterior) e o Itaú ficou em maior desvantagem, com  crescimento de apenas 2,4 pontos percentuais. 

  • Inadimplência:

Nesse quesito, o Santander apresentou a maior taxa de inadimplência. Larissa atribui isso ao fato da carteira de crédito do banco ser mais arrojada do que a dos outros dois, com maior participação de clientes pessoas físicas e de pequenas e médias empresas. O Itaú, por exemplo, tem uma carteira mais conservadora,  concentrada em grandes empresas. 

No prazo de 15 a 90 dias, o Santander foi o que apresentou maior crescimento de inadimplentes. No prazo de 90 dias ou mais de inadimplência, os três apresentaram uma queda no índice, variando entre -0,5% (Bradesco e Itaú) e -0,2% (Santander).

  • Receita de serviços:

Quanto ao crescimento anual da receita de serviços, o Santander superou os concorrentes - isso sem contar com a venda da empresa Getnet. 

Mesmo em um momento de dificuldade, diante do avanço dos bancos digitais, nota-se que o Santander ainda conseguiu prosperar com 26,8% de aumento, seguido pelo Itaú (14,8%). Ambos os bancos superaram os 26,2% de queda do Bradesco.  

  • Eficiência: 

O Índice de Eficiência é medido pelas despesas em razão da receita de uma instituição ou empresa. Portanto, quanto menores forem os pontos percentuais, menos despesas. O Santander apresentou uma taxa de -1,9%, enquanto o Bradesco e o Itaú apresentaram -2,0%. Segundo a analista, todos eles seguiram na faixa negativa, o que significa bons resultados. 

Comparando os três, também repara-se que o Santander tem entregado um ROE (retorno sobre patrimônio líquido) melhor do que os dois outros bancos privados. Sendo 21,6% contra 17,5% (Bradesco) e 18,9% (Itaú).

Assim, conforme a análise dos balanços, Larissa enxerga no banco Santander (SANB11) o melhor desempenho no período.

Para saber mais sobre o desempenho dos grandes bancos privados, confira o vídeo acima com participação da Larissa Quaresma, analista da maior casa de análise financeira do Brasil, a Empiricus. 

Fica também o convite para conferir a série Melhores Ações da Bolsa, que conta com a Santander Brasil (SANB11) e outras ações para o investidor e já entregou 175% aos investidores desde a sua criação. (Confira aqui.)

Compartilhe

DÊ O PLAY

Qual o futuro das big techs após a crise no Facebook? E o Bitcoin, voltou para ficar? Os analistas do Seleção Empiricus respondem

10 de fevereiro de 2022 - 14:19

O Seleção Empiricus desta semana também discutiu o início da temporada de balanços do quarto trimestre e trouxe três recomendações de investimento

DÊ O PLAY

As small caps renasceram das cinzas — e o Seleção Empiricus te diz como aproveitar as boas oportunidades entre essas ações

3 de fevereiro de 2022 - 16:10

Os especialistas do Seleção Empiricus discutiram o imbróglio entre a CVM e a indústria de FIIs e falaram do bom momento das small caps

Conteúdo Empiricus

Nubank com potencial de queda de 70%: saiba porque a operação short é recomendada por analistas

31 de janeiro de 2022 - 17:41

O IPO do Nubank atraiu as atenções dos investidores no final do ano passado, mas a recomendação dos analistas da Empiricus já é de venda. Entenda os fatores que motivam a recomendação de short.

VÍDEO

Confuso com o desempenho da bolsa e do bitcoin? O Seleção Empiricus te ajuda a entender o mercado em 2022

13 de janeiro de 2022 - 13:35

A perspectiva de alta de juros nos EUA afetou os mercados como um todo. O Seleção Empiricus discutiu o cenário de investimentos tendo esse panorama em mente

Conteúdo Empiricus

Previdência privada: entenda o que é e as vantagens

23 de dezembro de 2021 - 16:14

Fundos de aposentadoria privada podem ser ótimas opções para aqueles que buscam retornos futuros; fique por dentro

VÍDEO

O metaverso numa casca de noz: os analistas do Seleção Empiricus mostram como investir nas tendências do futuro

2 de dezembro de 2021 - 17:13

Confuso com o metaverso? Pois saiba que é possível ganhar dinheiro com ele hoje — e os analistas do Seleção Empiricus mostram como

Metaverso

Metaverso: o que é essa tecnologia do futuro? Saiba mais sobre o mundo virtual

2 de dezembro de 2021 - 14:31

Analista explica que a tendência é de grandes investimentos nesse mundo paralelo nos próximos anos; confira o vídeo

fundos imobiliários

Investimento em FIIs: O que devo saber para escolher os melhores?

2 de dezembro de 2021 - 10:04

Analista dá 5 dicas valiosas para os investidores se darem bem com fundos imobiliários

Análise

13° salário: Onde investir o meu dinheiro?

26 de novembro de 2021 - 8:19

Analista da Empiricus lista três oportunidades com potencial rentabilidade para você fazer ainda este ano

VÍDEO

A B3 (B3SA3) na encruzilhada: com queda de 36% no ano, é hora de comprar ou vender as ações?

26 de novembro de 2021 - 7:03

As ações ON da B3 (B3SA3) amargam perdas relevantes no ano, apesar do aumento no volume negociado na bolsa e no número de investidores.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies