Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Bolsa hoje: a luta para tirar o bode da sala continua — destaques do IR devem ser votados nesta quinta

Além disso, temos temos hoje a apresentação da produção industrial de julho, com previsão de -0,70% na mediana das projeções; lá fora vemos continuidade dos dados de emprego e as expectativas para o grande dia de amanhã, com o payroll de agosto

2 de setembro de 2021
8:58 - atualizado às 9:05
Here we go again (Aí vamos nós novamente) / Imagem: Mamma Mia! (2006)

Ontem (1º), o índice S&P 500 de Wall Street subiu 0,1%, impulsionado pelos ganhos das ações de tecnologia e comunicações. A disseminação da variante delta do coronavírus e as medidas restritivas diminuíram a contratação e a confiança do consumidor, o que potencializou empresas de tecnologia em detrimento do setor tradicional (Nasdaq foi a que mais subiu enquanto o Dow Jones caía) – o entendimento é de que o Fed e outros bancos centrais possam adiar os planos de reduzir o crédito fácil e outros estímulos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para hoje, as Bolsas asiáticas entregaram predominantemente bons retornos – Japão e Hong Kong fecharam em alta nesta madrugada. A Europa, por sua vez, é ainda mais uníssona na boa performance pela manhã, na esteira da expectativa global para os dados americanos de emprego, a serem divulgados amanhã. Por fim, os futuros americanos operam igualmente em alta.

A ver...

Entre derrotas e vitórias

O mercado começa a revisar para cima suas projeções para a inflação, em consequência da nova tarifa de energia – há também ajustes para cima das expectativas de taxa Selic para o final do ano, em resposta à inflação mais alta.

O Brasil deverá digerir dados de produção industrial hoje, depois de o PIB do segundo trimestre ter frustrado os investidores na quarta-feira (1º) ao vir abaixo do esperado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paralelamente, em Brasília, o governo se vê entre derrotas e vitórias. Depois de entregar o Orçamento para 2022 em um texto mais leve do que pressupúnhamos, o Senado rejeitou a MP trabalhista e a mudança nas regras dos planos de saúde das estatais – foi revogado o limite para esses gastos, o que pode inviabilizar a privatização dos Correios.

Leia Também

Por outro lado, pelo menos, a Câmara aprovou o texto-base da reforma do Imposto de Renda por 398 votos a favor e 77 contra – houve um apoio relevante da oposição, com partidos como PSOL e PCdoB.

A votação dos destaques ficou para esta quinta-feira (2), em meio à possibilidade de votação do projeto de lei que trata da reforma eleitoral. Vale dizer que, apesar de o texto-base para as mudanças no IR prever a taxação de 20% para lucros e dividendos, há tentativa de um acordo para que essa alíquota seja reduzida para 15%.

Que venham novos recordes em setembro

Ontem (1º), a Nasdaq estendeu sua escalada de recordes ao atingir seu 33º recorde no fechamento em 2021, apesar de um relatório de emprego do setor privado de agosto ter chegado abaixo das previsões – os EUA criaram 374 mil vagas na iniciativa privada versus expectativa de criação de 613 mil novos postos de trabalho –, o que coloca o relatório mensal de empregos públicos de sexta-feira e o momento para redução das compras de títulos pelo Federal Reserve (Fed) em foco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, investidores se dividem sobre o que esperar em setembro. Apesar de uma ala acreditar que o mês costuma ser ruim para a performance das Bolsas americanas, há sinais de que este pode não ser o mês cruel como costuma ser para os investidores.

Contudo, nos anos em que as ações mostraram uma dinâmica positiva rumo ao nono mês (até agosto), o mercado se saiu melhor – o S&P 500 encerrou agosto com alta de 20,4% no ano.

Desde 1928, o S&P 500 caiu uma média de 0,99% em setembro. Entretanto, no mesmo período, quando o S&P subiu 13% até junho, o ganho médio do índice foi de 1,4% em setembro. Para melhorar ainda mais, o S&P 500 registrou seu sétimo ganho mensal consecutivo em agosto.

Quando o índice teve esse tipo de corrida desde 1950, ele teve um ganho médio de 10% no ano seguinte. Para finalizar, desde 1990, nos anos em que o índice ganhou dois dígitos nos primeiros oito meses, ele subiu mais 8% no restante do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reflexões sobre a regulação chinesa

Recentemente, a decisão da China de forçar a indústria multibilionária de aulas particulares a operar sem fins lucrativos levantou preocupações sobre até onde os reguladores podem ir. A decisão eliminou efetivamente o patrimônio líquido do setor, além de proibir o capital estrangeiro e a publicidade no setor.

Tal temor de intervenção não cessou e pode continuar ainda ao longo de 2021, no ajuste regulatório para alcançar as metas do plano quinquenal de maneira mais efetiva.

Para o movimento, o governo chinês enfatizou que a educação é um bem público e quer diminuir a carga financeira sobre os pais. Com isso, embora o mercado não veja outras indústrias sendo obrigadas a se tornarem sem fins lucrativos, outras restrições são possíveis em partes da nova economia, juntamente com setores socialmente sensíveis, como real estate e saúde.

No setor de tecnologia, por sua vez, Pequim continua focada em sua meta de longo prazo de autossuficiência tecnológica e liderança no cenário global. No final, ganha força a leitura de que movimentos como esse serão reproduzidos no Ocidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anote aí!

O PIB negativo no segundo trimestre divulgado ontem – a atividade econômica brasileira recuou 0,1% no segundo trimestre de 2021, abaixo da expectativa de crescimento de 0,2% – desencadeou uma onda de revisões pessimistas para o crescimento.

Para coroar este processo, temos hoje a apresentação da produção industrial de julho, com previsão de -0,70% na mediana das projeções.

Lá fora, começamos o dia com inflação ao produtor europeu na Zona do Euro, com dados vindo acima do esperado, dando gás para as ações nesta manhã seguindo a tese de recuperação econômica e reabertura.

Já nos EUA, vemos continuidade dos dados de emprego, iniciados ontem, na esteira da formação das expectativas para o grande dia de amanhã, com o payroll de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muda o que na minha vida?

Muito tem se falado sobre segurança cibernética ao redor do mundo, em especial na América do Norte. Na semana passada, por exemplo, executivos das gigantes de tecnologia se reuniram com o presidente Joe Biden para discutir vulnerabilidades na infraestrutura dos EUA a ataques cibernéticos e ajudar o setor privado a estabelecer novos padrões para deixar mais robustas suas fortalezas de segurança cibernética.

O CEO da Apple, Tim Cook, o CEO da Amazon, Andy Jassy, ​​o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, e o CEO da Microsoft, Satya Nadella, estiveram presentes, além de outros executivos-chaves do Bank of America, JPMorgan e IBM.

Tal encontro de peso é uma resposta a um ano marcado por alguns ataques cibernéticos de alto perfil, incluindo a violação SolarWinds e Kaseya, o ataque ao Oleoduto Colonial e a interrupção do fornecimento no frigorífico JBS – houve 93% mais ataques de ransomware no primeiro semestre de 2021 do que no mesmo período do ano passado.

Os ataques foram marcados pelo surgimento do ransomware "Triple Extortion", por meio do qual hackers roubam dados e ameaçam liberá-los somente mediante um pagamento. Além de perseguirem os clientes ou fornecedores do alvo da mesma forma – estima-se que as violações de dados custem agora às empresas US$ 4,24 milhões por incidente, em média, com 10% de aumento frente a 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora o foco deste evento tenha sido a segurança cibernética, é positiva a relação mais próxima entre os titãs da tecnologia e Biden, em um contexto no qual as preocupações antitruste pairam sobre as empresas. Assim, a colaboração entre as empresas e o governo será a chave para questões como segurança, relações EUA-China e a corrida pela inteligência artificial.

Fique de olho!

"ESG é pra dar grana, não pra abraçar árvore".

A frase é de impacto, mas é certeira. Quem disse é a Larissa Quaresma, da Empiricus. Nosso novo fundo, o Oportunidades ESG, é inspirado nas indicações da Larissa e veio com tudo. Segundo estudo feito aqui, o conjunto de ações deste fundo tem entregado quase 30% em 2021 até o dia 31 de agosto deste ano. No mesmo tempo, o Ibovespa foi de - 0,20%. Sim, um resultado negativo versus 30% positivos.

Esse estudo vai mais longe. E em todos os tempos estudados a carteira vence o Ibovespa. De lavada. Lembrando sempre que retorno passados não são garantia de lucros futuros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Larissa, essa discrepância entre performances tem tudo a ver com uma “fuga para a qualidade” por parte do investidor. Em períodos mais incertos e de turbulências, é natural que o investidor procure empresas com boa governança.

Acho que ela provou seu ponto, não é? Para investir no novo fundo e buscar ganhar dinheiro (sem abraçar árvore), clique abaixo.

[QUERO INVESTIR]

Antes de investir, não deixe de ler o regulamento do fundo e seus fatores de risco e verifique se o fundo está em linha com o seu perfil. Retornos passados não garantem retornos futuros.

Não há nenhuma garantia de retorno. As rentabilidades apresentadas nas comunicações da Vitreo não são líquidas de impostos. A aplicação em fundos de investimento não conta com a garantia do FGC, de qualquer mecanismo de seguros ou dos prestadores de serviço do fundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um abraço,

Jojo Wachsmann

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SEM AQUISIÇÃO POR COTAS

Quer lucrar com a corrida do e-commerce? BTLG11 lança emissão aberta ao investidor — e você deveria entrar, segundo a Empiricus

4 de maio de 2026 - 15:05

Considerando a receita dos novos imóveis, a casa de análise enxerga potencial de geração de valor no médio prazo

SEM PROPOSTA

CVC (CVCB3) em alta na bolsa: companhia de viagens nega ter recebido proposta de aquisição para OPA

4 de maio de 2026 - 10:42

O comunicado é uma resposta à notícia de que a controladora da Decolar considerava fazer uma oferta pela operadora brasileira de turismo

RECICLANDO O PORTFÓLIO

LOG (LOGG3) fecha maior venda da história com acordo de R$ 1,02 bilhão com FII do Itaú; veja os detalhes da operação

4 de maio de 2026 - 10:05

A operação envolve a alienação de 11 empreendimentos logísticos e reforça a estratégia de reciclagem de portfólio da companhia

SADIA HALAL

IPO de US$ 2 bilhões a caminho: MBRF (MBRF3) dá passo final para colocar uma gigante na bolsa; veja detalhes

4 de maio de 2026 - 9:11

A companhia anunciou que concluiu o acordo com o fundo soberano da Arábia Saudita para criação da Sadia Halal. O próximo passo é o IPO na bolsa de lá, com valor de mercado estimado ultrapassando os US$ 2 bilhões

NOVAS MÁXIMAS

Bolsas de NY renovam recordes com esperança em relação à guerra no Irã; Nasdaq fecha acima dos 25 mil pontos pela primeira vez

1 de maio de 2026 - 18:26

Balanços corporativos também mexeram com índices de ações norte-americanos; petróleo caiu com possível acordo entre Irã e EUA

SOBE E DESCE

Duas siderúrgicas e um estranho no ninho: o que levou Usiminas (USIM5), Hapvida (HAPV3) e Gerdau (GGBR4) às maiores altas do Ibovespa em abril?

1 de maio de 2026 - 15:32

Já o carro das ações com pior desempenho foi puxado pela MBRF; veja os rankings completos das melhores e piores ações do mês

MAÇÃ DE OURO

Ação da Apple (AAPL) sobe depois de alta de quase 20% no lucro com sucesso do iPhone 17; saiba qual é o risco no horizonte

1 de maio de 2026 - 11:48

A falta de chips não é o único obstáculo da inteligência artificial para as empresas de tecnologia, que mostram que a corrida pela IA vai custar caro

SD ENTREVISTA

Bolsa brasileira não está barata, mas vale a pena pagar mais caro por boas empresas, afirma gestor da Itaú Asset

30 de abril de 2026 - 16:05

Ao Seu Dinheiro, Rodrigo Koch, responsável pelas estratégias de ações da família Optimus, explica por que trocou a busca por “barganhas” pela segurança da liquidez

INADIMPLÊNCIA NO ARRANHA-CÉU

FII BMLC11 leva calote e move ação de despejo contra locatária do prédio mais alto do RJ; entenda os impactos nos dividendos

30 de abril de 2026 - 11:40

O espaço ocupado pela empresa representa cerca de 2% da área bruta locável (ABL) do BMLC11, o que limita o impacto operacional

