🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Depois de empate com sabor de vitória, Ibovespa reage à Vale em meio a aversão ao risco no exterior

Investidores repercutem relatório de produção da Vale em dia de vencimento de futuro de Ibovespa, o que tende a provocar volatilidade na bolsa

16 de outubro de 2024
8:09 - atualizado às 15:07
bola de futebol no gramado com gráficos de mercado ao fundo em montagem | Palmeiras Copa do Mundo
Imagem: Shutterstock

O técnico italiano Arrigo Sacchi teria sentenciado certa vez que “o futebol é a coisa mais importante entre as coisas menos importantes”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É provável que isso mude no futuro, mas esta é certamente uma das mais significativas entre as menos significativas platitudes de origem duvidosa que envolvem o esporte que um dia teve o Brasil como máxima expressão.

Não posso deixar de mencionar “o gol é um detalhe” e a clássica “clássico é clássico e vice-versa”. Mas hoje é dia de comentar que empatar é melhor que perder.

Sim, ontem à noite o Brasil aplicou 4 a 0 no Peru. Não fez muito mais que a obrigação, mas o empate a que me refiro ocorreu no Ibovespa.

Depois de passar a terça-feira quase inteira no vermelho, a bolsa brasileira deu uma esticada na hora do ajuste e fechou em alta de 0,03%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empate com sabor de vitória, diriam alguns. Especialmente diante da queda nas ações da Vale e da Petrobras.

Leia Também

Hoje, o sinal que vem de fora é negativo para os ativos de risco como um todo em meio a temores de um ataque de Israel ao Irã e à proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

No entanto, a Vale acaba de reportar um volume trimestral de produção de minério de ferro não visto havia alguns anos.

A dúvida é se, quando vier o balanço da mineradora referente ao terceiro trimestre, a alta da produção será suficiente para compensar a queda do preço da commodity nos mercados internacionais e levar a uma virada no jogo da bolsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qualquer que seja o resultado, porém, ele não virá sem volatilidade, uma vez que hoje é dia de vencimento de contrato de Ibovespa futuro.

Em tempo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúnem-se nesta terça-feira com os maiores banqueiros do país. Também é esperada para hoje uma decisão sobre a volta do horário de verão.

O que você precisa saber hoje

FUGA DE CAPITAIS?

Marcos Troyjo, ex-presidente do banco dos Brics, aponta que uma possível vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA pode atrair massivamente investimentos estrangeiros, prejudicando o Brasil se não houver uma resposta estratégica. Leia mais sobre a participação do diplomata no evento Eleições Americanas - o futuro em jogo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

REPORTAGEM ESPECIAL
Afinal, o que o Drex vai mudar na minha vida? Veja duas aplicações do ‘real digital’ que vão te ajudar a poupar dinheiro.
Ainda: saiba se a “criptomoeda do banco central” sairá no tempo esperado e se a saída de Campos Neto do BC influenciará no cronograma.

CARTEIRA DE INVESTIMENTOS
É possível lucrar na bolsa mesmo com a Selic alta — e Santander revela 15 ações para driblar os juros elevados no Brasil.
O portfólio do Santander agora prioriza papéis com potenciais revisões positivas de lucro por ação e momentum de lucros positivos, além de players de valor.

ÚLTIMA CHAMADA
Prazo para resgatar “dinheiro esquecido” em contas bancárias termina hoje; veja como sacar e o que fazer caso perca o prazo.
O recolhimento do “dinheiro esquecido” em instituições financeiras é uma medida da lei que trata sobre a reoneração gradual da folha de pagamentos.

RENDA MÍNIMA
Seu salário é suficiente para financiar um imóvel em São Paulo? Veja quanto você precisa ganhar para viver nos principais bairros da cidade.
Ferramenta da Loft fez as contas baseando-se em financiamento de 35 anos e o preço de venda dos imóveis em São Paulo neste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NA PALMA DA MÃO
Apple anuncia nova geração do iPad mini depois de três anos; saiba quanto vai custar no Brasil.
Tablet chega às lojas dos Estados Unidos em 23 de outubro e é equipado com recursos de inteligência artificial do Apple Intelligence.

CORRIDA À CASA BRANCA
Ninguém vai escapar de Trump: a nova promessa do republicano caso vença a eleição de novembro.
Uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (15) mostra por que o ex-presidente está endurecendo ainda mais os já contundentes discursos em busca de votos em novembro.

CBDC INTERNACIONAL
Rússia quer se livrar do dólar e lança documento para criar criptomoeda comum aos BRICS — e critica a forma como FMI trata emergentes.
Alguns problemas impedem o lançamento de uma CBDC que englobe todo o bloco e os detalhes você confere a seguir.

RETORNO DE 13% AO ANO
Pátria Prime Offices (HGPO11) acerta venda milionária para se desfazer de todo o portfólio.
Proposta foi aprovada pelos cotistas em assembleia geral extraordinária em julho deste ano, depois de dois anos de ofertas e recusas sobre a venda da carteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FUNDO PARA VIAGENS
Seu saque-aniversário do FGTS pode te dar uma passagem de avião; entenda.
É possível antecipar até 10 anos do saque-aniversário para viajar.

MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS
Menos investimentos e mais dividendos em 2025: o que esperar do novo plano estratégico da Petrobras (PETR4), segundo analistas do Santander.
Com anúncio previsto para novembro, o novo plano estratégico da petroleira para os próximos cinco anos será o primeiro sob a gestão da CEO Magda Chambriard.

INVESTIMENTOS NOS ARES
Fabricante de “carros voadores” da Embraer (EMBR3) consegue novo financiamento de R$ 500 milhões do BNDES. O que a Eve pretende fazer com o dinheiro?
O montante será usado para o desenvolvimento da unidade de produção do eVTOL localizada em Taubaté, em São Paulo.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Sem cadeirada e com abraço, Boulos e Nunes se enfrentam no primeiro debate do 2º turno em meio a apagão de São Paulo — e Enel é quem sofre mais ataques.
A cena mais inusitada — para uma eleição que começou bastante violenta — aconteceu quando os candidatos se abraçaram no fim do debate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FIM DE UMA ERA
Fundo Imobiliário pioneiro na B3 deixa de ser negociado na sexta-feira – e vai antecipar dividendos aos cotistas.
Fim do BCFF11, que conta com 355 mil investidores, acontece com o processo de incorporação por outro fundo, o BTG Pactual Hedge Fund (BTHF11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BOMBOU NO SD

CNH sem autoescola, CDBs do Banco Master e loteria +Milionária: confira as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

19 de outubro de 2025 - 15:02

Matérias sobre o fechamento de capital da Gol e a opinião do ex-BC Arminio Fraga sobre os investimentos isentos de IR também integram a lista das mais lidas

VISAO 360

Como nasceu a ideia de R$ 60 milhões que mudou a história do Seu Dinheiro — e quais as próximas apostas

19 de outubro de 2025 - 8:00

Em 2016, quando o Seu Dinheiro ainda nem existia, vi um gráfico em uma palestra que mudou minha carreira e a história do SD

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Eletrobras se livrou de uma… os benefícios da venda da Eletronuclear, os temores de crise de crédito nos EUA e mais

17 de outubro de 2025 - 7:55

O colunista Ruy Hungria está otimista com Eletrobras; mercados internacionais operam no vermelho após fraudes reveladas por bancos regionais dos EUA. Veja o que mexe com seu bolso hoje

SEXTOU COM O RUY

Venda da Eletronuclear é motivo de alegria — e mais dividendos — para os acionistas da Eletrobras (ELET6)

17 de outubro de 2025 - 6:07

Em um único movimento a companhia liberou bilhões para investir em outros segmentos que têm se mostrado bem mais rentáveis e menos problemáticos, além de melhorar o potencial de pagamento de dividendos neste e nos próximos anos

VONTADE DOS CÔNJUGES

Projeto aprovado na Câmara permite divórcio após a morte de um dos cônjuges, com mudança na divisão da herança

16 de outubro de 2025 - 15:22

Processos iniciados antes do falecimento poderão ter prosseguimento a pedido dos herdeiros, deixando cônjuge sobrevivente de fora da herança

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A solidez de um tiozão de Olympikus: a estratégia vencedora da Vulcabras (VULC3) e o que mexe com os mercados hoje

16 de outubro de 2025 - 8:09

Conversamos com o CFO da Vulcabras, dona das marcas Olympikus e Mizuno, que se tornou uma queridinha entre analistas e gestores e paga dividendos mensais

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O que o Nobel nos ensina sobre decisões de capex?

15 de outubro de 2025 - 19:57

Bebendo do alicerce teórico de Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt se destacaram por estudar o papel das inovações tecnológicas nas economias modernas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A fome de aquisições de um FII que superou a crise da Americanas e tudo que mexe com o seu bolso nesta quarta (15)

15 de outubro de 2025 - 7:47

A história e a estratégia de expansão do GGRC11, prestes a se tornar um dos cinco maiores FIIs da bolsa, são os destaques do dia; nos mercados, atenção para a guerra comercial, o Livro Bege e balanços nos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um atalho para a bolsa: os riscos dos IPOs reversos, da imprevisibilidade de Trump e do que mexe com o seu bolso hoje

14 de outubro de 2025 - 8:08

Reportagem especial explora o caminho encontrado por algumas empresas para chegarem à bolsa com a janela de IPOs fechada; colunista Matheus Spiess explora o que está em jogo com a nova tarifa à China anunciada por Trump

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

100% de tarifa, 0% de previsibilidade: Trump reacende risco global com novo round da guerra comercial com a China

14 de outubro de 2025 - 7:48

O republicano voltou a impor tarifas de 100% aos produtos chineses. A decisão foi uma resposta direta ao endurecimento da postura de Pequim

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Perdidos no espaço-tempo

13 de outubro de 2025 - 19:58

Toda a Ordem Mundial dos últimos anos dá lugar a uma nova orientação, ao menos, por enquanto, marcada pela Desordem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Abuse, use e invista: C&A queridinha dos analistas e Trump de volta ao morde-assopra com a China; o que mexe com o mercado hoje?

13 de outubro de 2025 - 7:40

Reportagem especial do Seu Dinheiro aborda disparada da varejista na bolsa. Confira ainda a agenda da semana e a mais nova guerra tarifária do presidente norte-americano

TRILHAS DE CARREIRA

ThIAgo e eu: uma conversa sobre IA, autenticidade e o futuro do trabalho

12 de outubro de 2025 - 7:04

Uma colab entre mim e a inteligência artificial para refletir sobre três temas quentes de carreira — coffee badging, micro-shifting e as demissões por falta de produtividade no home office

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A pequena notável que nos conecta, e o que mexe com os mercados nesta sexta-feira (10)

10 de outubro de 2025 - 7:59

No Brasil, investidores avaliam embate após a queda da MP 1.303 e anúncio de novos recursos para a construção civil; nos EUA, todos de olho nos índices de inflação

SEXTOU COM O RUY

Esta ação subiu mais de 50% em menos de um mês – e tem espaço para ir bem mais longe

10 de outubro de 2025 - 6:03

Por que a aquisição da Desktop (DESK3) pela Claro faz sentido para a compradora e até onde pode ir a Microcap

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Menos leão no IR e mais peru no Natal, e o que mexe com os mercados nesta quinta-feira (9)

9 de outubro de 2025 - 8:06

No cenário local, investidores aguardam inflação de setembro e repercutem derrota do governo no Congresso; nos EUA, foco no discurso de Powell

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: No news is bad news

8 de outubro de 2025 - 19:59

Apuração da Bloomberg diz que os financistas globais têm reclamado de outubro principalmente por sua ausência de notícias

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Pão de queijo, doce de leite e… privatização, e o que mexe com os mercados nesta quarta-feira (8)

8 de outubro de 2025 - 8:10

No Brasil, investidores de olho na votação da MP do IOF na Câmara e no Senado; no exterior, ata do Fomc e shutdown nos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O declínio do império americano — e do dólar — vem aí? Saiba também o que mexe com os mercados hoje

7 de outubro de 2025 - 8:26

No cenário nacional, investidores repercutem ligação entre Lula e Trump; no exterior, mudanças políticas na França e no Japão, além de discursos de dirigentes do Fed

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O dólar já não reina sozinho: Trump abala o status da moeda como porto seguro global — e o Brasil pode ganhar com isso

7 de outubro de 2025 - 7:37

Trump sempre deixou clara sua preferência por um dólar mais fraco. Porém, na prática, o atual enfraquecimento não decorre de uma estratégia deliberada, mas sim de efeitos colaterais das decisões que abalaram a confiança global na moeda

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar