Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
EM BUSCA DE ABRIGO

Brasil vira porto seguro do UBS: por que o banco suíço está comprado em câmbio, juros e ações brasileiras?

Enquanto o Oriente Médio ferve, o UBS vê o Brasil como um dos emergentes menos expostos ao conflito

Montagem da bandeira dos EUA, do Brasil e do Irã
Bandeiras dos EUA, Brasil e Irã - Imagem: ChatGPT

Se o Oriente Médio virou palco de uma guerra que está derrubando as bolsas mundo afora e fazendo os preços do petróleo dispararem, a B3 é refúgio. Segundo o UBS, entre os mercados emergentes, o Brasil parece ser um dos menos expostos aos riscos do conflito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tese do banco é sustentada por dois pilares que agradam os investidores: superávit de petróleo e taxas de juros reais próximas das máximas históricas. Entre os riscos, o fiscal — que, embora monitorado, cresce de forma mais acelerada em outros pares emergentes.

    O veredito do UBS é claro: o banco mantém posição comprada (apostando na alta) em câmbio, juros e ações brasileiras.

    Brasil, um porto seguro — Ásia, um barril de pólvora

    Se o Brasil é um porto seguro para os investimentos neste momento, a Ásia emergente tende a ser a região mais diretamente exposta ao conflito no Oriente Médio, segundo o UBS, já que 73% do petróleo transportado pelo Estreito de Ormuz é destinado à região.

    O banco ressalta ainda que entre 40% e 70% do suprimento da commodity em Índia, Coreia do Sul e Tailândia passa pelo Estreito de Ormuz.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    “Já vemos sinais de interrupções de oferta que podem afetar a produção industrial em partes da Ásia. Por exemplo, alguns fornecedores de gás na Índia começaram a restringir o fornecimento para a indústria, e Bangladesh fechou quatro de suas cinco fábricas de fertilizantes devido à escassez de gás”, diz o relatório.

    Leia Também

    MERCADO DE AÇÕES

    Investidores estrangeiros voltam para a bolsa brasileira: apetite é temporário ou veio para ficar?

    NAVEGANDO EM JUROS ALTOS

    Melhor que renda fixa? Por que o gestor da Valora aposta em FIIs de papel indexados ao CDI

    Conflito entre EUA e Irã vai afetar o Ibovespa? Brasil pode ser 'porto seguro' para investidores

    EUA ganham com o conflito?

    Os EUA tendem a se destacar caso a situação no Oriente Médio se intensifique, segundo o UBS. Isso ocorre porque a economia norte-americana é menos impactada pelo conflito, por ser exportadora líquida de petróleo.

    Além disso, o banco destaca que os EUA tendem a superar outros mercados caso o crescimento global desacelere e fique abaixo de 3,5%, já que apresentam a menor alavancagem operacional.

    “Historicamente, os mercados que mais sofrem em choques de petróleo impulsionados pelo lado da oferta são o Japão e os mercados emergentes importadores de petróleo”, explica.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Caso o conflito seja de curta duração e os preços do gás e do petróleo voltem a cair, conforme estimativas do banco, isso tende a reforçar a recomendação de compra em ações de mercados emergentes. De qualquer forma, segundo o UBS, o Brasil parece estar bem posicionado.

    *Com informações do Money Times

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    notas de dinheiro (reais) ao fundo, com uma flecha vermelha subindo no centro. 22 de julho de 2026 - 14:00
    Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 20 de julho de 2026 - 15:49
    Logo da Petrobras e, ao fundo, ilustração de barris de petróleo e gráfico de ações 20 de julho de 2026 - 13:10
    Logo da MRV (MRVE3) nas cores verde e amarelo 15 de julho de 2026 - 12:40
    Menu

    Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

    Fechar