RENDA EXTRA PARA COMPRAS

Iguatemi (IGTI11) prevê investimentos e dividendos milionários para 2026; confira o anúncio da operadora de shopping centers

30 de abril de 2026 - 11:01

A Iguatemi publica seu balanço do primeiro trimestre de 2026 (1T26) em 5 de maio e pode apresentar, de acordo com o Itaú BBA, crescimento de 9,6% na receita líquida

PRESSÃO TOTAL

O dia em que o otimismo evaporou da bolsa, fez o Ibovespa fechar no pior nível em um mês e Nova York sucumbir

29 de abril de 2026 - 17:53

No câmbio, o dólar à vista fechou em alta, voltando a ficar acima dos R$ 5,00; confira o que mexeu com os mercados nesta quarta-feira (29)

JOIA RARA

Bradsaúde (ODPV3) faz olhos do Itaú BBA brilharem, que eleva a recomendação para compra; mas entenda qual é o risco

29 de abril de 2026 - 15:45

O Itaú BBA acredita que é uma uma operadora líder geradora de caixa, investimentos hospitalares de alto retorno e um perfil atrativo de dividendos

TOUROS E URSOS #268

O dólar está ‘no limite’? Por que este gestor especialista em câmbio não vê muito mais espaço para queda

29 de abril de 2026 - 14:30

Alfredo Menezes, CEO e CIO da Armor Capital, participou da edição desta semana do podcast Touros e Ursos. Para ele, a moeda norte-americana já se aproxima de um piso e tende a encontrar resistência para cair muito além dos níveis atuais

AUMENTOU A VACÂNCIA

Fundo imobiliário perde inquilina que responde por 16% da receita; confira os impactos no bolso dos cotistas

29 de abril de 2026 - 10:46

Os espaços que serão devolvidos pela inquilina representam, aproximadamente, 11,7% da área bruta locável (ABL) do portfólio do HOFC11

LOGÍSTICA DAY

Nova casa do Mercado Livre: FII do BTG Pactual entrega maior galpão built-to-suit da América Latina; confira os detalhes do novo espaço

28 de abril de 2026 - 18:02

O imóvel é o primeiro ativo de desenvolvimento (greenfield) realizado pela plataforma logística do BTG Pactual

O DÓLAR VAI DERRETER?

Nem Lula, nem Flávio Bolsonaro: o vencedor nas pesquisas eleitorais é o real — e Citi monta estratégia para lucrar com o câmbio

28 de abril de 2026 - 17:08

Enquanto o mercado teme a urna, o banco norte-americano vê oportunidade; entenda a estratégia para apostar na valorização do real diante do cenário eleitoral acirrado no Brasil

VEJA DETALHES

IPO de até R$ 5 bilhões: Compass confirma oferta de ações que ‘sairão do bolso’ dos acionistas, incluindo a Cosan (CSAN3)

28 de abril de 2026 - 9:02

Operação será 100% secundária, o que significa que o dinheiro não entrará no caixa da empresa e, sim, no bolso dos acionistas vendedores, e pode envolver inicialmente 89,28 milhões de ações, com possibilidade de ampliação conforme a demanda

A GEOPOLÍTICA DO DINHEIRO

O dólar mais baixo veio para ficar? Inter corta projeção para 2026 e recalibra cenário de juros e inflação

27 de abril de 2026 - 20:09

Moeda norte-americana perde força globalmente, enquanto petróleo elevado e tensões no Oriente Médio pressionam inflação e limitam cortes de juros; confira as projeções do banco

CONTRATO DE EVENTO

B3 estreia 6 novos contratos de eventos: saiba como funcionam os “derivativos simplificados” de Ibovespa, dólar e bitcoin

27 de abril de 2026 - 19:15

O Seu Dinheiro explica de forma simples como funciona essa forma de operar derivativos com risco limitado

ALUGUEL DE AÇÕES EM DISPARADA

Às vésperas de eleição decisiva na Hapvida (HAPV3), controladores ‘mostram os dentes’ para defender o poder na empresa

27 de abril de 2026 - 18:45

Com aluguel de ações disparando, o movimento que normalmente indicaria pressão vendedora revela, na verdade, uma disputa silenciosa por poder, em que papéis são utilizados como instrumento para ampliar influência na assembleia que decidirá o futuro do conselho

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia