Putin vai fazer o quê? Europa dá empurrão bilionário na máquina de guerra da Ucrânia contra a Rússia
Kiev estava em uma encruzilhada financeira depois que a Casa Branca informou que não havia mais autorização para enviar recursos para a guerra contra os russos

Há quase uma semana, a Ucrânia se viu em uma encruzilhada: precisa de mais ajuda financeira, mas os EUA — seu principal apoiador após a invasão da Rússia — estão prestes a fechar a torneira de recursos para essa guerra. De onde viriam os bilhões de dólares para manter os ucranianos de pé no front de batalha?
A resposta veio nesta quinta-feira (1), depois que os líderes da União Europeia (UE) concordaram com um pacote de ajuda de 50 bilhões de euros (US$ 54 bilhões ou R$ 267,5 bilhões) para a Ucrânia.
O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
“Nós temos um acordo. Todos os 27 líderes chegaram a acordo sobre um pacote de apoio adicional de 50 bilhões de euros para a Ucrânia no âmbito do orçamento da UE. Isto garante um financiamento constante, de longo prazo e previsível para a Ucrânia. A UE está assumindo a liderança e a responsabilidade no apoio à Ucrânia; sabemos o que está em jogo”, disse Michel em sua conta no X.
Os líderes da UE vinham travando uma batalha para chegar a um consenso sobre o pacote de apoio à Ucrânia. O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, já havia vetado o acordo de ajuda em dezembro.
Leia Também
O Brasil no olho do furacão: o efeito do super El Niño em cada país da América Latina — e como afeta seus investimentos
Com Rússia no encalço, sem EUA na retaguarda
A ajuda europeia não podia sair em um momento melhor para a Ucrânia. O maior financiador individual de Kiev nessa guerra pode fechar a torneira de recursos em breve.
Isso porque Donald Trump — que nem conseguiu ainda a indicação republicana para concorrer às eleições presidenciais de 5 de novembro nos EUA — está colocando um dos conflitos mais importantes da atualidade em xeque.
Na semana passada, a Casa Branca informou que o fornecimento de dinheiro dos EUA à Ucrânia acabou, o que poderia deixar Kiev mal equipada para repelir a invasão russa.
As negociações para garantir recursos aos ucranianos precisaram voltar ao Congresso norte-americano — e é aí que Trump entra em cena.
O ex-presidente já pressionou abertamente os republicanos no Senado a não comprometerem a legislação sobre segurança nas fronteiras por conta da ajuda para a Ucrânia.
A preocupação de Trump é que a liberação de mais recursos financeiros para Kiev lutar contra a Rússia favoreça o presidente dos EUA, Joe Biden, na tentativa de reeleição em novembro.
PODCAST TOUROS E URSOS - O ano das guerras, Trump rumo à Casa Branca e China mais fraca: o impacto nos mercados
Nas trincheiras contra a Rússia
Ao mesmo tempo que enfrenta as questões ligadas ao financiamento da guerra, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também lida com problemas nas trincheiras.
O chefe do exército ucraniano, Valeriy Zaluzhnyi, está prestes a ser demitido do cargo em uma queda de braço com Zelensky.
Zaluzhnyi é bastante popular entre os ucranianos, mas é bem problemático para o presidente ucraniano. Ambos vivem em meio a uma rixa desde que o militar deu uma entrevista em novembro passado na qual descreveu a guerra contra a Rússia como um “impasse”.
Zaluzhnyi teria recusado um pedido de Zelensky para renunciar no início desta semana e permanece no cargo por enquanto. Mas uma fonte ouvida pela CNN informou que um decreto presidencial demitindo oficialmente o comandante militar é esperado até o final da semana.
A medida seria uma das maiores mudanças militares na Ucrânia desde o início da guerra e pode ser controversa se for entendida como o resultado de uma questão pessoal.
Analistas de defesa, no entanto, afirmam que é prática comum a substituição de comandantes militares em tempos de guerra, se uma nova estratégia e visão forem consideradas necessárias.
*Com informações da CNBC, da Reuters e da CNN Internacional
BALANÇOU O MERCADO
O tremor que fez os títulos de dívida de 30 anos dos EUA romper recordes em décadas em chegar a 5,44%
24 de setembro de 2026 - 15:03CAOS AÉREO
Falha em GPS cancela 80 voos da Azul, afeta mais de 8 mil passageiros e provoca novos transtornos. As demais companhias operam normalmente?
23 de setembro de 2026 - 19:30ROLOU QUÍMICA?
O que você precisa saber sobre o discurso de Lula na ONU — e o que Trump disse também
22 de setembro de 2026 - 13:37O MELHOR ESTÁ POR VIR?
A maré virou para Mark Zuckerberg — Meta sobe quase 15% e analista diz: “agora a empresa tem uma história para contar”
21 de setembro de 2026 - 19:05EFEITO CASCATA
A realidade dos juros em 5% nos EUA: saiba o que acontece com sua carteira se a taxa disparar por lá
20 de setembro de 2026 - 16:45TODO MUNDO QUER SABER
O encontro Trump-Xi vai sair? O que o mercado espera da cúpula — e para onde você deveria estar olhando também
20 de setembro de 2026 - 10:03LONGE NO MAPA, PERTO DO BOLSO
Juros no maior nível em 31 anos: por que o aperto no Japão importa para você
18 de setembro de 2026 - 18:00TEMPO REI
Warren Buffett deixa presidência do conselho da Berkshire: “o tempo sempre vence”; saiba quem assume
18 de setembro de 2026 - 11:50CONTRA A INFLAÇÃO
Fed eleva juros pela 1ª vez em 3 anos — e isso mexe diretamente com seus investimentos
16 de setembro de 2026 - 15:01TEM MÚSCULO
Bolsa americana aguenta juros mais altos; UBS GWM diz onde investir nesse cenário
15 de setembro de 2026 - 18:014X3
Enquanto Brasil debate a escala 6×1, esse país propõe jornada de 32 horas semanais impulsionada pela IA
15 de setembro de 2026 - 15:00PARA OS GATEIROS
País europeu oferece moradia e alimentação gratuitas para quem cuidar de gatos; mas tem um porém
14 de setembro de 2026 - 17:17DEU BOM DIA PARA A IA HOJE?
A IA vai dominar a humanidade: Sam Altman e Elon Musk se juntam ao rival da Anthropic em novo alerta; ações da Nvidia despencam
14 de setembro de 2026 - 14:10IA NO CONTROLE
“IA pode assumir controle da internet em até 12 meses”, alerta CEO da Anthropic
12 de setembro de 2026 - 15:18APONTA ESTUDO
País de escala continental, natureza exótica e praias paradisíacas é o melhor lugar do mundo para sobreviver a uma catástrofe global — e não é o Brasil
11 de setembro de 2026 - 10:30O ROTEIRO DO CHOQUE
Recessão à vista? Fitch diz o que acontece com a economia mundial se a inteligência artificial virar a vilã dos mercados
9 de setembro de 2026 - 19:01Conteúdo Empiricus
De olho em temas como Oriente Médio, petróleo e decisão de juros nos EUA, Empiricus traz recomendações de BDRs para setembro
9 de setembro de 2026 - 12:59VIRADA NO JOGO
Investidor estrangeiro volta para a bolsa brasileira, mas não compra qualquer coisa; veja o que está no radar do gringo
9 de setembro de 2026 - 12:41MUDANÇA NA ÁREA
Mapa-múndi vai mudar? Novo modelo é aprovado pela ONU e propõe uma nova representação dos continentes
8 de setembro de 2026 - 14:57FOI SEM QUERER