Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
CADA VEZ MAIS PERTO

Petrobras (PETR4) dá mais um passo para explorar o ‘novo pré-sal’ e demonstra interesse na Costa do Marfim

Apesar da vistoria do Ibama ser uma etapa importante, ainda faltam outras fases para que a Petrobras ganhe o sinal verde para atuar na Margem Equatorial

Plataforma de petróleo da Petrobras
Plataforma de petróleo da Petrobras. - Imagem: Ag. Petrobras

A Petrobras está cada vez mais perto de explorar a Margem Equatorial e, nesta quinta-feira (05), deu mais um passo nessa direção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirmou que vai fazer uma vistoria ainda hoje, no Rio, da sonda NS-42, contratada pela estatal para explorar a Margem Equatorial.

Segundo o órgão ambiental, essa é uma etapa “rotineira de qualquer processo de licenciamento ambiental para atividades de perfuração marítima de poços”.

Perto, mas ainda falta

Apesar da vistoria ser uma etapa importante para a liberação do Ibama para a exploração da região pela petroleira, ainda faltam outras fases para que a Petrobras ganhe o sinal verde do órgão.

O instituto reforçou, em nota, que a inspeção “não representa qualquer direcionamento conclusivo quanto à emissão ou não da licença ambiental referente à atividade de perfuração marítima no bloco FZA-M-59, na bacia da Foz do Amazonas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a vistoria, a sonda vai iniciar uma viagem para a locação do bloco, o que levará entre 20 e 30 dias. 

Leia Também

AUMENTO DE CAPITAL

Vamos (VAMO3) enche o tanque com R$ 600 milhões. E agora, o que muda para o investidor?

PREPAREM O BOLSO

Dividendos e JCP: Telefônica Brasil (VIVT3), dona da Vivo, anuncia R$ 600 milhões em proventos aos acionistas; saiba quando será pago

Além disso, ao chegar ao local, a sonda passará por uma Análise Pré-Operacional (APO), condição para a concessão da licença de perfuração pelo instituto.

Costa do Marfim na mira da Petrobras

Enquanto a aprovação do Ibama não chega, a Petrobras coloca outras regiões na mira. 

Segundo anúncio de ontem (04), a estatal apresentou uma declaração de interesse em nove blocos exploratórios localizados em áreas offshore na Costa do Marfim, na África Ocidental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento divulgado pela companhia informa que a manifestação foi aprovada pelo governo marfinense por meio do seu Conselho de Ministros. 

A declaração é a primeira etapa do processo de aquisição e tem como objetivo garantir exclusividade à Petrobras nas negociações dos contratos desses blocos.

Segundo a estatal, a exploração na região está alinhada com a estratégia de longo prazo da empresa, que busca recompor as reservas de óleo e gás e diversificar o portfólio exploratório, tanto no Brasil quanto no exterior.

“A avaliação de novas áreas visa à geração de valor e à ampliação das fronteiras exploratórias da companhia”, afirma a petroleira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Estadão Conteúdo e Money Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pão de Açúcar 15 de maio de 2026 - 12:35
14 de maio de 2026 - 12:11
Lançamento da Azzas 2154 na B3 13 de maio de 2026 - 15:50
petrobras petr4 dividendos ações 13 de maio de 2026 - 15:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia