Depois de empate com sabor de vitória, Ibovespa reage à Vale em meio a aversão ao risco no exterior
Investidores repercutem relatório de produção da Vale em dia de vencimento de futuro de Ibovespa, o que tende a provocar volatilidade na bolsa
O técnico italiano Arrigo Sacchi teria sentenciado certa vez que “o futebol é a coisa mais importante entre as coisas menos importantes”.
É provável que isso mude no futuro, mas esta é certamente uma das mais significativas entre as menos significativas platitudes de origem duvidosa que envolvem o esporte que um dia teve o Brasil como máxima expressão.
Não posso deixar de mencionar “o gol é um detalhe” e a clássica “clássico é clássico e vice-versa”. Mas hoje é dia de comentar que empatar é melhor que perder.
Sim, ontem à noite o Brasil aplicou 4 a 0 no Peru. Não fez muito mais que a obrigação, mas o empate a que me refiro ocorreu no Ibovespa.
Depois de passar a terça-feira quase inteira no vermelho, a bolsa brasileira deu uma esticada na hora do ajuste e fechou em alta de 0,03%.
Empate com sabor de vitória, diriam alguns. Especialmente diante da queda nas ações da Vale e da Petrobras.
Leia Também
O Mirassol das criptomoedas, a volta dos mercados após o Natal e outros destaques do dia
Hoje, o sinal que vem de fora é negativo para os ativos de risco como um todo em meio a temores de um ataque de Israel ao Irã e à proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos.
A dúvida é se, quando vier o balanço da mineradora referente ao terceiro trimestre, a alta da produção será suficiente para compensar a queda do preço da commodity nos mercados internacionais e levar a uma virada no jogo da bolsa.
Qualquer que seja o resultado, porém, ele não virá sem volatilidade, uma vez que hoje é dia de vencimento de contrato de Ibovespa futuro.
Em tempo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúnem-se nesta terça-feira com os maiores banqueiros do país. Também é esperada para hoje uma decisão sobre a volta do horário de verão.
O que você precisa saber hoje
FUGA DE CAPITAIS?
Marcos Troyjo, ex-presidente do banco dos Brics, aponta que uma possível vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA pode atrair massivamente investimentos estrangeiros, prejudicando o Brasil se não houver uma resposta estratégica. Leia mais sobre a participação do diplomata no evento Eleições Americanas - o futuro em jogo.
REPORTAGEM ESPECIAL
Afinal, o que o Drex vai mudar na minha vida? Veja duas aplicações do ‘real digital’ que vão te ajudar a poupar dinheiro. Ainda: saiba se a “criptomoeda do banco central” sairá no tempo esperado e se a saída de Campos Neto do BC influenciará no cronograma.
CARTEIRA DE INVESTIMENTOS
É possível lucrar na bolsa mesmo com a Selic alta — e Santander revela 15 ações para driblar os juros elevados no Brasil. O portfólio do Santander agora prioriza papéis com potenciais revisões positivas de lucro por ação e momentum de lucros positivos, além de players de valor.
ÚLTIMA CHAMADA
Prazo para resgatar “dinheiro esquecido” em contas bancárias termina hoje; veja como sacar e o que fazer caso perca o prazo. O recolhimento do “dinheiro esquecido” em instituições financeiras é uma medida da lei que trata sobre a reoneração gradual da folha de pagamentos.
RENDA MÍNIMA
Seu salário é suficiente para financiar um imóvel em São Paulo? Veja quanto você precisa ganhar para viver nos principais bairros da cidade. Ferramenta da Loft fez as contas baseando-se em financiamento de 35 anos e o preço de venda dos imóveis em São Paulo neste ano.
NA PALMA DA MÃO
Apple anuncia nova geração do iPad mini depois de três anos; saiba quanto vai custar no Brasil. Tablet chega às lojas dos Estados Unidos em 23 de outubro e é equipado com recursos de inteligência artificial do Apple Intelligence.
CORRIDA À CASA BRANCA
Ninguém vai escapar de Trump: a nova promessa do republicano caso vença a eleição de novembro. Uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (15) mostra por que o ex-presidente está endurecendo ainda mais os já contundentes discursos em busca de votos em novembro.
CBDC INTERNACIONAL
Rússia quer se livrar do dólar e lança documento para criar criptomoeda comum aos BRICS — e critica a forma como FMI trata emergentes. Alguns problemas impedem o lançamento de uma CBDC que englobe todo o bloco e os detalhes você confere a seguir.
RETORNO DE 13% AO ANO
Pátria Prime Offices (HGPO11) acerta venda milionária para se desfazer de todo o portfólio. Proposta foi aprovada pelos cotistas em assembleia geral extraordinária em julho deste ano, depois de dois anos de ofertas e recusas sobre a venda da carteira.
FUNDO PARA VIAGENS
Seu saque-aniversário do FGTS pode te dar uma passagem de avião; entenda. É possível antecipar até 10 anos do saque-aniversário para viajar.
MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS
Menos investimentos e mais dividendos em 2025: o que esperar do novo plano estratégico da Petrobras (PETR4), segundo analistas do Santander. Com anúncio previsto para novembro, o novo plano estratégico da petroleira para os próximos cinco anos será o primeiro sob a gestão da CEO Magda Chambriard.
INVESTIMENTOS NOS ARES
Fabricante de “carros voadores” da Embraer (EMBR3) consegue novo financiamento de R$ 500 milhões do BNDES. O que a Eve pretende fazer com o dinheiro? O montante será usado para o desenvolvimento da unidade de produção do eVTOL localizada em Taubaté, em São Paulo.
ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Sem cadeirada e com abraço, Boulos e Nunes se enfrentam no primeiro debate do 2º turno em meio a apagão de São Paulo — e Enel é quem sofre mais ataques. A cena mais inusitada — para uma eleição que começou bastante violenta — aconteceu quando os candidatos se abraçaram no fim do debate.
FIM DE UMA ERA
Fundo Imobiliário pioneiro na B3 deixa de ser negociado na sexta-feira – e vai antecipar dividendos aos cotistas. Fim do BCFF11, que conta com 355 mil investidores, acontece com o processo de incorporação por outro fundo, o BTG Pactual Hedge Fund (BTHF11).
O dado que pode fazer a Vale (VALE3) brilhar nos próximos dez anos, eleições no Brasil e o que mais move seu bolso hoje
O mercado não está olhando para a exaustão das minas de minério de ferro — esse dado pode impulsionar o preço da commodity e os ganhos da mineradora
A Vale brilhou em 2025, mas se o alerta dessas mineradoras estiver certo, VALE3 pode ser um dos destaques da década
Se as projeções da Rio Tinto estiverem corretas, a virada da década pode começar a mostrar uma mudança estrutural no balanço entre oferta e demanda, e os preços do minério já parecem ter começado a precificar isso
As vantagens da holding familiar para organizar a herança, a inflação nos EUA e o que mais afeta os mercados hoje
Pagar menos impostos e dividir os bens ainda em vida são algumas vantagens de organizar o patrimônio em uma holding. E não é só para os ricaços: veja os custos, as diferenças e se faz sentido para você
Rodolfo Amstalden: De Flávio Day a Flávio Daily…
Mesmo com a rejeição elevada, muito maior que a dos pares eventuais, a candidatura de Flávio Bolsonaro tem chance concreta de seguir em frente; nem todas as candidaturas são feitas para ganhar as eleições
Veja quanto o seu banco paga de imposto, que indicadores vão mexer com a bolsa e o que mais você precisa saber hoje
Assim como as pessoas físicas, os grandes bancos também têm mecanismos para diminuir a mordida do Leão. Confira na matéria
As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje
Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA
Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?
Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026
Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg
O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira
Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje
O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026
Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?
Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?
Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações
Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas
Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas
O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário
A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje
A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros
Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…
Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir
A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje
Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem
Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje
Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas
O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?
Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade
Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza
A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade
Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje
Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana
É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira
As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?