🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

DEPOIS DA POSSE

Trump e Lula podem ter algo em comum: veja o que pode aliviar a fúria do republicano e tirar o Brasil da mira dos EUA

Em entrevista ao Seu Dinheiro, o cientista político e presidente da Eurasia, Ian Bremmer, aponta quais serão os pontos nevrálgicos da relação do Brasil de Lula com o governo de Trump 2.0

Carolina Gama
20 de janeiro de 2025
8:15 - atualizado às 17:35
Montagem com Trump usando terno azul escuro, camisa branca e gravata vermelha na metade esquerda da foto e Lula usando terno azul marinho, camisa branca e gravata listrada do lado direito
Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Casa Branca e Agência Brasil

Democrata ou republicano, não importa quem é o presidente dos EUA, o Brasil nunca foi uma prioridade para a política externa norte-americana. Mas, sob a primeira gestão de Donald Trump, Washington esnobou Brasília e colocou a Argentina nos holofotes — basta lembrar que ele foi o primeiro presidente desde Jimmy Carter (1977-1981) a não visitar Brasília. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump volta à Casa Branca nesta segunda-feira (20) e há uma chance de essa relação deslanchar em meio às muitas cascas de banana no caminho. 

Embora o consenso seja de que só existam faíscas entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e Trump na versão 2.0, os dois líderes podem explorar uma via para uma parceria em águas mais tranquilas. Quem diz isso é o cientista político e presidente da Eurasia, Ian Bremmer.

“Enquanto Brasília está se esforçando para construir pontes para um relacionamento produtivo, desafios significativos permanecem. A abordagem pragmática de Lula poderia, teoricamente, se alinhar ao estilo transacional de Trump”, afirma Bremmer em entrevista ao Seu Dinheiro

Ainda assim, não há como negar que a relação do Brasil de Lula com os EUA de Trump não será das mais fáceis. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O petista não foi convidado para a posse do republicano. A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, foi a encarregada de representar o governo no evento.

Leia Também

A ausência de convite a Lula, no entanto, não é o sinal mais claro das tempestades que podem cair sobre essa relação. Historicamente, os governantes costumam evitar participar de cerimônias de posse no exterior por questões de segurança, optando por enviar diplomatas como representantes. 

Por outro lado, advogados de Jair Bolsonaro (PL) afirmaram que o ex-presidente estava na lista de convidados de Trump, mas ele precisa de autorização judicial para viajar, já que teve o passaporte apreendido em 2024 durante a operação que investigava a tentativa de golpe de Estado.

Na última quinta-feira (16), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido de devolução do passaporte de Bolsonaro e disse que Michelle, sua esposa, estaria na posse do republicano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se o ex-presidente Bolsonaro for preso, algo que não parece improvável, Trump e seus aliados podem ver isso como perseguição política, semelhante a como Trump percebe seus próprios problemas legais”, afirma Bremmer. 

O ponto nevrálgico da relação Brasil-EUA

O ponto nevrálgico da relação Brasil-EUA sob a nova gestão de Trump, no entanto, passa longe da presença/ausência de Lula na posse de hoje. 

O País corre o sério risco de entrar na mira do novo chefe da Casa Branca e ser alvo de tarifas pesadas — assim como as já prometidas para a China, o México e o Canadá, por exemplo —, segundo Bremmer. 

“Se o governo brasileiro irritar Trump demais, há um risco aumentado de imposição de tarifas injustificadas, ainda que o comércio bilateral seja robusto”, diz o presidente da Eurasia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E isso não é pouca coisa. Em 2024, as exportações brasileiras para os EUA ultrapassaram a marca de US$ 40 bilhões, totalizando US$ 40,3 bilhões em 2024, pela primeira vez na história comercial entre os dois países.

O Brasil também brinca com fogo, segundo Bremmer, na proximidade com inimigos de Trump, a exemplo da China. 

Este ano o Brasil preside o Brics — grupo de países emergentes formado originalmente também pela Rússia, Índia, China e África do Sul e que, no ano passado, foi ampliado para contemplar países como o Irã, outra pedra no sapato de Washington. 

“A liderança do Brasil no Brics e sua parceria estratégica com a China adicionam complexidade ao relacionamento com os EUA sob a gestão de Trump”, diz Bremmer. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ONDE INVESTIR EM 2025: Como buscar lucros em dólar com investimentos internacionais

O X da questão entre o Brasil de Lula e os EUA de Trump

Se o ponto nevrálgico entre Brasil e EUA é o tarifaço que Trump pode impor — ainda que sem justificativa plausível — o x da questão dessa relação é outro: Elon Musk. 

O bilionário foi um grande apoiador da campanha republicana à Casa Branca no ano passado a ponto de ser escolhido por Trump para o Doge, sigla em inglês para Departamento de Eficiência Governamental

Ainda que a escolha seja simbólica, já que o órgão não é federal, caberá a Musk — junto com Vivek Ramaswamy, que deixou a disputa republicana para apoiar Trump em 2024 — aconselhar o novo presidente na tomada de decisões relacionadas a mudanças nos gastos do governo norte-americano. 

A proximidade de Trump e Musk, que, no passado, já foi crítico do republicano, pode trazer dores de cabeça ao governo Lula, segundo Bremmer. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O envolvimento de Elon Musk com X no Brasil é um ponto de discórdia. O judiciário brasileiro, que não mostra sinais de ceder, também pode exacerbar as tensões”, diz. 

Vale lembrar que, depois de inúmeros embates com Musk — alguns deles públicos, nas redes sociais — o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o X no Brasil porque a plataforma do bilionário não havia cumprido a determinação de indicar um representante legal da empresa no Brasil.

O tango de Milei: Argentina vai tirar Trump para dançar?

Ao que tudo indica, o segundo governo de Trump deve começar de onde parou em relação à proximidade com a América Latina: estreitar laços com a Argentina — prova disso é que o presidente Javier Milei foi o primeiro líder a ser recebido pelo republicano antes mesmo de assumir a Casa Branca

Quando Trump assumiu pela primeira vez o comando da maior economia do mundo, Maurício Macri era o presidente da Argentina, e os dois viviam trocando declarações públicas de apoio. E não era sem motivo: ambos eram antigos conhecidos, cujas famílias já haviam realizado negócios bilionários em Nova York. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Milei é líder do partido de ultradireita La Libertad Avanza na Argentina e não escondeu suas preferências por Trump durante a campanha às eleições presidenciais dos EUA. 

“Trump encontrará mais alinhamento ideológico com a Argentina sob Javier Milei, o que significa que o Brasil precisará agir com cuidado para evitar pressão desproporcional de um governo Trump”, diz Bremmer.

Desde que assumiu a presidência argentina, em dezembro passado, elegeu EUA e Israel como os principais aliados em política externa.

No dia 6 de novembro do ano passado, quando a vitória de Trump já era incontestável, Milei correu para expressar "apoio incondicional" à "liderança" do republicano — a quem classificou como um "exponente do mundo livre, ocidental e capitalista". 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RETALIAÇÃO

Resposta dos EUA à condenação de Bolsonaro deve vir nos próximos dias, anuncia Marco Rubio; veja o que disse secretário de Estado norte-americano

15 de setembro de 2025 - 18:49

O secretário de Estado norte-americano também voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes

GRANDE FINAL CHEGANDO

TikTok vê luz no fim do túnel: acordo de venda do aplicativo nos EUA é confirmado por Trump e por negociador da China

15 de setembro de 2025 - 18:10

Trump também afirmou em sua rede social que vai conversar com o presidente chinês na sexta sobre negociação que deixará os jovens “muito felizes”

TRÊS OU SEIS?

Trump pede que SEC acabe com obrigatoriedade de divulgação trimestral de balanços para as empresas nos EUA

15 de setembro de 2025 - 15:05

Esta não é a primeira vez que o republicano defende o fim do modelo em vigor nos EUA desde 1970, sob os argumentos de flexibilidade e redução de custos

NOBEL DE QUÍMICA

O conselho de um neurocientista ganhador do Nobel para as novas gerações

15 de setembro de 2025 - 11:40

IA em ritmo acelerado: Nobel Demis Hassabis alerta que aprender a aprender será a habilidade crucial do futuro

RELAÇÕES COMERCIAIS

China aperta cerco ao setor de semicondutores dos EUA com duas investigações sobre práticas discriminatórias e de antidumping contra o país

13 de setembro de 2025 - 14:39

As investigações ocorrem após os EUA adicionarem mais 23 empresas sediadas na China à sua lista de entidades consideradas contrárias à segurança norte-americana

NÃO GOSTOU

Trump reage à condenação de Bolsonaro e Marco Rubio promete: “os EUA responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”

11 de setembro de 2025 - 19:44

Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros tiveram origem no caso contra Bolsonaro e, mais recentemente, a Casa Branca chegou a mencionar o uso da força militar para defender a liberdade de expressão no mundo

SEM INTERNET E SEM CENSURA

Como um projeto de fim de semana do fundador do Twitter se tornou opção em meio ao corte das redes sociais no Nepal

11 de setembro de 2025 - 12:58

Sem internet e sem censura: app criado por Jack Dorsey ganha força nos protestos no Nepal ao permitir comunicação direta entre celulares via Bluetooth

HÁ QUASE UM QUARTO DE SÉCULO

11 de setembro: 24 anos do acontecimento que ‘inaugurou’ o século 21; eis o que você precisa saber sobre o atentado

11 de setembro de 2025 - 7:01

Do impacto humano à transformação geopolítica, os atentados de 11 de setembro completam 24 anos

DE FORA DA FESTA

Bolsa da Argentina despenca, enquanto mercados globais sobem; índice Merval cai 50% em dólar, pior tombo desde 2008

10 de setembro de 2025 - 15:34

Após um rali de mais de 100% em 2024, a bolsa argentina volta a despencar e revive o histórico de crises passadas

ALTA TENSÃO

Novo revés para Trump: tribunal dos EUA mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio à disputa com o republicano

10 de setembro de 2025 - 9:06

Decisão judicial impede tentativa de Trump de destituir a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve; entenda o confronto

GUERRA DE PALAVRAS

EUA falam em usar poder econômico e militar para defender liberdade de expressão em meio a julgamento de Bolsonaro

9 de setembro de 2025 - 19:30

Porta-voz da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que EUA aplicaram tarifas e sanções contra o Brasil para defender “liberdade de expressão”; mercado teme novas sanções

PESO DE TRUMP

A cidade que sente na pele os efeitos do tarifaço e da política anti-imigrantes de Donald Trump

8 de setembro de 2025 - 16:15

Tarifas de Donald Trump e suas políticas imigratórias impactam diretamente a indústria têxtil nos Estados Unidos, contrastando com a promessa de uma economia pujante

TERREMOTO POLÍTICO

Uma mensagem dura para Milei: o que o resultado da eleição regional diz sobre os rumos da Argentina

8 de setembro de 2025 - 11:34

Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027

META

Mark Zuckerberg versus Mark Zuckerberg: um curioso caso judicial chega aos tribunais dos EUA

8 de setembro de 2025 - 7:45

Advogado de Indiana acusa a Meta de prejuízos por bloqueios recorrentes em sua página profissional no Facebook; detalhe: ele se chama Mark Zuckerberg

INTERNACIONAL

Depois de duas duras derrotas em poucas semanas, primeiro-ministro do Japão renuncia para evitar mais uma

7 de setembro de 2025 - 9:47

Shigeru Ishiba renunciou ao cargo às vésperas de completar um ano na posição de chefe de governo do Japão

ELEIÇÕES HERMANAS

Em meio a ‘tempestade perfeita’, uma eleição regional testa a popularidade de Javier Milei entre os argentinos

7 de setembro de 2025 - 8:08

Eleitores da província de Buenos Aires vão às urnas em momento no qual Milei sofre duras derrotas políticas e atravessa escândalo de corrupção envolvendo diretamente sua própria irmã

TRAGICOMÉDIA

Como uma missão ultrassecreta de espionagem dos EUA levou à morte de inocentes desarmados na Coreia do Norte

6 de setembro de 2025 - 16:48

Ação frustrada de espionagem ocorreu em 2019, em meio ao comentado ‘bromance’ entre Trump e Kim, mas só foi revelado agora pelo New York Times

VELHA NOVA ORDEM

Ato simbólico ou um aviso ao mundo? O que está por trás do ‘Departamento de Guerra’ de Donald Trump

6 de setembro de 2025 - 13:38

Donald Trump assinou na sexta-feira uma ordem executiva para mudar o nome do Pentágono para ‘Departamento de Guerra’

FINAL DO US OPEN 2025

US Open 2025: Quanto carrasca de Bia Haddad pode faturar se vencer Sabalenka, atual número 1 do mundo, na final

6 de setembro de 2025 - 10:04

Amanda Anisimova e Aryna Sabalenka se enfrentam pela décima vez, desta vez valendo o título (e a bolada) do US Open 2025

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Warsh, Waller e Hasset: o trio que ganhou o “coração” de Donald Trump

5 de setembro de 2025 - 19:58

O republicano confirmou nesta sexta-feira (5) que os três são os preferidos dele para assumir uma posição fundamental para a economia norte-americana

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar