O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Filme de Drama” aumenta as chances de Torres ser indicada para o prêmio da Academia – mas não é garantia de nada
Fernanda Torres surpreendeu não só a mídia mainstream de Hollywood, mas também a si mesma ao ser anunciada como a ganhadora do Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Filme de Drama” na madrugada de hoje (6).
26 anos depois da nomeação da mãe Fernanda Montenegro, por Central do Brasil (também dirigido por Walter Salles), a vitória da filha ressoou no país como uma “reparação histórica”.
À época, o filme levou o prêmio de “Melhor Filme Estrangeiro”, mas Montenegro perdeu o Globo de Ouro de “Melhor Atriz” para Cate Blanchett.
Agora o cenário se inverteu: Torres levou pra casa a estatueta, enquanto Ainda Estou Aqui perdeu para Emilia Perez, produção da Netflix.
Semanas antes da premiação, Fernanda Torres já tinha “avisado” ao público brasileiro: não era para entrar “em clima de Copa do Mundo”, já que as chances de levar a estatueta eram bem pequenas.
Isso porque, tradicionalmente, as premiações de cinema hollywoodianas entregam as estatuetas e troféus mais importantes para atores de países anglófonos – notadamente Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda.
Leia Também
A chance que uma brasileira tem é de, no máximo, levar uma indicação por “Melhor Atriz em Filme Estrangeiro”. Por isso, a simples nomeação de Torres como “Melhor Atriz em Filme de Drama”, uma das categorias mais prestigiadas da noite, já foi – como ela mesma disse – um prêmio por si só.
Antes dela, só a mãe havia sido nomeada como uma atriz brasileira na mesma categoria.
Em outras ocasiões, Sônia Braga levou indicações de “Melhor Atriz Coadjuvante” e Wagner Moura, de “Melhor Ator em Série de Drama”, por Narcos.
Ao ganhar o Globo de Ouro contra atrizes extremamente reconhecidas no cinema mundial, como Angelina Jolie, Kate Winslet e Nicole Kidman, a atriz de Ainda Estou Aqui consolidou seu nome na temporada de premiações de 2025.
Agora, a expectativa recai sobre a próxima – e mais importante – estatueta de 2025: o Oscar, apresentado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Se depender da empolgação dos fãs brasileiros, Torres leva para casa mais um troféu no dia 2 de março.
Em novembro, o Instagram da Academia publicou uma foto da atriz, que, seguindo o tal clima de Copa do Mundo, “levou a torcida à loucura”. O post teve um número anormal de curtidas e comentários, em comparação com os outros do perfil.
Desde então, navegar pela seção de comentários de todos os outros posts tornou-se um passatempo para dar boas risadas. A cada publicação, você encontra brasileiros mencionando Torres e a possível vitória da atriz.
Vale lembrar, no entanto, que os indicados ao Oscar ainda não foram divulgados. A lista sai no dia 17 de janeiro, sexta-feira. Oficialmente, Ainda Estou Aqui foi o longa selecionado pelo Brasil para pré-seleção dos jurados.
O Globo de Ouro é considerado um “termômetro” para o prêmio da Academia, apesar de ter um sistema de votação diferente e não relacionado.
Historicamente, muitos atores que levaram a primeira estatueta para casa, também levaram a segunda. Mas aqui vale aplicar a mesma máxima usada no mercado financeiro: retornos passados não garantia de ganhos futuros.
O que pode-se dizer no momento é que a premiação de Fernanda Torres coloca o nome da atriz em maior evidência no radar para os jurados, potencialmente aumentando as chances de nomeação.
"A disputa pelo prêmio de melhor atriz deste ano está extremamente acirrada, e a vitória de Torres torna essa disputa ainda mais emocionante”, declarou a revista especializada Variety.
Caso Torres leve para casa o prêmio mais importante do cinema mundial no começo de março, a tal reparação histórica já sentida no Globo de Ouro vai atingir proporções gigantescas, já que Montenegro perdeu o Oscar de Melhor Atriz para Gwyneth Paltrow e Central do Brasil perdeu para A Vida é Bela.
Antes mesmo de estrear nos cinemas brasileiros, o filme baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva já tinha alcançado prestígio mundial, ao ser aplaudido durante dez minutos seguidos no Festival de Veneza.
No mesmo final de semana, o longa levou para casa o Leão de Ouro de Melhor Roteiro. Além disso, foi considerado um dos cinco melhores filmes estrangeiros pelo National Board of Review, associação de críticos de Nova York.
Dados da ComScore do final de dezembro mostravam que o filme já tinha arrecadado R$ 62,7 milhões desde a estreia, em 7 de novembro, tornando-se uma das maiores bilheterias do país em 2024.
* Com informações da Variety.
Embora tenha afirmado que será um governador low-profile, a permanência no conselho até 2028 pode ser uma barreira para possíveis interferências políticas no banco central norte-americano
A taxa seguiu inalterada como esperado pelo mercado, mas a maior rebelião interna do Fed desde 1992 marca o que deve ser a última reunião de Powell como presidente do banco central norte-americano
Astrolábio era parte de coleção real de marajás, título dado à realeza indiana, mas instrumento foi vendido e agora vai a leilão na Europa
A Meta queria a Manus, a startup de IA que atingiu US$ 100 milhões em receita em apenas oito meses e se tornou o novo pivô da guerra tecnológica entre EUA e Pequim
O Brasil é a preferência disparada entre os investidores nos EUA quando o assunto é América Latina, mas um queridinho por aqui não está mais no coração dos norte-americanos
Em entrevista à Fox News, presidente dos EUA diz que prefere negociar à distância, vê fim próximo da guerra no Oriente Médio e reclama de aliados
Presidente e primeira-dama foram evacuados após invasor armado abrir fogo; autoridades apontam possível ação de “lobo solitário”
Os Estados Unidos liberaram a isenção de sanções para as vendas de petróleo e derivados russos em março
A fabricante de chips não esteve sozinha; nesta sexta-feira (24), as ações da Intel dispararam 24%
UBS WM revisou o alvo para o índice MSCI Emerging Markets para 1.680 pontos até dezembro de 2026, representando um potencial de dois dígitos, ancorado em uma previsão de crescimento de lucros de 33% para as empresas desses países
Executivo revela por que ativos latinos são o novo refúgio global contra a incerteza da IA e a geopolítica, e ainda dá uma dica para aproveitar as oportunidades de investimento
O líder chileno participou do Latam Focus 2026, evento organizado pelo BTG Pactual, que reuniu a nata do mundo político e empresarial em Santiago, e mandou um recado para os investidores
Finlândia, o país “mais feliz do mundo”, abre oportunidade para profissionais brasileiros que querem ganhar em euro.
A companhia aérea vai passar a tesoura em rotas de curta distância programadas até outubro, uma tentativa de economizar combustível diante da ameaça de escassez e da volatilidade dos preços causada pelo conflito no Oriente Médio
Indicado de Trump para comandar o Federal Reserve passou por audiência de confirmação nesta terça-feira (21) no Senado norte-americano, e o Seu Dinheiro listou tudo o que você precisa saber sobre o depoimento
Após o Irã reverter a abertura da passagem marítima, presidente norte-americano minimiza a medida como tática de pressão
Teerã alega “pirataria” dos EUA para encerrar breve abertura da via estratégica; Donald Trump afirma que cerco naval só terminará com conclusão total de acordo.
Mais cedo ou mais tarde, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo vão se aposentador dos gramados, mas não vão abandonar o futebol. Ambos se preparam para virar dirigentes.
Com orçamento aprovado e foco no superávit, governo argentino recebe sinal verde do Fundo; entenda como a economia vizinha está mudando (para melhor)
Gestor colocou as economias em desenvolvimento no radar dos investidores globais em um momento em que “mercados emergentes” não era nem um conceito ainda