🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Vídeo

Como levar a inflação em conta na hora de investir

Ela pode corroer a sua rentabilidade! Saiba por que você deve tomar cuidado com a inflação na hora de investir, até mesmo quando ela está baixa

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
15 de novembro de 2019
5:30 - atualizado às 20:12

Ela já deixou o brasileiro de cabelo em pé no passado, mas ultimamente parece até meio esquecida. Eu estou falando da inflação, o dragão que nos atormentou nos anos 1980 e 1990, mas que hoje parece até uma lagartixa, de tão comportada. Mas alta ou baixa, a inflação sempre deve ser considerada, não só na hora de planejar os gastos, mas também na hora de investir. No vídeo a seguir, eu explico como a inflação se relaciona com os seus investimentos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia a seguir a transcrição do conteúdo do vídeo sobre a inflação e os seus investimentos

A inflação é a alta generalizada e contínua dos preços numa região, num determinado período de tempo. Por causa da nossa herança inflacionária, o Brasil conta com diversos indicadores para mensurar esse fenômeno, mas o mais importante deles é o IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O IPCA é considerado o índice de inflação oficial.

A inflação reduz o poder de compra da moeda com o tempo e pode ser considerada uma medida de desvalorização do dinheiro. Ela está muito relacionada com o nível de atividade econômica e a lei de oferta e demanda.

Para controlar a quantidade de moeda em circulação, o nível de atividade econômica e a inflação, o Banco Central costuma mexer na taxa básica de juros, a Selic. Inflação alta pode levar o BC a elevar os juros, enquanto uma inflação mais baixa e controlada dá espaço pra redução dos juros. Eu já expliquei melhor essa dinâmica neste outro vídeo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como a inflação corrói o valor do dinheiro com o tempo, é fundamental escolher investimentos que sejam capazes de, pelo menos, repor essa desvalorização. Em outras palavras, eles precisam, no mínimo, preservar o poder de compra das suas reservas. Ainda que você não veja o seu saldo diminuir, se o seu rendimento for menor que a inflação, na prática isso significa que você está perdendo dinheiro. Afinal, você está perdendo poder de compra.

Leia Também

Mas o ideal mesmo é que a rentabilidade do investimento seja capaz de superar a inflação no prazo que você dispõe para investir. Essa rentabilidade acima da inflação, que nós chamamos de retorno real, é o que realmente faz o seu patrimônio crescer e te deixa mais rico.

Por sinal, mais importante do que olhar pra inflação e juros separadamente é olhar pro juro real da economia, a diferença entre os dois indicadores. Quanto maior o juro real, maior a diferença positiva entre juros e inflação e mais fácil é ganhar dinheiro com os investimentos tradicionais de renda fixa, já que a remuneração dessas aplicações guarda relação direta com a taxa básica de juros.

Em cenários de inflação descontrolada, com muita incerteza, uma boa pedida pode ser optar por investimentos que ofereçam proteção contra a inflação, como os títulos de renda fixa pública e privada com rentabilidade atrelada ao IPCA, além de imóveis e fundos imobiliários, cujos aluguéis são corrigidos por índices de preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas em tempos de inflação controlada, as preocupações são outras. Por exemplo, se o juro real estiver muito alto e a atividade econômica estiver muito fraca, pode ser que haja espaço para o Banco Central baixar os juros, de forma a incentivar o crescimento. Isso beneficia os investimentos que se valorizam quando os juros caem, como os ativos de risco e aqueles títulos que têm parte ou a totalidade da sua remuneração prefixada.

Já se o juro real estiver baixo e a atividade econômica estiver aquecida, pode ser que o Banco Central aumente a Selic para a inflação não disparar. Isso acaba beneficiando os investimentos que têm remuneração atrelada às taxas de juros, como o Tesouro Selic e os fundos DI.

Mas e se a inflação estiver baixa e a atividade continuar fraca? Isso é o que vem acontecendo no Brasil. Nesse caso, pode ser que a Selic continue caindo a ponto de os juros reais ficarem negativos. Isso mesmo: juro menor que a inflação, um cenário de grande estímulo econômico. Nesse caso, a renda fixa começa a perder da inflação, servindo mesmo só para reserva de emergência. De resto, o melhor é se voltar pra ativos de risco e fundos com maior capacidade de buscar retornos positivos em termos reais.

Gostou do vídeo? Então não deixe de se inscrever no canal do Seu Dinheiro no YouTube e clicar no sininho para receber as notificações. E pode deixar aqui embaixo nos comentários dúvidas e ideias para outros vídeos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VÍDEO

O metaverso numa casca de noz: os analistas do Seleção Empiricus mostram como investir nas tendências do futuro

2 de dezembro de 2021 - 17:13

Confuso com o metaverso? Pois saiba que é possível ganhar dinheiro com ele hoje — e os analistas do Seleção Empiricus mostram como

Metaverso

Metaverso: o que é essa tecnologia do futuro? Saiba mais sobre o mundo virtual

2 de dezembro de 2021 - 14:31

Analista explica que a tendência é de grandes investimentos nesse mundo paralelo nos próximos anos; confira o vídeo

fundos imobiliários

Investimento em FIIs: O que devo saber para escolher os melhores?

2 de dezembro de 2021 - 10:04

Analista dá 5 dicas valiosas para os investidores se darem bem com fundos imobiliários

Análise

13° salário: Onde investir o meu dinheiro?

26 de novembro de 2021 - 8:19

Analista da Empiricus lista três oportunidades com potencial rentabilidade para você fazer ainda este ano

VÍDEO

A B3 (B3SA3) na encruzilhada: com queda de 36% no ano, é hora de comprar ou vender as ações?

26 de novembro de 2021 - 7:03

As ações ON da B3 (B3SA3) amargam perdas relevantes no ano, apesar do aumento no volume negociado na bolsa e no número de investidores.

VÍDEO

O Magazine Luiza (MGLU3) já caiu 65% no ano. Mas, para os analistas do Seleção Empiricus, ele ainda é melhor que a Via (VIIA3)

25 de novembro de 2021 - 5:42

No Seleção Empiricus, os analistas debateram a queda do e-commerce e opinaram sobre a briga entre Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3)

investimentos de 2022

2022 à porta: 3 ideias de investimentos para você já ir se posicionando

23 de novembro de 2021 - 16:20

Com o cenário de alta da inflação e falta de insumos na cadeia produtiva, especialista comenta os investimentos mais acertados para o próximo ano

Entenda o DeFi

DeFi: Entenda o que é esse segmento de criptomoedas e seu potencial

22 de novembro de 2021 - 13:21

Analista de criptoativos pontua que com a descentralização financeira, flexibilidade e rapidez nas transações das criptomoedas podem gerar mais ganhos

IPO DO NUBANK

IPO do Nubank: Vale a pena entrar?

18 de novembro de 2021 - 14:32

O roxinho está se preparando para a abertura de capital. Conforme o ponto médio da faixa indicativa de preço, pode ser listado a US$ 48 bilhões, o que representa R$ 260 bilhões.

Ações para ficar de olho

Quer investir em Itaú e XP? A Itaúsa (ITSA4) te dá exposição indireta — e está com preço descontado na bolsa

18 de novembro de 2021 - 6:12

A Itaúsa (ITSA4) é uma holding de investimentos com posições relevantes no Itaú e na XP, mas que também tem fatias da Alpargatas e da Dexco

VÍDEO

A Gerdau (GGBR4) teve um trimestre mais forte que o das rivais. Mas CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) também estão sólidas

10 de novembro de 2021 - 12:40

A Gerdau (GGBR4) mostrou que ainda vive um momento operacional firme; CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5), no entanto, seguem com folga no balanço

VÍDEO

Magazine Luiza (MGLU3) x Via (VIIA3): quem vence a batalha do e-commerce na bolsa?

4 de novembro de 2021 - 6:36

Grandes varejistas do país, Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) têm defensores ferrenhos na bolsa; saiba mais sobre as teses de investimento

CRIPTOMOEDAS

O cenário econômico impacta as criptomoedas?

28 de outubro de 2021 - 18:05

Analista explica o contexto do criptomercado frente aos desafios econômicos ao redor do mundo

PETRÓLEO

Alta nos preços da gasolina indicam momento para investir em petróleo?

26 de outubro de 2021 - 17:31

Analista avalia o cenário intrincado da oferta de petróleo no mundo, que afeta os preços da commodity

Vídeo

All time high do Bitcoin: como fica o mercado de criptos com a principal moeda em alta?

25 de outubro de 2021 - 17:06

Analista de criptomercado comenta sobre a situação atual desse cenário

VÍDEO

A Oi (OIBR3 e OIBR4) do futuro: cinco pontos para entender a reestruturação da empresa

25 de outubro de 2021 - 15:50

A Oi (OIBR3 e OIBR4) está perto de concluir a recuperação judicial; neste vídeo, listamos 5 pontos para entender o futuro da empresa

oportunidade cripto

Esqueça o Ethereum (ETH): com essas criptomoedas, você pode lucrar muito mais que 455%, segundo analista; Saiba quais

22 de outubro de 2021 - 15:54

O analista que previu mais de 20.000% de valorização com a cripto AXS agora tem outra aposta: as smartcoins

INVESTIR EM CANNABIS

Dividendos em Cannabis: como ganhar uma renda recorrente investindo em um dos segmentos mais promissores dos próximos anos

21 de outubro de 2021 - 17:35

O analista Enzo Pacheco explica as oportunidades desse mercado que tem ganhado cada vez mais espaço nos Estados Unidos

Crise energética global

Crise energética global: entenda o que pode mudar nos seus investimentos

18 de outubro de 2021 - 10:22

Como o atual momento de escassez mundial pode acabar afetando seus investimentos? Esse é o assunto que o analista Matheus Spiess explica no vídeo de hoje

CRIPTOMOEDAS

Quais as dificuldades na regulamentação do Bitcoin e demais criptomoedas?

15 de outubro de 2021 - 19:08

Analista de criptomoedas, Valter Rebêlo, comenta sobre o processo de regulamentação das criptomoedas ao redor do mundo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar