🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

BANDEIRA BRANCA

EUA e China costuram acordo sobre terras raras e tarifaço às vésperas do encontro entre Trump e Xi Jinping; veja o que foi discutido

As operações do TikTok nos EUA também foram pautadas no encontro das equipes econômicas norte-americana e chinesa

Dani Alvarenga
26 de outubro de 2025
17:27
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping - Imagem: Shutterstock

Embora o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump tenha atraído atenções neste domingo (26), o protagonismo da agenda dos EUA na 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) ficou mesmo com as negociações entre as autoridades econômicas chinesas e norte-americanas — que, após meses de expectativa, finalmente avançaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, as equipes dos dois países concordaram com a estrutura de um possível acordo comercial que será discutido quando Trump e o presidente chinês Xi Jinping. A reunião entre os dois líderes está marcada para a quinta-feira (30) na Coreia do Sul.

Bessent também afirmou que as negociações entre os governos eliminaram a ameaça de tarifas de 100% de Trump sobre as importações chinesas a partir de 1º de novembro, que haviam sido anunciadas pelo republicano após a China impor controles de exportação sobre todos os elementos de produção relacionados a terras raras.

VEJA TAMBÉM: CHINA vs EUA: Começou uma nova GUERRA FRIA? O que está em jogo nessa disputa - assista o novo episódio do Touros e Ursos no Youtube

Segundo o secretário do Tesouro dos EUA, os países "chegaram a um acordo substancial para os dois líderes". Ele ainda afirmou que espera que a China adie a implementação do regime de controle de exportação de terras raras e ímãs em um ano em meio às discussões sobre o tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já as autoridades chinesas foram mais cautelosas sobre as negociações e não ofereceram detalhes sobre o resultado das reuniões. Em comunicado, o governo de Xi Jinping disse que as equipes de negociação "chegaram a um consenso básico sobre arranjos para abordar suas respectivas preocupações" e que "ambos os lados concordaram em finalizar detalhes específicos".

Leia Também

Embora a Casa Branca tenha anunciado oficialmente as aguardadas conversas entre Trump e Xi, a China ainda não confirmou se os dois líderes se encontrarão.

Washington também anunciou, neste domingo, que acordos comerciais com a Malásia e o Camboja foram garantidos e que estruturas foram acertadas com a Tailândia e o Vietnã.

VEJA TAMBÉM: CHINA vs EUA: Começou uma nova GUERRA FRIA? O que está em jogo nessa disputa - assista o novo episódio do Touros e Ursos no Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O acordo entre EUA e China

Bessent, que se reuniu com as autoridades chinesas, revelou que o acordo sugere a suspensão de tarifas norte-americanas mais rígidas e de controles de exportação de terras raras chinesas. Além disso, as equipes também indicaram a possibilidade da retomada das vendas de soja dos EUA para a China.

Vale lembrar que, em meio à escalada da guerra comercial entre os países, o governo chinês encerrou as importações de soja dos EUA em setembro deste ano, primeiro mês desde novembro de 2018 em que embarques caíram para zero.

“Acredito que temos uma estrutura muito bem-sucedida para os líderes discutirem na quinta-feira”, disse Bessent a repórteres após se reunir com o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, e o principal negociador comercial, Li Chenggang.

Bessent também afirmou que prevê que a trégua tarifária com a China será estendida além da data de expiração, em 10 de novembro, e que o Gigante Asiático retomará compras substanciais de soja dos EUA, após não ter comprado nada em setembro, em favor da soja do Brasil e da Argentina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os produtores de soja dos EUA “se sentirão muito bem com o que está acontecendo nesta e nas próximas temporadas por vários anos” quando os termos do acordo forem anunciados, disse Bessent à ABC.

VEJA TAMBÉM: CHINA vs EUA: Começou uma nova GUERRA FRIA? O que está em jogo nessa disputa - assista o novo episódio do Touros e Ursos no Youtube

Tiktok na mesa de negociações de Trump e Xi Jinping

As operações do TikTok nos EUA também foram pautadas no encontro das equipes econômicas norte-americana e chinesa. Segundo Bessent, o acordo costurado neste domingo incluiu a plataforma de compartilhamento de vídeos.

Os EUA vêm tentando tirar as operações do aplicativo da empresa controladora chinesa ByteDance desde o ano passado, ainda durante o governo do ex-presidente Joe Biden, devido a preocupações com a segurança nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, o TikTok foi informado que teria que vender suas operações nos EUA ou correria o risco de ser fechado. Em janeiro deste ano, o aplicativo chegou a sair do ar no território norte-americano, mas Trump, que havia acabado de retornar à cadeira da presidência dos EUA, adiou a implementação da proibição.

Desde então, em meio à negociações sobre o que poderia ser feito para manter as operações do TikTok no país, o republicano adiou mais três vezes o prazo da sanção para facilitar um acordo, estendendo o prazo para dezembro.

Já no mês passado, a Casa Branca anunciou que empresas norte-americanas controlariam o algoritmo do TikTok e que cidadãos dos EUA ocupariam seis dos sete assentos no conselho de operações do aplicativo no país.

Vale lembrar que, inicialmente, Trump chegou a pedir a proibição do TikTok durante seu primeiro mandato. Porém, ele mudou de ideia após recorrer à rede social para aumentar seu apoio entre os jovens durante sua campanha presidencial de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma trégua frágil entre China e EUA

As tensões entre as duas maiores economias do mundo aumentaram nas últimas semanas, indicando a fragilidade da trégua comercial estabelecida.

Isso porque os EUA e a China haviam alcançado um "cessar-fogo" da guerra comercial após uma primeira rodada de negociações comerciais em Genebra em maio e que foi prorrogada em agosto.

Porém, a trégua não impediu que os países voltassem a se confrontar com mais sanções, restrições à exportação e ameaças de medidas retaliatórias ainda mais severas.

Após a expansão dos controles chineses sobre as exportações de terras raras, os mercados internacionais lidaram com uma escassez global, o que levou os EUA a considerar a proibição de exportações de software para a China, de laptops a motores a jato, de acordo com uma reportagem da Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da BBC News e CNBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESQUECERAM DE MIM?

O crime perfeito que não aconteceu: pintura de Picasso é encontrada e polícia revela o motivo do misterioso desaparecimento

24 de outubro de 2025 - 12:21

A pintura de Picasso deveria estar em exibição desde 9 de outubro, mas, dez dias depois, foi oficialmente dada como desaparecida. Mas o que aconteceu, na realidade?

MENOS FUNCIONÁRIOS

É por causa de 30 centavos? O plano da Amazon para substituir 600 mil funcionários por robôs

23 de outubro de 2025 - 16:05

A gigante fundada por Jeff Bezos tem planos ambiciosos para o futuro do trabalho, automatizando as operações e reduzindo custos

APERTA O PLAY!

China vs. Estados Unidos: começou uma nova guerra fria? O que está em jogo na disputa entre Trump e Xi

23 de outubro de 2025 - 15:25

Convidado desta edição do podcast Touros e Ursos, Hsia Hua Sheng, vice-presidente do Bank of China (Brasil) S.A. e professor da FGV, comenta os impactos da disputa e se ela pode afetar a reaproximação entre Brasil e EUA

NOVA RECEITA?

Trump quer Coca-Cola com açúcar “de verdade” — e o Brasil pode acabar ajudando a adoçar o ícone americano

23 de outubro de 2025 - 11:45

O refrigerante 100% americano pode acabar com um ingrediente made in Brazil

OUVERT!

As medidas adotadas pelo Museu do Louvre para reabrir as portas 3 dias após roubo de meio bilhão de reais 

22 de outubro de 2025 - 13:45

Embora as principais atrações do Louvre tenham sido reabertas, a Galeria de Apolo, lar dos Diamantes da Coroa Francesa, continua interditada

CORRIDA ESPACIAL

A Nasa não espera por ninguém, nem por Elon Musk. Na corrida contra a China, um comportamento da SpaceX coloca em risco contrato bilionário 

21 de outubro de 2025 - 11:38

O chefe interino da Nasa já deu o alerta: se a empresa de Elon Musk não for capaz de cumprir com os planos, ela será deixada para trás

CENA DE CINEMA

Roubo no Louvre: veja séries e filmes sobre crimes em museus — todos disponíveis no streaming

21 de outubro de 2025 - 9:32

De ‘Lupin’ a ‘O Código Da Vinci’, confira produções que unem arte, crime e suspense em grandes museus

WHAT A COINCIDENCE!

O sumiço que antecedeu o roubo: pintura de Picasso desaparece na Espanha dias antes de assalto ao Louvre

20 de outubro de 2025 - 16:30

A peça desaparecida é “Naturaleza muerta con guitarra”, uma pequena pintura em guache que deveria ser exibida ao público em Granada em 9 de outubro

FORA DO AR

De redes sociais a companhia aéreas: o que a falha da AWS revela sobre a dependência mundial da nuvem

20 de outubro de 2025 - 13:41

A falha global da Amazon Web Services (AWS) nesta segunda-feira (20) deixou milhões de pessoas sem acesso a sites, aplicativos e serviços que sustentam a vida digital

ROTEIRO DE FILME

Roubo no Louvre, Mona Lisa desaparecida, pé-de-cabra no MASP: os grandes assaltos a museus de arte da história

20 de outubro de 2025 - 12:33

De privadas de ouro até “quadros para viagem”, a história da arte foi entalhada por roubos dignos de um bom roteiro policial. Confira aqui alguns dos assaltos mais emblemáticos

DEU TILT

Falha global da AWS derruba plataformas e atrapalha até companhias aéreas; Amazon diz que serviço em nuvem está voltando ao normal

20 de outubro de 2025 - 9:33

A Amazon Web Services (AWS) confirmou sinais de recuperação após a falha global que afetou grandes plataformas digitais nesta segunda-feira (20)

FRAQUEZA GLOBAL

O dólar vai cair mais? Confiança na moeda como reserva de valor ‘erodiu um pouco’, e alta do ouro é sinal disso, diz presidente do BCE

19 de outubro de 2025 - 17:39

Enquanto o metal precioso dispara, o dólar perde valor no mercado internacional. E Christine Lagarde acredita que incertezas trazidas por Trump não são benéficas para a moeda

COISA DE FICÇÃO

Roubo no Louvre: bandidos levam joias em plena luz do dia, em assalto digno das aventuras de Arsène Lupin; veja o que foi levado

19 de outubro de 2025 - 12:45

Ladrões invadiram a Galeria de Apolo, no primeiro andar, e levaram nove peças; uma delas, a coroa da imperatriz Eugénie, foi encontrada danificada do lado de fora do museu

RETOMADA DO CONFLITO

Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo e volta a bombardear Gaza

19 de outubro de 2025 - 10:40

Forças israelenses alegam que grupo terrorista atacou seus militares na área de Rafah, o que os militantes negam

UMA NOVA PANDEMIA VEM AÍ?

Variante da gripe detectada na China preocupa cientistas; conheça o vírus influenza D (IDV)

17 de outubro de 2025 - 14:44

Pesquisadores identificam “taxas alarmantes” de exposição ao vírus em humanos; origem é animal, mas estudo indica possível transmissão aérea entre pessoas

MOVIMENTO TECTÔNICO

O sertão vai virar mar: como é a vida no país que vai ser cortado por um novo oceano em formação

16 de outubro de 2025 - 14:49

Um novo oceano pode surgir na África, começando na Etiópia e avançando por países como Quênia, Tanzânia, Moçambique e África do Sul até transformar parte do continente em uma imensa ilha

Economia em alta

Ritmo chinês: conheça o país da América do Sul que vai crescer 4 vezes mais que o Brasil em 2025

15 de outubro de 2025 - 19:14

Enquanto o Brasil tenta acelerar o PIB, um vizinho do continente deve registrar expansão digna da China — quatro vezes maior que a economia brasileira

CULTO À PERSONALIDADE

Polêmica até no ‘cara ou coroa’: Como é a moeda de 1 dólar com a qual o Tesouro dos EUA quer homenagear Donald Trump

15 de outubro de 2025 - 12:47

Uma moeda, dois lados: de um, a independência americana; do outro, o rosto de Donald Trump.

IAs em guerra (de narrativas)

Inteligência artificial tem lado? As visões das IAs de EUA, China e UE para encerrar a guerra Rússia-Ucrânia

15 de outubro de 2025 - 9:21

DeepSeek, Mistral e ChatGPT respondem às mesmas perguntas sobre guerra e paz — e mostram que até a inteligência artificial pode ter lado

OPERAÇÃO NARCO BET

Por trás do luxo, esquema de R$ 630 milhões misturava apostas, criptomoedas e narcotráfico

14 de outubro de 2025 - 13:16

A Operação Narco Bet revelou como funcionava o esquema em que o dinheiro do crime circulava por plataformas digitais

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar