Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
VISÃO DOS GRINGOS

Brasil tem muito o que ensinar aos EUA, diz The Economist; para revista, julgamento de Jair Bolsonaro é “lição de democracia”

Reportagem de capa da publicação britânica traça paralelo entre os dois países e elogia a postura da Suprema Corte brasileira — também diz que julgamento do ex-presidente será exemplo para o mundo

Reportagem de capa da revista britânica The Economist, divulgada e m 28 de agosto de 2025 - Imagem: Reprodução/ The Economist

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começa na próxima semana, no dia 2 de setembro, e foi o tema de capa da última edição da revista britânica The Economist. Com o rosto pintado com as cores do Brasil e um chapéu com chifres — aludindo aos apoiadores de Donald Trump na invasão ao Capitólio, em 2021 —, Bolsonaro está ao lado da manchete: “O que o Brasil pode ensinar à América".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A revista afirma que o golpe no Brasil falhou por incompetência e não por intenção dos envolvidos. O texto também diz que o julgamento da próxima semana será um teste para todos os países que vivem uma “febre populista”, citando os Estados Unidos, o Reino Unido e a Polônia como exemplos. 

Ao traçar paralelos entre o Brasil e os EUA para argumentar sobre a manchete, o texto diz que os países estão trocando de lugar. “A América está se tornando mais corrupta, protecionista e autoritária” com as investidas de Donald Trump, diz a The Economist, que cita os casos recentes de interferência no Federal Reserve (banco central dos EUA) e no controle militar de cidades democratas. 

“Em contraste, mesmo que o governo Trump puna o Brasil por processar o Sr. Bolsonaro, o próprio país está determinado a salvaguardar e fortalecer a sua democracia”, diz a The Economist

Trump dos trópicos 

A revista diz que provavelmente Bolsonaro e seus apoiadores serão condenados no julgamento que se inicia em 2 de setembro e chama o ex-presidente de “Trump dos Trópicos”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao contrário do que acontece nos EUA, o texto diz que políticos tradicionais brasileiros, da esquerda à direita, seguem as regras democráticas e querem "progredir" por meio de reformas institucionais. Mesmo os opositores ao presidente Lula, que pretendem usar o apoio de Bolsonaro para conseguir votos na próxima eleição, “criticam o seu estilo político”. 

Leia Também

ENTRAM EM CAMPO

Portugal e Inglaterra estreiam na Copa nesta quarta-feira (17); veja onde assistir

FIM DO DINHEIRO BARATO?

Juros no topo de 30 anos e bolsa na máxima: o que o aperto monetário no Japão muda para quem investe  

A publicação ainda cita pesquisas de opinião para afirmar que mesmo a maioria da população acredita que o ex-presidente tentou se manter no poder à força. Entretanto, a revista não deixa de ponderar que Bolsonaro ainda tem “apoiadores fanáticos” dispostos a causar problemas, especialmente se a corte impuser uma sentença de prisão. 

Ao falar sobre a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, a The Economist afirma que “felizmente” Trump não deve ser bem-sucedido. 

“Até agora, os ataques do Sr. Trump apenas fortaleceram a posição de Lula nas pesquisas de opinião e lhe deram uma desculpa para qualquer notícia econômica ruim antes da próxima eleição, em outubro de 2026”, diz a reportagem. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exemplo de maturidade, diz The Economist 

Por fim, a revista traça um último paralelo ao lembrar “uma era sombria e passada, em que os Estados Unidos, habitualmente, desestabilizavam os países latino-americanos” ao apoiar ditaduras — como a do Brasil, iniciada em 1964. 

Agora, no entanto, a reportagem diz que o Brasil dá exemplo de crescimento e que a memória deste passado recente de autoritarismo ajudou a sustentar o processo que se iniciará na próxima semana. 

“Essas são as marcas da maturidade política. Pelo menos temporariamente, o papel do adulto democrático do hemisfério ocidental mudou para o sul”, finaliza o texto.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada da Amazon 15 de junho de 2026 - 17:58
15 de junho de 2026 - 13:35
Pessoas segurando bandeiras da Espanha. 15 de junho de 2026 - 6:43

SEGUNDA DE JOGOS

Copa do Mundo: Onde assistir aos jogos desta segunda-feira (15)

15 de junho de 2026 - 6:43
Memphis Depay para a seleção da Holanda 14 de junho de 2026 - 6:52

DOMINGO DE JOGO

Onde assistir aos jogos da Copa do Mundo neste domingo

14 de junho de 2026 - 6:52
Na imagem, ícones de três aplicativos de IA: ChatGPT, Claude e Perplexity. 13 de junho de 2026 - 9:34
Torcedor do brasil assitindo ao jogo de futebol. 13 de junho de 2026 - 6:10
Foto de jogador de futebol da seleção dos Estados Unidos em campo. 12 de junho de 2026 - 6:00
cachorro caramelo vira lata 11 de junho de 2026 - 14:57
Pessoas torcendo para o Brasil na Copa do Mundo no sofá de casa 11 de junho de 2026 - 5:57
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 10 de junho de 2026 - 15:05

FUJA DO ÍNDICE, FOQUE NAS AÇÕES

Tudo parece bem no S&P 500. O Bank of America discorda e tem 7 motivos para isso 

10 de junho de 2026 - 15:05
Em um mapa mundi em preto e branco, mãos dadas com as bandeiras do Brasil e da China 9 de junho de 2026 - 19:03
O presidente dos EUA, Donald Trump, e os impactos para a bolsa brasileira. ação 5 de junho de 2026 - 18:44
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar