🔴 TOUROS E URSOS: LULA 3 FAZ 3 ANOS, OS DADOS ECONÔMICOS E A POPULARIDADE DO GOVERNO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Tony Volpon: O Fed estraga o Natal — e três previsões para 2025

O balanço de risco claramente pende mais para más notícias na inflação ao longo de 2025, com o banco central norte-americano jogando a toalha no ciclo de queda de juros

30 de dezembro de 2024
19:55 - atualizado às 14:08
federal reserve bola de cristal
Imagem: Montagem Andrei Morais/Shutterstock

Não deveria ser novidade para ninguém que o conjunto de propostas do novo governo Trump representa, ao mesmo tempo, um choque negativo de oferta – pela imposição de tarifas e restrições à imigração – e também um choque positivo de demanda – renovando e ampliando cortes de impostos e, via uma ampla agenda “pro-business” de desregulação, aumentando o ânimo do empresariado. Não acho que você tem que ter um PhD em economia monetária para concluir que tal combinação restringe à capacidade do Fed em cortar a taxa de juros…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas parece que talvez não, porque na sua última reunião do ano, o Fed simplesmente reconheceu essa realidade, mas desapontou os mercados, levando a uma forte correção nos preços – se não exatamente “estragando” o Natal, pelo menos jogando água na fervura.

O ano de 2024 não foi um ano fácil para quem acompanha o Fed. Começamos em janeiro com expectativas de fecharmos o ano com os juros abaixo de 4%, mas devido à uma sequência de dados de inflação superando as expectativas, em abril o mercado projetava a taxa em 5%.

Uma sequência de dados mais fracos do mercado de trabalho levou os juros esperados a caírem de volta para 4,00% em setembro (com a Treasury de 10 anos batendo 3,75%). Finalmente, com a eleição de Trump houve um rápido ajuste das expectativas para o atual 4,25-4,50%.

Essa confusão e volatilidade se dá pelas incertezas que o próprio Fed sinaliza ao mercado, gerando uma alta sensibilidade – “data dependence” – a realizações inesperadas nos dados de atividade e inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Powell & Co. ainda parecem um pouco tontos com toda a volatilidade que sofreram com a pandemia, e ainda não demonstram ter feito uma avaliação dessa experiência de tal forma a desenvolver uma nova estratégia monetária.

Leia Também

Ou seja, o Fed não realmente mais confia no framework utilizado antes da pandemia, mas não ainda teve o tempo/capacidade para formular algo novo que engloba o que aconteceu depois. Assim, a instituição fica à deriva, boiando no mar tumultuoso de dados, junto com o mercado. O Fed virou passageiro…

O Fed vai jogar a toalha?

Acho importante manter isso em mente para o ano novo. O “ajuste” a Trump na última reunião foi maior do que esperava o mercado, mas nada garante que foi o suficiente. É emblemático o fato que Powell não negou a possibilidade que o Fed talvez tenha que subir a taxa de juros no ano que vem.

Se o Fed não estivesse trabalhando no que me parece uma estimativa da taxa neutra – ao redor de 3% – que é muito baixa para uma economia superaquecida e que vai levar mais uma rodada adicional de estímulos, a decisão deveria ter sido uma pausa já nesta reunião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o balanço de risco claramente pende mais para más notícias na inflação ao longo do ano, com o Fed jogando a toalha no ciclo de queda de juros (se eles cometerem o erro de cortar mais uma vez antes disso, é difícil de dizer hoje).

Com esse importante background monetário em mente, arrisco aqui três previsões.

  • S&P 500 atinge pelo menos 6.500 até maio, e depois cai: A despeito do Fed, a vibe positiva com um novo governo pró-mercado impulsiona o sazonal rally de começo de ano. Mas, com a materialização dos efeitos negativos das medidas de Trump e o Fed jogando a toalha, as chances de uma relevante correção ao redor do meio do ano/chegando no outono são altas, como são as chances de um fechamento do ano abaixo desse patamar (minha incerteza aqui tem mais a ver com como a temática AI vai se desenvolver durante o ano, o que, pela concentração do mercado, obviamente vai impactar o fechamento dos índices. Acredito que há um risco não bem precificado de o mercado se desapontar, como já discutimos nesta coluna recentemente).
  • UST 10 anos vai para 5%, e não volta: Nesta previsão eu tenho bem mais confiança. O quadro inflacionário/monetário deve piorar ao longo do ano. A curva também sofre um “bear steepening”.
  • Índice DXY supera 120, mas enfraquece no final do ano: O “giant sucking sound” de um S&P 500 indo para 6.500 e juros de dez anos em 5% puxa o fluxo de capital a nível global para os EUA, fortalecendo o dólar e enfraquecendo o resto. Mas depois do período “lua de mel” com o governo Trump, as dúvidas ressurgem e, junto com a correção nas bolsas, o dólar perde fôlego.

    Acho que a estratégia ideal de alocação de risco nesse cenário é relativamente óbvia e simples: comprem esse “Santa Claus dip” em ativos de risco, esperem o "melt up" e aloquem de maneira dinâmica na renda fixa, na medida que UST chega perto de 5%.

    Bom, com isso, encerramos o ano.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Espero que minhas observações tenham algum valor para vocês, e boa sorte a todos em 2025!

    *Tony Volpon é economista e ex-diretor do Banco Central

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    COMPARTILHAR

    Whatsapp Linkedin Telegram
    EXILE ON WALL STREET

    Rodolfo Amstalden: medindo a volatilidade implícita do trade eleitoral

    7 de janeiro de 2026 - 19:48

    O jogo político de 2026 vai além de Lula e Bolsonaro; entenda como o trade eleitoral redefine papéis e cenários

    O MELHOR DO SEU DINHEIRO

    Empresas brasileiras fazem fila em Wall Street, e investidores aguardam dados dos EUA e do Brasil

    7 de janeiro de 2026 - 8:25

    Veja por que companhias brasileiras estão interessadas em abrir capital nos Estados Unidos e o que mais move os mercados hoje

    INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

    Venezuela e a Doutrina Monroe 2.0: Trump cruza o Rubicão

    6 de janeiro de 2026 - 9:33

    As expectativas do norte-americano Rubio para a presidente venezuelana interina são claras, da reformulação da indústria petrolífera ao realinhamento geopolítico

    O MELHOR DO SEU DINHEIRO

    A janela para o mundo invertido nos investimentos, e o que mais move o mercado hoje

    6 de janeiro de 2026 - 8:16

    Assim como na última temporada de Stranger Things, encontrar a abertura certa pode fazer toda a diferença; veja o FII que ainda é uma oportunidade e é o mais recomendado por especialistas

    EXILE ON WALL STREET

    Felipe Miranda: Notas sobre a Venezuela

    5 de janeiro de 2026 - 14:01

    Crise na Venezuela e captura de Maduro expõem a fragilidade da ordem mundial pós-1945, com EUA e China disputando influência na América Latina

    O MELHOR DO SEU DINHEIRO

    A ação do mês, o impacto do ataque dos EUA à Venezuela no petróleo, e o que mais move os mercados hoje

    5 de janeiro de 2026 - 7:58

    A construtora Direcional (DIRR3) recebeu três recomendações e é a ação mais indicada para investir em janeiro; acompanhe também os efeitos do ataque no preço da commodity

    TRILHAS DE CARREIRA

    O ano novo começa onde você parou de fugir. E se você parasse de ignorar seus arrependimentos em 2026?

    4 de janeiro de 2026 - 8:00

    O ano novo bate mais uma vez à porta. E qual foi o saldo das metas? E a lista de desejos para o ano vindouro?

    O MELHOR DO SEU DINHEIRO

    FIIs de logística agitaram o ano, e mercado digere as notícias econômicas dos últimos dias

    2 de janeiro de 2026 - 8:28

    China irá taxar importação de carne, o que pode afetar as exportações brasileiras, mercado aguarda divulgação de dados dos EUA, e o que mais você precisa saber para começar o ano bem-informado

    RETROSPECTIVA

    As ações que se destacaram e as que foram um desastre na bolsa em 2025: veja o que deu certo e o que derrubou o valor dessas empresas

    31 de dezembro de 2025 - 8:51

    Da Cogna (COGN3) , que disparou quase 240%, à Raízen (RAIZ4), que perdeu 64% do seu valor, veja as maiores altas e piores quedas do Ibovespa no ano de 2025

    O MELHOR DO SEU DINHEIRO

    Empreendedora já impactou 15 milhões de pessoas, mercado aguarda dados de emprego, e Trump ameaça Powell novamente

    30 de dezembro de 2025 - 8:43

    Conheça a história da Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), e quais são seus planos para ajudar ainda mais mulheres

    EXILE ON WALL STREET

    Felipe Miranda: 10 surpresas para 2026

    29 de dezembro de 2025 - 20:34

    A definição de “surpresa”, neste escopo, se refere a um evento para o qual o consenso de mercado atribui uma probabilidade igual ou inferior a 33%, enquanto, na nossa opinião, ele goza de uma chance superior a 50% de ocorrência

    O MELHOR DO SEU DINHEIRO

    Como cada um dos maiores bancos do Brasil se saiu em 2025, e como foram os encontros de Trump com Putin e Zelensky

    29 de dezembro de 2025 - 8:13

    Itaú Unibanco (ITUB4) manteve-se na liderança, e o Banco do Brasil (BBAS3). Veja como se saíram também Bradesco (BBDC4) e Santander Brasil (SANB11)

    DÉCIMO ANDAR

    FIIs em 2026: gatilhos, riscos e um setor em destaque

    28 de dezembro de 2025 - 8:00

    Mesmo em um cenário adverso, não surpreende que o segmento em destaque tenha encerrado 2025 como o segundo que mais se valorizou dentro do universo de FIIs

    O MELHOR DO SEU DINHEIRO

    O Mirassol das criptomoedas, a volta dos mercados após o Natal e outros destaques do dia

    26 de dezembro de 2025 - 9:01

    Em um ano em que os “grandes times”, como o bitcoin e o ethereum, decepcionaram, foram os “Mirassóis” que fizeram a alegria dos investidores

    O MELHOR DO SEU DINHEIRO

    De Volta para o Futuro 2026: previsões, apostas e prováveis surpresas na economia, na bolsa e no dólar

    23 de dezembro de 2025 - 8:33

    Como fazer previsões é tão inevitável quanto o próprio futuro, vale a pena saber o que os principais nomes do mercado esperam para 2026

    EXILE ON WALL STREET

    Tony Volpon: Uma economia global de opostos

    22 de dezembro de 2025 - 19:41

    De Trump ao dólar em queda, passando pela bolha da IA: veja como o ano de 2025 mexeu com os mercados e o que esperar de 2026

    O MELHOR DO SEU DINHEIRO

    Esquenta dos mercados: Investidores ajustam posições antes do Natal; saiba o que esperar da semana na bolsa

    22 de dezembro de 2025 - 8:44

    A movimentação das bolsas na semana do Natal, uma reportagem especial sobre como pagar menos imposto com a previdência privada e mais

    O MELHOR DO SEU DINHEIRO

    O dado que pode fazer a Vale (VALE3) brilhar nos próximos dez anos, eleições no Brasil e o que mais move seu bolso hoje

    19 de dezembro de 2025 - 8:31

    O mercado não está olhando para a exaustão das minas de minério de ferro — esse dado pode impulsionar o preço da commodity e os ganhos da mineradora

    SEXTOU COM O RUY

    A Vale brilhou em 2025, mas se o alerta dessas mineradoras estiver certo, VALE3 pode ser um dos destaques da década

    19 de dezembro de 2025 - 6:08

    Se as projeções da Rio Tinto estiverem corretas, a virada da década pode começar a mostrar uma mudança estrutural no balanço entre oferta e demanda, e os preços do minério já parecem ter começado a precificar isso

    O MELHOR DO SEU DINHEIRO

    As vantagens da holding familiar para organizar a herança, a inflação nos EUA e o que mais afeta os mercados hoje

    18 de dezembro de 2025 - 8:55

    Pagar menos impostos e dividir os bens ainda em vida são algumas vantagens de organizar o patrimônio em uma holding. E não é só para os ricaços: veja os custos, as diferenças e se faz sentido para você

    Menu

    Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

    Fechar