Menu
Eduardo Campos
Diário dos 100 dias
Eduardo Campos conta os bastidores do início do governo
2019-08-06T17:16:13-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Dia 38

Pneumonia e Previdência

Paulo Guedes explica que teremos uma reforma do sistema atual e a proposição de uma “nova Previdência” para os jovens

7 de fevereiro de 2019
18:17 - atualizado às 17:16

O presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com pneumonia e não sabemos, ainda, quando estará apto a deixar o hospital em São Paulo.

Apesar do revés, o porta-voz da Presidência, general Rêgo Barros, disse que o mandatário está “super disposto” e não se abalou com a notícia.

Ainda de acordo com o porta-voz, Bolsonaro ligaria para o ministro da Economia, Paulo Guedes, e que a reforma da Previdência deveria estar entre os temas da conversa.

Aqui em Brasília, o próprio Guedes voltou a falar sobre o assunto, despejando habituais críticas à injustiça e perversidade dos regimes previdenciário e trabalhista atuais. Reafirmou que teremos um regime de capitalização e avançou em explicações, dizendo que teremos uma reforma do sistema atual e a proposição de uma “nova Previdência”, para os jovens, que também traria mudanças em uma CLT “fascista” e 80 anos atrasada.

O ponto que chamou atenção na fala é que o governo quer que esse novo regime seja “desconstitucionalizado” ou seja, que esse pretendido novo regime não seja regra constitucional, mas alvo de outro modelo de legislação. A ideia é muito boa, pois dá flexibilidade para fazer eventuais correções de curso, sem precisar de grande mobilização do Congresso.

Mas isso deve elevar o custo político de negociar a medida, além de ampliar o “custo legal”, tendo em vista que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já disseram que não querem ver modificações em cláusulas pétreas e direitos adquiridos.

O ponto positivo, é que dia sim e outro também, Rodrigo Maia afirma sua disposição em comprar a briga do governo pela reforma e tanto ele quanto Guedes seguem firmes em atacar as “corporações” que usam os mais pobres como um escudo para manter seus privilégios.

Leia aqui todo o Diário dos 100 Dias.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Entre a cruz e a espada

Bitcoin se aproxima da “Cruz da Morte”: O que isso significa para a criptomoeda?

O bitcoin tocou essa linha imaginária no último final de semana, o que deve determinar o futuro da moeda para os próximos meses

Buscando confiança

Números de abril mostram melhora do IRB, mas queda da ação mostra que desconfiança persiste

Estratégia de rever contratos, principalmente no exterior, diminuiu as receitas fora do Brasil, mas ajudou sinistralidade e resultado final

Economia dos eua

Dirigente do Fed admite inflação alta, mas defende contínuo apoio monetário

Presidente da distrital do banco admitiu que as leituras recentes de inflação estão “altas” e devem ser monitoradas de perto

Aperto monetário

Vem aí uma alta de 1 ponto na Selic? Por que o mercado elevou as projeções para os juros após a ata do Copom

Juro básico da economia pode subir para 5,25% ao ano já em agosto se o Copom decidir apertar o ritmo de elevação da Selic para conter as pressões inflacionárias

Novo passo

PDG lança Vernyy, nova unidade de negócios de prestação de serviços imobiliários

Construtora está diversificando atividades como parte do seu plano de recuperação judicial

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies