🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 2T25 COMEÇOU: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

17 X 0 na bolsa brasileira e o que esperar dos mercados hoje, com disputa entre Israel e Irã no radar

Desdobramentos do conflito que começou na sexta-feira (13) segue ditando o humor dos mercados, em semana de Super Quarta

16 de junho de 2025
8:18
brasil alemanha 7 a 1 criptomoedas blackrock sec
Imagem: Super Esportes

O 7 a 1 contra a Alemanha ficou marcado na história do futebol mundial e na memória de cada um dos brasileiros, que certamente não se esquecem deste dia fatídico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso do mercado acionário brasileiro, temos vivido um período similar, de certo modo. Junto com uma seca na estreia de novas empresas na bolsa — tivemos zero IPOs (ofertas públicas iniciais) desde 2022 —, vimos uma enxurrada de fechamentos de capital.

Nesses últimos três anos e meio, foram 17 OPAs (ofertas públicas de aquisição) para cancelamento de registro, incluindo Getnet, BR Properties e Cielo. Isso fora quatro que estão sob análise da CVMSerena Energia, Santos Brasil, Zamp e Wilson Sons.

Na reportagem desta segunda-feira, ouvimos especialistas para explicar por que esse cenário de tantas OPAs no mercado. E mais: tem mudança de regras vindo aí, o que deve tornar esse movimento ainda mais comum na rotina do investidor brasileiro.

São mudanças que entram em vigor daqui a duas semanas, no dia 1º de julho, e vão tornar o processo das OPAs mais simples, ágil e barato para as companhias listadas. Vai ser possível, por exemplo, juntar duas OPAs em uma ou dispensar o laudo de avaliação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É aguardar para ver.

Leia Também

E você, se lembra de onde estava no dia do 7 a 1?

Não perca um alinhamento tão raro quanto esse

POWERED BY EMPIRICUS RESEARCH

Há mais de 15 anos não se vê um potencial tão grande de crescimento no Brasil quanto agora – e 6 microcaps têm tudo para surfar esse momento. Para Rodolfo Amstalden, da Empiricus, as melhores chances serão aproveitadas por quem começar a investir nelas já. Participe da reunião privada com os sócios-fundadores da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esquenta dos mercados

Em semana de Super Quarta, quando os bancos centrais do Brasil e dos EUA decidem as taxas de juros nos dois países, os investidores estarão com todas as atenções voltadas para outro assunto: os desdobramentos do ataque de Israel contra o Irã. O conflito começou na sexta-feira (13) e segue ditando o humor dos mercados.

O aumento das tensões no Oriente Médio, no entanto, não é o único a chamar a atenção dos mercados nos próximos dias, que prometem ser agitados.

A semana também conta com as decisões do Banco da Inglaterra (BoE), Banco do Japão (BoJ) e Banco Popular da China (PBoC) sobre suas políticas monetárias.

As bolsas asiáticas fecharam o pregão desta segunda-feira (16) em alta, após uma série de dados chineses mostrarem resiliência da segunda maior economia do mundo, mesmo com a guerra tarifária imposta pelo governo de Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já na Europa, os principais índices iniciam o dia em leve alta, ensaiando uma recuperação das perdas da sexta-feira.

Nos EUA, o cenário não é diferente: os índices futuros de Nova York operam no azul, em meio a uma agenda esvaziada nesta segunda-feira.

Por aqui, o dia não será tão tranquilo quanto em Wall Street. O investidor acompanha o IGP-10 e o IBC-Br, considerado uma prévia do PIB.

Você confere tudo o que te espera nos próximos dias na agenda econômica da semana, produzida pelo repórter Guilherme Castro Souza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros destaques do Seu Dinheiro:

CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO
Trump afirma que EUA podem se envolver no conflito entre Israel e Irã e que troca de ataques pode ‘forçar’ um acordo. Quando questionado, o republicano negou que haja um prazo para o Irã voltar à mesa de negociações.

SALVE-SE QUEM SE ANTECIPAR
Você deveria estar se preparando para o pior no conflito entre Israel e Irã. Como proteger seu patrimônio desde já? O Seu Dinheiro conversou com especialistas para entender por que não você não deve esperar a situação se agravar para começar a pensar no melhor para os seus investimentos.

PRÓXIMOS PASSOS
Nelson Tanure contrata Rothschild para estruturar oferta pela Braskem (BRKM5), diz jornal. O empresário pretende adquirir a participação da Novonor indiretamente, comprando as ações da holding que controla a fatia da petroquímica.

ATENÇÃO, ACIONISTAS
Dividendos bilionários: JBS (JBSS32) anuncia data de pagamento de R$ 2,2 bilhões em proventos; veja quem tem direito a receber. Após o pagamento dos dividendos, há ainda uma previsão de leilão das frações de ações do frigorífico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SHAKEN, NOT STIRRED
O renascimento do Martini: 10 bares em São Paulo para revisitar o drink do momento. Ícone da coquetelaria, o Martini aparece repaginado sem abrir mão da aura clássica; entenda a Martineissance e descubra onde provar diferentes versões do drink.

ORIENTE MÉDIO
Irã “vai queimar”, afirma Israel; veja as últimas atualizações do conflito e quais os impactos para a economia global. A ofensiva israelense matou líderes militares iranianos e cientistas nucleares de alto escalão e mercado acompanham conflito com apreensão.

ORIENTE MÉDIO
Negociações nucleares são ‘injustificáveis’ após ataques de Israel, afirma Irã; veja as atualizações do conflito que entra no seu terceiro dia. Escalada das tensões levou ao cancelamento das negociações sobre o programa nuclear iraniano, que poderiam oferecer uma solução para a crise.

REAÇÕES AO CONFLITO
Líderes e autoridades mundiais se posicionam sobre o conflito entre Irã e Israel; veja as declarações. Aliados e rivais de ambos os países expressam preocupação com a escalada de tensões e pedem moderação para resolver o embate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CRIPTO
Israel e Irã, Trump lucrando e regulamentação de stablecoins nos EUA: confira os destaques das criptomoedas desta semana. Últimos dias foram uma montanha-russa para as criptomoedas devido ao conflito no Oriente Médio iniciado na madrugada de sexta-feira (13).

CONTAS PÚBLICAS
Desempenho da economia será decisivo nas eleições de 2026, não o tamanho do déficit fiscal, diz Haddad. O chefe da pasta econômica defendeu que, se a economia estiver indo bem, aumentam as chances de reeleição do presidente Lula.

CURTO-CIRCUITO?
Após três anos da privatização, Eletrobras (ELET3) ainda não atingiu as expectativas do mercado; entenda o que está travando a ex-estatal. A companhia do setor elétrico avanços nesse período, contudo, o desempenho das ações ainda está aquém do esperado pelo mercado.

FIM DO TRÂNSITO?
Eve, subsidiária da Embraer (EMBR3), fecha contrato bilionário para decolar com seus ‘carros voadores’ nos céus de São Paulo. Atualmente, a capital paulista possui mais de 400 helicópteros registrados e cerca de 2 mil decolagens e aterrissagens diárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

EXPANSÃO INTERNACIONAL
Alpargatas (ALPA4) fecha acordo com Eastman Group, que será distribuidora exclusiva da Havaianas nos Estados Unidos e Canadá. O acordo de distribuição marca uma mudança importante no modelo de operação da companhia na América do Norte.

ESTRATÉGIA TRANSVERSAL
“Investir sem se preocupar com impacto é quase uma irresponsabilidade”, afirma Daniel Izzo, da Vox Capital. O sócio-fundador da primeira venture capital de impacto do país conta como o setor vem se desenvolvendo, quem investe e os principais desafios para a sua democratização.

BELEZA INTERIOR
Além da aparência: por que o design interno do carro importa mais do que você pensa. Design, materiais sustentáveis e inovação sensorial estão moldando os carros de hoje e amanhã; conheça as tendências.

EVENTO LITERÁRIO
A Feira do Livro ocupa lacuna deixada pela Bienal em São Paulo; veja destaques da programação. Entre os dias 14 a 22 de junho, evento ocupa a praça do Pacaembu e o Museu do Futebol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Aberta a temporada de provas: o balanço dos bancos no 2T25 e o que esperar dos mercados hoje

28 de julho de 2025 - 8:13

Bolsa globais avaliam acordos com os EUA; índices futuros de Wall Street indicam que seguirão estendendo os ganhos da semana passada; por aqui, o Ibovespa tenta recuperar o fôlego

DÉCIMO ANDAR

O jogo não é ganho no primeiro tempo, mas este segmento de fundos imobiliários se destaca em meio às incertezas

27 de julho de 2025 - 8:00

Após cinco meses de alta, o IFIX registra queda em julho; mas estes FIIs se mostram atrativos agora

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A estabilidade do Banco do Brasil: como apostar nas ações BBAS3 e o que esperar dos mercados hoje

25 de julho de 2025 - 8:26

Negociações (ou não) de acordos com os EUA e temporada de balanços continuam no radar dos investidores por aqui e no exterior

SEXTOU COM O RUY

Não pule de cabeça no Banco do Brasil: a ação pode afundar, mas há uma opção de compra protegida para BBAS3

25 de julho de 2025 - 6:08

Com potencial de alta caso as coisas deem muito certo e risco de desvalorização relevante caso o cenário se deteriore de vez, comprar BBAS3 nesse momento me parece um pouco precipitado — mas existe uma boa saída

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Papo de velho: o que deu errado com a RD Saúde, e o que esperar dos mercados hoje

24 de julho de 2025 - 8:24

Acordos comerciais agitam os mercados nesta quinta-feira; após recorde, Wall Street também acompanha balanços do 2T25

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Pedido extra para você que já está na fila

23 de julho de 2025 - 15:30

O Kit Brasil já está na espera do Tarcísio Trade anyways. Ele pegou a fila para comprar pão francês, presunto, queijo, e agora a esposa ligou no celular pedindo também 200 gramas de enroladinho de salsicha

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Adrenalina em alta voltagem na Auren Energia, e o que esperar dos mercados hoje

23 de julho de 2025 - 8:40

Nos EUA, futuros operam em leve alta, de olho nas tarifas e nos balanços, após recorde na véspera; por aqui, Ibovespa repercute dados internacionais e resultados do 2T25

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quem te viu, quem te vê, Argentina: o avanço no país vizinho e o que esperar dos mercados hoje

22 de julho de 2025 - 8:35

Wall Street e Ibovespa aguardam balanços de grandes empresas e a fala de Jerome Powell, do Fed

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O sucesso argentino: o vizinho conserta a casa, enquanto o Brasil segue varrendo para debaixo do tapete

22 de julho de 2025 - 7:19

De laboratório de tragédias populistas a espelho de sucesso, Argentina demonstra que há vida política e recuperação econômica fora da armadilha populista latino-americana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Luz na passarela: o destaque da C&A na bolsa este ano, e o que esperar dos mercados hoje

21 de julho de 2025 - 8:27

Em dia morno, Wall Street aguarda divulgação de novos balanços; por aqui, Ibovespa segue a reboque e também continua repercutindo as tensões com os EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Timing é tudo: o negócio extraordinário da Vivo e o que esperar dos mercados hoje

18 de julho de 2025 - 8:25

Wall Street atinge novas máximas históricas e pode dar continuidade aos ganhos; por aqui, mercado repercute retorno do IOF e disputa comercial com EUA

SEXTOU COM O RUY

Qual a hora certa de vender uma ação? Tudo depende do preço — e a Vivo (VIVT3) mostra como isso funciona na prática

18 de julho de 2025 - 6:05

Nos últimos dias, a Vivo realizou uma operação que nos ajuda a entender na prática o momento de comprar e, mais importante, de vender um ativo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Porquinho chinês ou inglês? A origem do nosso cofrinho e o que esperar dos mercados hoje

17 de julho de 2025 - 8:27

Nos EUA, Trump nega rumores de que pretende demitir o presidente do Fed; no Brasil, Moraes decide que aumento do IOF será mantido

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O Tarcísio Trade está morto?

16 de julho de 2025 - 20:00

Se o governador de São Paulo não for capaz de superar as provocações atuais, vindas tanto da extrema esquerda quanto da extrema direita, não será legitimado no cargo de presidente

SEU MENTOR DE INVESTIMENTOS

Donald Trump: como lidar com um encrenqueiro e sua guerra comercial

16 de julho de 2025 - 10:25

Donald Trump não pensa nas consequências ao adotar suas medidas intempestivas. O importante, para ele, é estar nas manchetes dos jornais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem olho por olho nem tiro no pé na guerra comercial com os EUA, e o que esperar dos mercados hoje

16 de julho de 2025 - 8:17

Ibovespa fechou ontem em leve queda, e hoje deve reagir ao anúncio de uma nova investigação dos EUA contra o Brasil

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Estamos há 6 dias sem resposta: o tempo da diplomacia de Trump e o que esperar dos mercados hoje

15 de julho de 2025 - 8:58

Enquanto futuros de Wall Street operam em alta, Ibovespa tenta reverter a perda dos últimos dias à espera da audiência de conciliação sobre o IOF

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Do coice à diplomacia: Trump esmurra com 50% e manda negociar

15 de julho de 2025 - 7:23

Para além do impacto econômico direto, a nova investida protecionista de Trump impulsiona um intrincado jogo político com desdobramentos domésticos e eleitorais decisivos para o Brasil

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Carta pela moderação (e cinco ações para comprar agora)

14 de julho de 2025 - 20:00

Com todos cansados de um antagonismo que tem como vitoriosos apenas os populistas de plantão, a moderação não poderia emergir como resposta?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Para quem perdeu a hora, a 2ª chamada das debêntures da Petrobras, e o que mexe com os mercados hoje

14 de julho de 2025 - 8:24

Futuros de Wall Street operam em queda com guerra tarifária e à espera de dados da inflação ao consumidor (CPI) e balanços trimestrais de gigantes como JPMorgan e Citigroup

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar