3 perguntas para a semana: onde investir em março? O Brasil pode finalmente ‘decolar’? Vou receber um ‘PIX’ nas próximas semanas?
E mais: quais moedas podem subir junto com o bitcoin? E como planejar um ano sabático?

“E ainda disseram que eu estava na pior”. Esta frase poderia ser dita por: uma pessoa recém-solteira que está curtindo a vida ou pelo bitcoin, agora que ele está batendo patamares de preço que não víamos desde 2021.
Como este é um portal de investimentos, vamos falar sobre o segundo caso, claro (para conselhos amorosos, veja A Dinheirista, rs).
As altas recentes da criptomoeda deixaram o mercado extremamente animado e os especialistas já falam de um bull market. Demorou, mas parece que os ETFs à vista finalmente “entregaram o que prometeram”.
Será que o próximo será o Ibovespa?
Para hoje, temos o seguintes assuntos:
- ? Agora vai? BTG Pactual acredita que o Brasil pode enfim decolar;
- ? Melhores investimentos para março: veja as novas recomendações do “Onde Investir”;
- ? Historicamente, depois que o bitcoin sobe… chega a vez das altcoins – veja uma delas;
- ? O PIX vai “pingar” aí? Confira a agenda de dividendos para março;
- ? Como este CEO de uma das maiores petrolíferas do Brasil se preparou para tirar um sabático.
Vamos lá?
Leia Também
? O país do futuro: 7 razões pelas quais o BTG Pactual (BPAC11) considera que o potencial do Brasil está prestes a se realizar
Será que o Brasil finalmente deixará o seu posto de “eterno país do futuro”?
O BTG Pactual elencou 7 motivos que justificam um certo otimismo com as terras tupiniquins. Entre eles: o fato de sermos uma potência no quesito agrícola e de energia sustentável, e o fato de que nosso mercado acionário está barato.
A título de comparação, as ações brasileiras negociam a 8x preço sobre lucro (P/L) para os próximos 12 meses. Na Índia, outro grande player emergente, o P/L estimado é de 21,4x.
Veja os outros motivos nesta reportagem do Ricardo Gozzi.
E aí? Você está otimista também?
? Melhores investimentos para março: ações, dividendos, FIIs, BDRs e criptomoedas
E como já é de praxe na primeira coluna do mês, temos uma edição “fresquinha” do Onde Investir.
Os analistas da Empiricus Research conversaram com a jornalista Paula Comassetto sobre suas projeções para os próximos meses e fizeram recomendações do que comprar agora em março, incluindo:
- Uma ação do setor financeiro que pode se beneficiar do maior apetite dos investidores pelo risco;
- Um ação de construtora que pode encher seu bolso de dividendos;
- Um fundo imobiliário tradicional no mercado com “aluguéis” de até 10,5% a.a.;
- Duas ações internacionais beneficiadas pelo boom da inteligência artificial;
- E, por fim, uma criptomoeda que pode “surfar” essa alta do bitcoin.
Veja o programa na íntegra e receba as carteiras recomendadas completas clicando aqui. É 100% gratuito.
? ‘Primeiro o Bitcoin sobe, para depois as altcoins subirem’, diz especialista: com BTC na casa dos US$ 60 mil, conheça uma criptomoeda promissora para surfar no bull market cripto
Se você tem cripto na carteira, as notícias recentes devem ter te animado.
E o melhor ainda está por vir. Pelo menos, essas são as expectativas dos especialistas.
Para Marcello Cestari, especialista da Empiricus Gestão, os recentes recordes do bitcoin são a “pólvora” que faltava para o rali do mercado de criptomoedas acontecer.
E, como eu disse, a tendência histórica é que, quando o BTC sobe, as chamadas altcoins (moedas menores e mais desconhecidas) seguem o movimento.
Saiba mais detalhes nesta reportagem.
? Veja o calendário de dividendos e JCP de março de 2024; VALE3, PETR4, BBAS3, GOAU4 e BBDC4 estão entre os destaques
Você tem algum PIX agendado para sua conta neste mês de março?
Os investidores de ações como Vale, Petrobras e Banco do Brasil, sim.
Nesta matéria, você confere o calendário completo de pagamentos para o mês de março. E também descobre 5 recomendações caso queira ir atrás de dividendos.
? O CEO que saiu de uma das maiores petrolíferas do Brasil e tirou um sabático; como se planejar para esse período?
Imagine um dia estar na diretoria de uma empresa listada em bolsa, inserida em um mercado internacional, explorando diretamente uma das commodities mais importantes do planeta.
Depois de 15 anos de carreira na empresa, você decide sair e agora o seu compromisso mais importante é ajustar a prancha de surf para aproveitar uma praia na Austrália.
É essa a história de Marcelo Magalhães, ex-CEO da PetroReconcavo (RECV3).
Nesta entrevista, ele conta em detalhes por que decidiu tirar esse período sabático – e você também confere dicas de planejamento, caso queira fazer o mesmo.
Até semana que vem!
SEXTOU COM O RUY
O cenário para a bolsa brasileira mudou; saiba como se preparar
30 de outubro de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Amigo da onça na bolsa: balanço da Vale (VALE3), Fed, tecla SAP e agenda cheia mexem com mercados após fuga de Flávio Bolsonaro
29 de outubro de 2026 - 8:07EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Moro num Brasil tropical e trôpego, mas moro no Brasil
28 de outubro de 2026 - 19:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Rota de fuga: investidores repercutem decisão do Fed, balanços, imposto sobre dividendos, formação do governo e paradeiro de Flávio Bolsonaro
28 de outubro de 2026 - 8:54O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Não precisa ser assim: Ibovespa junta os cacos da ressaca eleitoral
27 de outubro de 2026 - 8:59INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
O choque passou pela bolsa, mas o veredito virá do fiscal
27 de outubro de 2026 - 7:10O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Nunca antes: bolsa, dólar e juros reagem à reeleição de Lula com circuit-breaker no radar dos investidores
26 de outubro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O jogo só termina quando acaba: WEG em queda, IPCA-15 e cautela na bolsa no último pregão antes do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro
23 de outubro de 2026 - 7:51SEXTOU COM O RUY
A bolsa tem bons motivos para continuar subindo, mas a WEG (WEGE3) serve como alerta
23 de outubro de 2026 - 6:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Uma nova aposentadoria complementar: novas pesquisas eleitorais e início da temporada de balanços movimentam os mercados
22 de outubro de 2026 - 8:27EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual
21 de outubro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um passo de cada vez: início da temporada de balanços e pesquisa Quaest mexem com os mercados hoje
21 de outubro de 2026 - 8:44O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
20 de outubro de 2026 - 8:23INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
20 de outubro de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Temporada de balanços do 3T26, visão de dono para empreender e eleições: o que movimenta os mercados hoje
19 de outubro de 2026 - 8:28VISÃO DE DONO
Antes de abrir uma empresa, experimente um estágio de dono
19 de outubro de 2026 - 6:45PLANO A
Caça às bruxas: os fundos de previdência caros e pouco rentáveis que nós não recomendamos
18 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje
16 de outubro de 2026 - 8:16SEXTOU COM O RUY
A bolsa subiu na expectativa, mas a realidade segue difícil. O que esperar da temporada de resultados?
16 de outubro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO