Eleições na Venezuela: Maduro já votou e diz que vai respeitar resultados, enquanto oposição denuncia perseguições políticas
Vale relembrar que, há alguns dias, Maduro disse que poderia haver um “banho de sangue” ou uma “guerra civil” caso não fosse vencedor
Em uma eleição que é considerada um "teste de fogo" para Nicolás Maduro, a disputa pela presidência da Venezuela ocorre neste domingo (28) em meio à denúncias de perseguição política e fechamento de fronteiras no país.
Maduro, que busca a reeleição para um terceiro mandato, já votou mais cedo, logo após a abertura das urnas. Na saída da seção no Forte Tiuna, instalação militar na capital da Venezuela, o presidente afirmou que iria reconhecer os resultados do pleito.
Vale relembrar que, há alguns dias, Maduro disse que poderia haver um "banho de sangue" ou uma "guerra civil" caso não fosse vencedor. Ele buscou ainda reforçar a lealdade das Forças Armadas — o árbitro das disputas políticas na Venezuela.
Já o partido Vente Venezuela, do candidato de oposição Edmundo Gonzáles, fez denúncias de 54 casos de perseguição política entre a última quarta-feira (24) e hoje.
"Alertamos a comunidade internacional que estes crimes constituem graves violações dos direitos humanos e que estamos perante a possível prática de crimes contra a humanidade no contexto das eleições presidenciais de 2024", afirmou o partido.
- LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera carteira gratuita de ações americanas para você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.
Venezuela impediu entrada de ex-presidentes latino-americanos
Vale destacar que, ontem, o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, também alertou sobre o fechamento das fronteiras da Venezuela.
Leia Também
Ataque russo com drones e mísseis atinge setores de energia nuclear e de transporte da Ucrânia, diz Kiev
Em uma publicação em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), Mulino contou que um avião que transportaria ex-presidentes latino-americanos, incluindo Mireya Moscoso, do próprio Panamá, foi impedido de decolar até que os políticos deixassem a aeronave.
O objetivo da ida de Moscoso e outros ex-presidentes até à Venezuela era justamente observar como seria a eleição.
Mais tarde, o ministro das Relações Exteriores do Panamá, Javier Martínez-Acha, também utilizou a rede social para divulgar que conversou com a embaixada da Venezuela no país a respeito do bloqueio. "Estamos analisando este incidente com muito cuidado", declarou ele.
De acordo com o chanceler, o ministro dos transportes venezuelano garantiu que não haveria mais impedimentos aos voos para o país.
Já o presidente Maduro declarou, em entrevista transmitida nas redes da imprensa presidencial, que os ex-presidente impedidos de entrar na Venezuela não foram convidados pelo Poder Eleitoral para observar as eleições.
De acordo com ele, Moscoso e Vicente Fox — ex-presidente do México que também fazia parte da comitiva — "são ridículos porque sabem que são personas non gratas" no país.
Os temores para o pleito já haviam se intensificado nesta semana após a justiça eleitoral brasileira desistir de atuar como observadora nas eleições da Venezuela, assim como ex-presidente argentino Alberto Fernández.
Como está a situação da Venezuela?
Vale relembrar que, a partir de 2010, a Venezuela assistiu ao rápido colapso da democracia e quase oito milhões de cidadãos fugiram do país.
A inflação disparou e a escassez de alimentos espalhou-se à medida que o território sofria “o maior colapso econômico para um país sem conflitos em quase meio século”, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Entre 2012 e 2020, a economia venezuelana encolheu 71% e a inflação ultrapassou os 130.000% — com isso, os bônus e regalias em dinheiro concedidos às famílias dos militares perderam muito do brilho.
Ao mesmo tempo, o movimento de deserção ganhou força entre os cerca de 150 mil militares, à medida que muitos se juntaram aos milhões de venezuelanos que fugiram do país, em vez de defenderem um governo que já não apoiam.
"Os recrutas, o pessoal alistado e os oficiais de baixa patente não estão arrecadando dinheiro", disse Brownfield.
Por isso, um dos focos de Nicolás Maduro nos últimos dias foi reforçar a lealdade das Forças Armadas — o árbitro das disputas políticas na Venezuela e responsável pelo fechamento das fronteiras.
- No mercado financeiro, agir rápido é essencial para capturar as melhores oportunidades. E você pode receber as informações mais importantes do dia antes mesmo de a bolsa abrir. Basta clicar aqui para se inscrever gratuitamente em uma das newsletters mais lidas da Faria Lima.
Maduro pode mesmo perder essa eleição?
As eleições marcam uma rara oportunidade para os venezuelanos refazerem o país — se Maduro estiver realmente disposto a renunciar ao controle em caso de derrota.
Mas o histórico de suposta interferência eleitoral do chavista sugere que é improvável que ele abandone o poder silenciosamente.
Em janeiro, a líder da oposição Maria Corina Machado foi impedida de ocupar cargos públicos durante 15 anos pelo Supremo Tribunal controlado por Maduro.
Os EUA disseram que a decisão vai contra a promessa de 2023 que o governo venezuelano fez de realizar eleições livres e justas.
Edmundo Gonzalez Urrutia foi nomeado candidato da oposição depois que a substituta designada por Machado, Corina Yoris, foi igualmente impedida de concorrer.
Maduro, entretanto, alega ter frustrado uma série de planos duvidosos apoiados pela oposição para sabotar infraestruturas públicas e interferir nas eleições.
O governo também foi acusado de tentar semear confusão antes do dia das eleições, inclusive renomeando cerca de 6.000 escolas, locais que normalmente funcionam como assembleias de voto.
Além disso, criou impedimentos significativos para os venezuelanos que deixaram o país votarem, incluindo requisitos de passaporte e residência amplamente inatingíveis.
Existem mais de 21 milhões de eleitores registrados na Venezuela — desses, 17 milhões vivem no país.
Um grupo limitado de observadores eleitorais, incluindo uma equipe do The Carter Center – uma organização sem fins lucrativos criada pelo ex-presidente dos EUA Jimmy Carter – estará no país para monitorar a votação.
*Com informações do G1, da Associated Press, da CNN Internacional e da Reuters
Como ganhar na loteria: a poucas semanas da Mega da Virada, série da Netflix traz a história real de uma fraude
Série mexicana recém-lançada traz uma história real de fraude, ganância e desespero em uma das loterias mais cobiçadas do país
Vazamento de GTA 6: os 19 segundos que viraram uma dor de cabeça para a Rockstar
Animações inacabadas viram munição em meio a demissões, críticas e instabilidade nos bastidores de GTA 6
Quanto custa o imponente anel de noivado de Miley Cyrus? O valor surpreende
A peça assinada por Jacquie Aiche combina exclusividade, tendência e um diamante de impressionar
Sucessão na presidência do Fed: Kevin Hassett afirma que ficaria “feliz em servir” na posição se Trump o escolher
O assessor econômico da Casa Branca fez a declaração neste domingo no programa “Fox and Friends”; a possibilidade de sua indicação já provocou reação nos mercados, que registraram alta nos EUA
Delegação ucraniana vai aos EUA para negociações de paz; horas antes Kiev recebe ataques russos
Enquanto a Ucrânia enfrenta bombardeios e apagões em Kiev, a delegação ucraniana busca avançar nas negociações com Washington para tentar encerrar a guerra com a Rússia
Miss Universo: Como funciona o negócio milionário que já foi de Trump — e agora causa revolta entre as misses
Entenda a engrenagem por trás do Miss Universo, concurso de beleza mais famoso do mundo que vem dando o que falar
Roubado por nazistas e quase destruído em um incêndio: a incrível história por trás do quadro de mais de R$ 1 bilhão
Tela de pintor austríaco Gustav Klimt se consagra como a segunda obra de arte mais cara já vendida em leilão; conheça a história por trás da tela
Montanhas e ruínas incas: o palco de Palmeiras x Flamengo na final da Copa Libertadores 2025
Entre montanhas e ruínas incas, o Monumental U recebe Palmeiras x Flamengo na Final da Copa Libertadores 2025, em um dos cenários mais impressionantes da América do Sul
Israel diz ter matado líder militar do Hezbollah em ataque a Beirute, no Líbano
Este foi o primeiro ataque israelense ao território do Líbano desde junho; Hezbollah fala em “escalada de ataques”
Final da Copa Sul-Americana 2025: veja horário e onde assistir a Atlético-MG x Lanús
Atlético-MG x Lanús decidem a Sul-Americana 2025 neste sábado, em Assunção; veja como chegam os finalistas e onde assistir
Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia
Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada
O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território
Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo
O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo
O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado
Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida
Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026
Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil
Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica
Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent
A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas
EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro
No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo
Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs
Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo
EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais
A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras
Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo
A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide