O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Sem grandes projetos à vista, a expectativa é de forte distribuição de dividendos, equivalente a 75% do lucro líquido regulatório a partir de 2026, afirma a Fitch.

A Fitch Ratings elevou a classificação a Equatorial Transmissão S.A. para "AAA(bra)", de "AA+(bra)". A companhia não é negociada na bolsa, mas tem debêntures emitidas.
A mudança vem depois da venda da empresa, que até então era controlada da Equatorial Energia (EQTL3) para a Verene Energia, em abri deste ano, por R$ 9,4 bilhões, incluindo dívidas.
A companhia passou a ser o principal ativo da Verene e contribuirá com cerca de 80% de seu Ebitda consolidado. O restante virá de outros seis ativos de transmissão, significativamente menores que a Equatorial.
LEIA TAMBÉM: Conheça as análises da research mais premiada da América Latina: veja como acessar os relatórios do BTG Pactual gratuitamente com a cortesia do Seu Dinheiro
A classificação considera o baixo risco do negócio de transmissão de energia, que apresenta geração de caixa previsível e elevadas margens operacionais.
A expectativa da agência de classificação de risco é que a empresa de transmissão de energia mantenha alavancagem financeira ligeiramente abaixo de 3,5 vezes, em linha com o atual rating.
Leia Também
A Fitch avalia que o perfil de crédito da Verene não impacta o rating da Equatorial Transmissão.
A companhia é beneficiada com receitas fixas ajustadas pela inflação e expectativa de margens de Ebitda elevadas, em torno de 93%, além da diversificação e longo prazo dos contratos.
São sete concessões, com contratos que vencem em 2047. A receita é bem distribuída entre elas --- a maior é responsável por menos de um quarto da receita.
Sem grandes projetos à vista, a expectativa é de forte distribuição de dividendos, equivalente a 75% do lucro líquido regulatório a partir de 2026, afirma a Fitch. O endividamento e a alavancagem, a relação da dívida e Ebitda, deve permanecer moderada.
COMANDO EM NOVAS MÃOS
BOI CARO, CAIXA NO VERMELHO
LUZ AMARELA NO CRÉDITO
JÁ DEU PARA ACOSTUMAR?
NA MIRA DA AUTARQUIA
REAÇÃO AO RESULTADO
DÍVIDA AINDA MAIOR
"MOMENTO HISTÓRICO"
VAI TER QUE ESPERAR?
SD ENTREVISTA
VAI PESAR NO BOLSO?
MAIS PROVENTOS
PAROU DE PIORAR?
TODO TRIMESTRE, ELE FAZ TUDO SEMPRE IGUAL
MAIS UMA TEMPESTADE?
SD ENTREVISTA
ENTREVISTA EXCLUSIVA
ENTRE FUTURO E PASSADO
SD EXPLICA
APETITE MAIOR?