Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
SEM PRESTÍGIO

EUA perdem o triplo A: por que a Moody´s tirou a nota de crédito mais alta da maior economia do mundo

Antes da Moody’s, a agência S&P Global Ratings rebaixou a nota soberana dos EUA em agosto de 2011, enquanto a Fitch fez esse movimento em agosto de 2023

Imagem: Shutterstock

Se alguém sugerisse que os EUA não seriam triplo A em qualquer agência de classificação de risco, chamariam essa pessoa de maluca ou sem conhecimento em economia. Mas, na última década, essa mudou e mais um capítulo dela aconteceu nesta sexta-feira (16), quando a Moody´s retirou a nota máxima de crédito do país. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a mudança, os EUA deixam de ter o rating Aaa e descem um degrau, para Aa1. A perspectiva da nota também é outra: passou de negativa para estável.

Mas, ao contrário do que possa parecer, as tarifas de Donald Trump não têm ligação direta com a alteração da nota de crédito dos EUA. 

Segundo a Moody´s, o aumento da dívida — um processo que se arrasta por mais de uma década — e dos índices de pagamento de juros para níveis significativamente mais altos do que a de países com classificação semelhante levaram ao rebaixamento do rating norte-americano. 

“As sucessivas administrações e o Congresso dos EUA não conseguiram chegar a um acordo sobre medidas para reverter a tendência de grandes déficits fiscais anuais e custos de juros crescentes. Não acreditamos que reduções plurianuais significativas nos gastos obrigatórios e nos déficits resultarão das atuais propostas em consideração”, diz a Moody´s.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A agência aponta ainda que, na próxima década, déficits serão maiores à medida que os gastos com direitos aumentam, enquanto a receita do governo permanece praticamente estável.

Leia Também

PREMIAÇÃO MILIONÁRIA

Final da Copa do Mundo vale uma fortuna: veja quanto Argentina e Espanha podem faturar com o título

Conteúdo Empiricus

Uma ode à tradição? Analista recomenda ação de ‘bancão’ para comprar no lugar de ativo ligado às criptomoedas; entenda

Nos cálculos da Moody 's, o ônus da dívida federal dos EUA aumentará para cerca de 134% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2035, em comparação com 98% em 2024. 

Antes da Moody’s, a agência S&P Global Ratings rebaixou a nota soberana dos EUA em agosto de 2011, enquanto a Fitch fez esse movimento em agosto de 2023.

Dólar ajuda a manter os EUA de pé

Mas nem tudo está perdido para os EUA. A Moody’s manteve a perspectiva do rating como estável, destacando que há fatores positivos que oferecem resiliência a choques na maior economia do mundo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Apesar de desacelerar no curto prazo, o crescimento do PIB de longo prazo dos EUA não deve ser afetado de forma significativa pelas tarifas”, diz a Moody´s.

A agência também diz que a perspectiva estável do rating reflete os pontos fortes de crédito excepcionais, incluindo o dólar como moeda de reserva dominante, que traz vantagens globais significativas ao governo na captação de recursos para financiar déficits e rolar a dívida com custos moderados e previsíveis. 

Além disso, a Moody´s espera que o país continue com seu longo histórico de política monetária eficaz, liderada por um Federal Reserve (Fed) independente.

A sinalização vem em um momento no qual o Fed e seu presidente Jerome Powell vêm sofrendo pressão constante de Trump para a queda dos juros. Atualmente, a taxa referencial no país está na faixa de 4,25% e 4,50% ao ano. Confira a última decisão do Fed aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ONDE INVESTIR EM MAIO | BDRs: TARIFAÇO de TRUMP saiu CARO para as empresas dos ESTADOS UNIDOS

O ‘não’ ao projeto de Trump

O rebaixamento da nota dos EUA acontece no mesmo dia em que os republicanos rejeitaram o projeto tributário de Trump — um revés para o presidente norte-americano.

Os republicanos estão divididos entre a linha-dura, que encara o pacote como a melhor chance de cortar gastos, e os republicanos mais moderados de distritos competitivos, que alertaram que cortes de gastos mais profundos em programas da rede de segurança social podem colocar em risco a maioria republicana da Câmara de 220 a 213 cadeiras nas eleições de meio de mandato de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
14 de julho de 2026 - 15:19
Imagem de um mapa da região do Estreito de Ormuz com barris de petróleo representando como a guerra do Oriente Médio está afetando os preços do petróleo 12 de julho de 2026 - 17:59
Gráfico do mercado de ações e nota de yuan da China 11 de julho de 2026 - 16:08
jogador da seleção da inglaterra 11 de julho de 2026 - 6:47
Fonte de montes de dólares, formando montanhas, e um homem no topo, com uma bandeira fincada 10 de julho de 2026 - 18:40
foto da vila na Espanha 10 de julho de 2026 - 16:21
Cobras nadando na cidade de Hengzhou, na China. 10 de julho de 2026 - 14:19
jogadores da espanha comemorando 10 de julho de 2026 - 6:49
Logo do Federal Reserve (Fed) em uma nota de dólar 9 de julho de 2026 - 17:30
9 de julho de 2026 - 9:05

CRISE NA COSTA OESTE

Como esse paraíso americano entrou em decadência

9 de julho de 2026 - 9:05
seleção de marrocos canta o hino 9 de julho de 2026 - 6:45
barata ciborgue 8 de julho de 2026 - 15:37

INSETOS ROBÔS

Por que cientistas estão transformando baratas em ciborgues?

8 de julho de 2026 - 15:37
Painel de investimentos internacionais do evento Onde investir no segundo semestre de 2026 7 de julho de 2026 - 6:10
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar