🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

NÃO É A QUEDA DA BASTILHA, MAS…

França em chamas: o que acontece com a segunda maior economia da zona do euro após a oposição derrubar o governo

Um total de 331 legisladores de esquerda e de extrema direita apoiaram uma moção de desconfiança na câmara baixa do país, que tira Michel Barnier do cargo de primeiro-ministro; mas será que ele sai mesmo? A história não é tão simples assim

Fundo de céu claro com bandeira da França com rachadura no meio
Imagem: Dall E / ChatGPT

O fabuloso destino de Amélie Poulain é um filme que renova o mito de que Paris é uma cidade de tamanha beleza e encantos que muda para sempre quem a visita ou resolve passar uma temporada por lá. A partir desta quarta-feira (4), quem não será mais a mesma é a própria capital da França — mas o motivo nada tem a ver com elegância ou exuberância: a segunda maior economia da zona do euro mergulha em um período de profunda incerteza política

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cinema, a literatura e a ficção — frequentemente a partir de um olhar estrangeiro — ajudaram a construir uma imagem de que Paris é a cidade mais sofisticada e avançada do mundo. Mas a política nos lembra a todo o tempo que a história não é bem essa. E hoje não foi diferente. 

A aliança nada comum da esquerda com a extrema direita resultou no apoio a uma moção de desconfiança na câmara baixa da França — 331 legisladores superaram em muito os 288 votos necessários — que derrubou o governo depois que o primeiro-ministro Michel Barnier usou poderes constitucionais especiais para forçar um projeto de lei de orçamento da previdência social no Parlamento sem uma votação.

Perder o voto de confiança significa que Barnier será forçado a apresentar sua renúncia ao presidente francês, Emmanuel Macron, apenas três meses após ter sido empossado como primeiro-ministro —  a administração de Barnier será a mais curta da Quinta República da França, que começou em 1958.

Os bastidores da queda

A queda do primeiro-ministro ocorre após várias semanas de negociações com partidos de oposição para tentar chegar a um acordo sobre apenas uma parte do orçamento mais amplo de 2025, que incluía 60 bilhões de euros em cortes de gastos e aumentos de impostos vistos como necessários para domar o déficit fiscal da França, que deve ficar em 6,1% em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O problema é que o governo minoritário de Barnier não conseguiu conquistar oponentes de nenhum dos lados do espectro político. 

Leia Também

IA NO CONTROLE

“IA pode assumir controle da internet em até 12 meses”, alerta CEO da Anthropic

APONTA ESTUDO

País de escala continental, natureza exótica e praias paradisíacas é o melhor lugar do mundo para sobreviver a uma catástrofe global — e não é o Brasil

Ele enfrentou a perspectiva de barganhas sobre o orçamento mais amplo que tinha que ser aprovado até 21 de dezembro e estava vulnerável aos caprichos da extrema direita, que havia concordado em apoiar o governo até que os desentendimentos sobre gastos chegaram ao auge no início desta semana.

Durante um debate antes da votação, Barnier chegou a dizer aos legisladores que "não tinha medo" de ser derrubado, mas pediu aos partidos que trabalhassem juntos e "fossem além do interesse geral" para superar as divisões. 

BOLSA CAINDO e DÓLAR a R$ 6: O que o GOVERNO deve FAZER AGORA para VIRAR o jogo

O futuro da França a partir de agora

Essa seria mais uma queda de governo se não estivéssemos falando da segunda maior economia da zona do euro — só que o problema não é apenas esse. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A moção de desconfiança implica no pedido de renúncia do primeiro-ministro, mas Macron provavelmente deve pedir que Barnier continue no cargo enquanto procura um substitutonovas eleições parlamentares não podem ocorrer antes de junho-julho, 12 meses após a última votação.

Fato é que o destino de Barnier é um forte aviso para o próximo primeiro-ministro diante dos perigos e armadilhas que enfrentará ao tentar chegar a um consenso sobre o orçamento e outras decisões políticas importantes, dadas as profundas divisões na França expostas desde a decisão mal avaliada de Macron de convocar eleições antecipadas no início deste ano.

Soma-se a isso o fato de que o próprio Macron deve enfrentar demandas da esquerda e da direita para que renuncie, abrindo caminho para que uma nova eleição presidencial seja realizada muito antes da prevista para 2027 — embora improvável, a renúncia de Macron desencadearia eleições presidenciais em 35 dias.

E o orçamento da França?

Quanto ao orçamento, a queda de Barnier e do governo significa que todas as propostas apresentadas caem também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A saída mais provável é que um orçamento de emergência seja aprovado dentro do mês, efetivamente transferindo a legislação tributária de 2024 até que um orçamento de 2025 seja acordado.

A partir daí começa uma corrida contra o tempo: o orçamento de 2025 na França não pode ser aprovado por um governo interino, colocando pressão sobre Macron para a escolha de um novo primeiro-ministro rapidamente.

*Com informações da Reuters e da CNBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novo Mapa-múndi 8 de setembro de 2026 - 14:57
Imagem de Donald Trump com gráfico vermelho indicando queda ao fundo. 4 de setembro de 2026 - 12:26
O economista Mohamed El-Erian está sentado em uma poltrona vermelha, segurando um microfone. Atrás dele, uma estante de livros. 31 de agosto de 2026 - 13:50
Dono da Amazon Jeff Bezos Indian Creek 27 de agosto de 2026 - 16:32
Wall Street diante de um gráfico vermelho de queda 19 de agosto de 2026 - 15:33

OPORTUNIDADE OU CILADA

Renda fixa nos EUA: vale a pena comprar Treasury com a disparada dos juros?

19 de agosto de 2026 - 15:33
Em um fundo que mescla o prédio da B3, a bandeira do Brasil e um globo, um homem de barba e terno azul está ao lado direito da imagem. No centro, a frase: Só ser barato não adianta 14 de agosto de 2026 - 14:40
Montagem representando as tarifas dos EUA contra os produtos brasileiros 14 de agosto de 2026 - 13:31
A mão de um robô humanoide segura várias cédulas de dólar 9 de agosto de 2026 - 17:01
Ilustração do genoma criado pela IA 7 de agosto de 2026 - 15:51
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar