Reparação histórica: Fernanda Torres traz uma das premiações de cinema mais importantes do mundo para o Brasil; tem chance de Oscar?
Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Filme de Drama” aumenta as chances de Torres ser indicada para o prêmio da Academia – mas não é garantia de nada

Fernanda Torres surpreendeu não só a mídia mainstream de Hollywood, mas também a si mesma ao ser anunciada como a ganhadora do Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Filme de Drama” na madrugada de hoje (6).
26 anos depois da nomeação da mãe Fernanda Montenegro, por Central do Brasil (também dirigido por Walter Salles), a vitória da filha ressoou no país como uma “reparação histórica”.
À época, o filme levou o prêmio de “Melhor Filme Estrangeiro”, mas Montenegro perdeu o Globo de Ouro de “Melhor Atriz” para Cate Blanchett.
Agora o cenário se inverteu: Torres levou pra casa a estatueta, enquanto Ainda Estou Aqui perdeu para Emilia Perez, produção da Netflix.
Semanas antes da premiação, Fernanda Torres já tinha “avisado” ao público brasileiro: não era para entrar “em clima de Copa do Mundo”, já que as chances de levar a estatueta eram bem pequenas.
Isso porque, tradicionalmente, as premiações de cinema hollywoodianas entregam as estatuetas e troféus mais importantes para atores de países anglófonos – notadamente Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda.
Leia Também
Rodolfo Amstalden: Falta pouco agora
A chance que uma brasileira tem é de, no máximo, levar uma indicação por “Melhor Atriz em Filme Estrangeiro”. Por isso, a simples nomeação de Torres como “Melhor Atriz em Filme de Drama”, uma das categorias mais prestigiadas da noite, já foi – como ela mesma disse – um prêmio por si só.
Antes dela, só a mãe havia sido nomeada como uma atriz brasileira na mesma categoria.
Em outras ocasiões, Sônia Braga levou indicações de “Melhor Atriz Coadjuvante” e Wagner Moura, de “Melhor Ator em Série de Drama”, por Narcos.
Fernanda Torres tem chance de ganhar o Oscar?
Ao ganhar o Globo de Ouro contra atrizes extremamente reconhecidas no cinema mundial, como Angelina Jolie, Kate Winslet e Nicole Kidman, a atriz de Ainda Estou Aqui consolidou seu nome na temporada de premiações de 2025.
Agora, a expectativa recai sobre a próxima – e mais importante – estatueta de 2025: o Oscar, apresentado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Se depender da empolgação dos fãs brasileiros, Torres leva para casa mais um troféu no dia 2 de março.
Em novembro, o Instagram da Academia publicou uma foto da atriz, que, seguindo o tal clima de Copa do Mundo, “levou a torcida à loucura”. O post teve um número anormal de curtidas e comentários, em comparação com os outros do perfil.
Desde então, navegar pela seção de comentários de todos os outros posts tornou-se um passatempo para dar boas risadas. A cada publicação, você encontra brasileiros mencionando Torres e a possível vitória da atriz.
Vale lembrar, no entanto, que os indicados ao Oscar ainda não foram divulgados. A lista sai no dia 17 de janeiro, sexta-feira. Oficialmente, Ainda Estou Aqui foi o longa selecionado pelo Brasil para pré-seleção dos jurados.
O Globo de Ouro é considerado um “termômetro” para o prêmio da Academia, apesar de ter um sistema de votação diferente e não relacionado.
Historicamente, muitos atores que levaram a primeira estatueta para casa, também levaram a segunda. Mas aqui vale aplicar a mesma máxima usada no mercado financeiro: retornos passados não garantia de ganhos futuros.
O que pode-se dizer no momento é que a premiação de Fernanda Torres coloca o nome da atriz em maior evidência no radar para os jurados, potencialmente aumentando as chances de nomeação.
"A disputa pelo prêmio de melhor atriz deste ano está extremamente acirrada, e a vitória de Torres torna essa disputa ainda mais emocionante”, declarou a revista especializada Variety.
Caso Torres leve para casa o prêmio mais importante do cinema mundial no começo de março, a tal reparação histórica já sentida no Globo de Ouro vai atingir proporções gigantescas, já que Montenegro perdeu o Oscar de Melhor Atriz para Gwyneth Paltrow e Central do Brasil perdeu para A Vida é Bela.
A trajetória de ‘Ainda Estou Aqui’
Antes mesmo de estrear nos cinemas brasileiros, o filme baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva já tinha alcançado prestígio mundial, ao ser aplaudido durante dez minutos seguidos no Festival de Veneza.
No mesmo final de semana, o longa levou para casa o Leão de Ouro de Melhor Roteiro. Além disso, foi considerado um dos cinco melhores filmes estrangeiros pelo National Board of Review, associação de críticos de Nova York.
Dados da ComScore do final de dezembro mostravam que o filme já tinha arrecadado R$ 62,7 milhões desde a estreia, em 7 de novembro, tornando-se uma das maiores bilheterias do país em 2024.
* Com informações da Variety.
Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA
Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo
Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços
Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana
Agenda econômica: Balanços, PIB, inflação e emprego estão no radar em semana cheia no Brasil e no exterior
Semana traz IGP-M, payroll, PIB norte-americano e Zona do Euro, além dos últimos balanços antes das decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos de maio
Agenda intensa: semana tem balanços de gigantes, indicadores quentes e feriado
Agenda da semana tem Gerdau, Santander e outras gigantes abrindo temporada de balanços e dados do IGP-M no Brasil e do PIB nos EUA
Primeiro ETF de XRP do mundo estreia na B3 — marco reforça protagonismo do Brasil no mercado de criptomoedas
Projeto da Hashdex com administração da Genial Investimentos estreia nesta sexta-feira (25) na bolsa de valores brasileira
Deixa a bolsa me levar: Ibovespa volta a flertar com máxima histórica em dia de IPCA-15 e repercussão de balanço da Vale
Apesar das incertezas da guerra comercial de Donald Trump, Ibovespa está a cerca de 2% de seu recorde nominal
Tudo tem um preço: Ibovespa tenta manter o bom momento, mas resposta da China aos EUA pode atrapalhar
China nega que esteja negociando tarifas com os Estados Unidos e mercados internacionais patinam
Agora 2025 começou: Ibovespa se prepara para seguir nos embalos da festa do estica e puxa de Trump — enquanto ele não muda de ideia
Bolsas internacionais amanheceram em alta nesta quarta-feira diante dos recuos de Trump em relação à guerra comercial e ao destino de Powell
Solana (SOL) no Itaú: banco expande sua oferta de criptomoedas e adiciona 3 novos tokens no app
Além do bitcoin (BTC) e do ethereum (ETH), disponíveis desde 2024, Itaú adiciona XRP, solana (SOL) e USDC ao seu catálogo de investimentos
Banco Central acionou juros para defender o real — Galípolo detalha estratégia monetária brasileira em meio à guerra comercial global
Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Gabriel Galípolo detalhou a estratégia monetária do Banco Central e sua visão sobre os rumos da guerra comercial
Orgulho e preconceito na bolsa: Ibovespa volta do feriado após sangria em Wall Street com pressão de Trump sobre Powell
Investidores temem que ações de Trump resultem e interferência no trabalho do Fed, o banco central norte-americano
Agenda econômica: é dada a largada dos balanços do 1T25; CMN, IPCA-15, Livro Bege e FMI também agitam o mercado
Semana pós-feriadão traz agenda carregada, com direito a balanço da Vale (VALE3), prévia da inflação brasileira e reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN)
Para maestro, sucesso da Buena Vista é fidelidade ao original: “Tocamos a música como foi feita”
Em meio a sucesso de 23 shows no Brasil, Jesus “Aguaje” Ramos falou com Seu Dinheiro sobre o papel da orquestra na manutenção da tradição da música cubana
Guerra comercial de Trump está prejudicando a economia do Brasil? Metade dos brasileiros acredita que sim, diz pesquisa
A pesquisa também identificou a percepção dos brasileiros sobre a atuação do governo dos Estados Unidos no geral, não apenas em relação às políticas comerciais
Hotel de Minas Gerais é o único do Brasil na lista de melhores novos resorts de 2025; conheça e veja preços das diárias
Seleção da Travel + Leisure contempla 26 hotéis de alto padrão ao redor do mundo
‘Indústria de entretenimento sempre foi resiliente’: Netflix não está preocupada com o impacto das tarifas de Trump; empresa reporta 1T25 forte
Plataforma de streaming quer apostar cada vez mais na publicidade para mitigar os efeitos do crescimento mais lento de assinantes
Sobrevivendo a Trump: gestores estão mais otimistas com a Brasil e enxergam Ibovespa em 140 mil pontos no fim do ano
Em pesquisa realizada pelo BTG, gestores aparecem mais animados com o país, mesmo em cenário “perde-perde” com guerra comercial
Que telefone vai tocar primeiro: de Xi ou de Trump? Expectativa mexe com os mercados globais; veja o que esperar desta quinta
Depois do toma lá dá cá tarifário entre EUA e China, começam a crescer as expectativas de que Xi Jinping e Donald Trump possam iniciar negociações. Resta saber qual telefone irá tocar primeiro.
Como fica a bolsa no feriado? Confira o que abre e fecha na Sexta-feira Santa e no Dia de Tiradentes
Fim de semana se une à data religiosa e ao feriado em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira para desacelerar o ritmo intenso que tem marcado o mercado financeiro nos últimos dias
Taxa das blusinhas versão Trump: Shein e Temu vão subir preços ainda este mês para compensar tarifaço
Por enquanto, apenas os consumidores norte-americanos devem sentir no bolso os efeitos da guerra comercial com a China já na próxima semana — Shein e Temu batem recordes de vendas, impulsionadas mais pelo medo do aumento do que por otimismo