🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Estadão Conteúdo
na justiça

OAB notifica mais 17 startups do setor aéreo por exercício ilegal do direito

Atuação dessas empresas de tecnologia virou uma pedra no sapato das aéreas, que apontam uma “judicialização” no País

Estadão Conteúdo
14 de maio de 2020
11:34 - atualizado às 11:35
Avião
Imagem: YouTube

A disputa entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e startups que oferecem ajuda a clientes que tiveram problemas em voos ganhou mais um capitulo. A OAB notificou outras 17 companhias do setor, sob a acusação de concorrência desleal com advogados, publicidade ilegal e exercício irregular do direito.

No total, 66 lawtechs já foram notificadas, segundo o secretário-adjunto da OAB e coordenador da Coordenação Nacional de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, Ary Raghiant Neto, em entrevista ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A atuação dessas empresas de tecnologia virou também uma pedra no sapato das aéreas, que apontam uma "judicialização" no País.

Raghiant Neto explicou que a abordagem principal é de pedidos de esclarecimentos às empresas sobre as atividades. "Outras, temos elementos probatórios e entramos com ações na Justiça". Ele acrescentou que a OAB investiga também escritórios que estariam recebendo os clientes encaminhados pelas startups. Até agora, foram 97 notificações contra empresas e advogados.

Em 2018, as companhias aéreas foram alvo de 64 mil processos em meio a um universo de 100 milhões de passageiros no Brasil. O dados mais recentes mostram que somente no primeiro semestre de 2019 foram 109 mil processos contra as aéreas no País, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Já a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) aponta que no Brasil são oito processos a cada 100 voos, enquanto, nos Estados Unidos, ocorre 0,01 processo - mesmo diante de serviços considerados praticamente equivalentes no quesito pontualidade, por exemplo.

"Como a OAB estaria satisfeita? Se tivéssemos 100 mil advogados trabalhando. Mas temos 20 ou 30 escritórios, o que caracteriza claramente o direcionamento", explicou Raghiant Neto, destacando que há indícios de repasse desses clientes até de Estados mais afastados para poucos grandes escritórios no eixo Rio-São Paulo.

Raghiant Neto afirmou ainda que a ordem aguarda a tramitação de um projeto amplo no Congresso que reforma o estatuto da OAB. "Hoje o exercício ilegal da profissão é uma mera contravenção penal". Ele destacou que um dos dispositivos do projeto abre espaço para punição com prisão para não advogados que exercerem ou oferecerem serviços jurídicos. "Por causa da pandemia a tramitação parou. Na Câmara, falta o presidente (Rodrigo Maia) pautar o texto. Paralela à ação cível, vamos ter uma representação criminal", disse.

Entre as críticas da OAB às empresas que oferecem os serviços está também a compra por parte das startups dos direitos dos clientes. "Isso não é ilegal. Mas a startup quando compra deveria entrar na Justiça com o nome dela. O que eles têm feito? Continuam usando o nome do consumidor para entrarem no juizado de pequenas causas, que não têm custo. Eles omitem isso do Judiciário. Pessoa jurídica não pode entrar em juizado de pequenas causas", disse.

Em nota, a Associação de Defesa dos Direitos dos Passageiros Aéreos (ADDPA), entidade fundada neste ano e que conta com a participação de empresas como a LiberFly, Resolvvi e Voe Tranquilo, apontou que as startups atuam na fase administrativa de acordos, ajudando o consumidor a se comunicar com as companhias aéreas e buscar um acordo amigável. Tal prática não se trataria de atividade permitida exclusivamente a advogados.

"Além de contar com advogados independentes para auxiliá-lo, o passageiro pode optar, inclusive, por não prosseguir com o caso ou ir sozinho a um juizado especial cível", apontou a associação.

A ADDPA destacou ainda que a atuação das empresas do segmento se dá dentro do que define a Lei 13140/2015, que baliza a mediação como meio alternativo para sanar conflitos. "Não oferecemos serviços jurídicos, não só por não sermos habilitados pela OAB para tal, mas porque o cerne de nossas atividades se dá no âmbito extrajudicial", destacou.

Sobre a cessão de créditos de passageiros, a ADDPA disse que essa é uma prática não realizada pelas companhias integrantes da associação. "Aquelas que praticavam a cessão já não o fazem desde o início do ano. Mesmo assim, a ADDPA aproveita a oportunidade para esclarecer que estas operações ocorriam em consonância com o que é definido nos artigos 286 e 298 do Código Civil". A associação disse ainda não ter conhecimento de startups que acionem instâncias de pequenas causas para esse tipo de operação.

Compartilhe

TODOS A BORDO

A era dos supersônicos vai voltar? American Airlines encomenda 20 jatos que poderão voar a mais de 2 mil km/h

17 de agosto de 2022 - 11:57

O jato Overture é projetado para carregar entre 65 e 80 passageiros e deve ser lançado em 2025, com o transporte dos primeiros passageiros marcado para acontecer até 2029

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de lucro de mais de 13% em swing trade com a Azul (AZUL4); confira a recomendação

16 de agosto de 2022 - 8:06

Identifiquei uma oportunidade de swing trade – compra dos papéis da Azul (AZUL4). Veja os detalhes

Carros voadores?

Mobilidade aérea: acordo entre Eve (EVEX), da Embraer (EMBR3), e Kenya Airways faz “carros voadores” avançarem na região africana

23 de junho de 2022 - 15:24

Acordo entre empresas do ramo de tecnologia e aviação visa plano de mobilidade aérea otimizada na região do Quênia.

PREÇO DAS PASSAGENS

A gratuidade para despacho de bagagens em voos domésticos está de volta: conheça a MP e saiba o que pensam as aéreas

28 de abril de 2022 - 14:39

Integrantes do Ministério da Infraestrutura afirmam que o governo trabalha para conter o avanço da medida

TRAGÉDIA AÉREA

Avião cai na China com 132 pessoas a bordo; ações da Boeing operam em forte queda no pré-mercado em Nova York

21 de março de 2022 - 6:16

Boeing 737-800 caiu em uma região montanhosa perto de Wuzhou, no sul da China, e explodiu; equipes de resgate realizam buscas no local

Empréstimo

Gol acerta financiamento de US$ 600 milhões para renovar frota de aviões

24 de janeiro de 2022 - 8:50

Empresa aérea usará o dinheiro para financiar a aquisição de 12 novas aeronaves Boeing 737 MAX 8, a uma taxa de juros menor que o custo atual da frota

AÉREAS COM PROBLEMAS

Depois da Azul, Latam cancela voos por casos de covid e gripe entre tripulantes

9 de janeiro de 2022 - 16:58

Diante dos problemas, Anac oferece suporte a passageiros afetados e monitora os casos entre profissionais da aviação

BOA NOTÍCIA

Depois da turbulência: Itapemirim firma compromisso com Procon-SP para reembolsar consumidores que reclamarem

28 de dezembro de 2021 - 18:28

Penalidade pode chegar a R$ 5 milhões com descumprimento de termo assinado hoje. Suspensão temporária das operações da ITA, o recém inaugurado braço aéreo do grupo, aconteceu no dia 17 e levou caos aos aeroportos.

FÉRIAS FRUSTRADAS

Companhias aéreas cancelam mais de 2 mil voos às vésperas do Natal em todo o mundo, a maioria deles por causa da pandemia

24 de dezembro de 2021 - 15:05

Voos de e para EUA e China figuram entre os mais afetados, representando mais de metade das viagens canceladas

De quem é a culpa?

Golpe duro: CVC (CVCB3) despenca 7% após o fiasco da Itapemirim (ITA) e da Anac

20 de dezembro de 2021 - 14:19

As ações da CVC (CVCB3) se aproximam das mínimas após o caos gerado pelo fim das operações da Itapemirim (ITA), autorizadas pela Anac em maio

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies